Primeira turma de Nutrição do Claretiano de Rio Claro realizou aula da saudade

13/12/2019 - Rio Claro

Em 2019, o curso de Nutrição foi reconhecido com nota 4 pelo Ministério da Educação, mais uma marco na história do Claretiano - Centro Universitário de Rio Claro. Em 2019, também, se forma a primeira turma de Nutrição, momento que foi celebrado na última segunda, dia 09, com a Aula da Saudade.

A aula reuniu a primeira turma do curso, que colará grau em janeiro. Os estudantes se juntaram para relembrar os momentos vividos em equipe, presentear professores, receber mensagens de ex-docentes e atuais docentes, além de passar uma noite confraternizando com os, agora, colegas de profissão.

De acordo com a coordenadora de Nutrição, Prof.ª Dr.ª Mônica do Carmo, responsável pelo curso durante esses 4 anos, a sensação da formatura é de nostalgia, felicidade, gratidão e muito orgulho dos estudantes que confiaram no Claretiano para a sua formação.

Iniciar um curso é sempre um grande desafio e foi desafiador para nós, também, explicou a coordenadora. Conquistamos campos de estágio, uma equipe docente primorosa, bons pareceres do MEC, entre muitas outras coisas durante todo o curso. A sensação dessa formatura é a de missão cumprida, mas principalmente, de gratidão a todos os que ajudaram e não mediram esforços para que o sonho se tornasse possível, contou Mônica.

Em 4 anos, os estudantes de todas as turmas passaram por provações, participando de forma ativa no desenvolvimento e crescimento do curso em Rio Claro. Também, foram privilegiados com palestras essenciais para a formação, como as de Luciano Bruno, Valentim Magalhães e, claro, do palestrante de quase todas as edições da SANUT - Semana Acadêmica de Nutrição, Dr. Lucas Arbex.

Esses alunos viram as parcerias de estágio nascerem e participaram de diversos eventos, onde puderam colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Participaram de atividades em instituições filantrópicas, realizaram suas próprias oficinas e prestigiaram a abertura da NUTRICLAR, a clínica nutricional do Claretiano.

Mônica, além de grata, parabeniza seus alunos por toda a dedicação colocada nessa conquista mútua, deixando uma mensagem carinhosa para os jovens que, em breve, estarão cuidando de vidas fora da sua supervisão:

Cada um sabe o caminho que percorreu para conquistar esse sonho de ser nutricionista. Lembrem-se que, muitas vezes, o mais importante é a caminhada e não o destino. Lembrem-se das pessoas que os acompanharam e que fizeram parte dessa caminhada. Sejam gratos! Foi um privilégio conviver com vocês durante esses 4 anos. E não se esqueçam: ao fazer o juramento, vocês irão prometer que exercerão a profissão de nutricionista com dignidade e eficiência, valendo da ciência em benefício da saúde da pessoa, sem discriminação de qualquer natureza, sendo fiéis aos princípios da moral e da ética. Além de honrar essa profissão, desejo que também honrem suas origens. Com muito orgulho, e fazendo história, eu digo que vocês representam a primeira turma do curso de Nutrição do Claretiano - Centro Universitário de Rio Claro. Parabéns, nutricionistas, vocês venceram! O Claretiano parabeniza a todos os alunos formandos, professores e ex-professores, técnicos, diretores, colaboradores e todos os que puderam, de alguma forma, ajudar para a realização dessa conquista.

= = = = = = =