Professores do Claretiano - Centro Universitário realizam palestra sobre Coronavírus

06/03/2020 - Rio Claro

Profissionais de saúde do município de Rio Claro se reuniram no último dia 7 de fevereiro para saber mais sobre o vírus que vem causando medo em muitas pessoas: o coronavírus.

Na palestra Coronavírus: Aspectos Imunopatológicos e Perspectivas para a Prevenção, a professora do Claretiano - Centro Universitário de Rio Claro, Lívia Furquim de Castro discutiu informações epidemiológicas com o número de casos notificados no país, taxa de mortalidade, relação com outras epidemias causadas por vírus da família Coronaviridae (SARS e MERS), bem como, características gerais do vírus, a orientem, o tamanho e alguns diagnósticos laboratoriais disponíveis.

Lívia é formada em Biomedicina pela Uniararas, mestre em Ciências Biomédicas e doutora em Ciências Médicas (área de concentração em Ciências Biomédicas), ambas pela Unicamp.

A palestra teve por fundamento promover aos profissionais que atuam na área da saúde, bem como aos graduandos de cursos da saúde, informações de desmistificação ao pânico gerado pelas notícias atuais, explicou Lívia.

De acordo com ela, até o dia da palestra havia na literatura apenas 77 artigos publicados sobre o assunto, os quais buscam elucidar o período de incubação, a velocidade de transmissão e a composição e estrutura genética do vírus.

Apesar da taxa de mortalidade ser baixa (aproximadamente 2%) e o contágio ser menor do que outras enfermidades, como o Sarampo, a melhor forma de combater a infecção é a prevenção, explicou. Por ser um vírus envelopado e, dessa forma, sensível a solventes, a melhor forma de prevenção é lavar regularmente as mãos e evitar levá-las aos olhos e à boca, orientou a professora. Lembrando que o uso de máscaras não impede o contágio, mas para quem está com sintomas, é aconselhável usar para que não transmitam para outras pessoas.

A palestra foi realizada no Claretiano - Centro Universitário e estiveram presentes: enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, agentes comunitários, psicólogos, entre outros profissionais da rede pública que buscavam adquirir mais conhecimento sobre o tema. A atividade também teve a participação do professor e médico Dr. José Luiz Riani, docente do curso de Medicina. Os alunos do curso também estiveram presentes.

Vale frisar a participação do Secretário Municipal de Saúde, Maurício Monteiro, dos docentes do curso de Medicina e do Pró-Reitor Acadêmico do Claretiano - Centro Universitário, Prof. Esp. Leandro Pauletti.

= = = =