Infelizmente essa página não possui suporte a impressão.

Colaboradoras do Claretiano participam de palestra sobre o coronavírus na Santa Casa de Rio Claro

13/03/2020 - Rio Claro

Na tarde de sexta-feira, dia 13, colaboradoras do Claretiano - Rede de Educação participaram da palestra Coronavírus: covid 19, realizada pela Dr.ª Suzi Berbert, médica infectologista da Santa Casa de Rio Claro.

A palestra foi realizada para integrantes de várias empresas da cidade, para acalmar e orientar colaboradores sobre as condições dessa nova pandemia.

Suzi falou aos participantes sobre os agravantes da proliferação de vírus, como a destruição do meio ambiente, cultura e costumes (que envolvem formas de alimentação), problemas de saneamento básico e deslocamento de pessoas, por conta da globalização.

Apesar da taxa de mortalidade do coronavírus ser baixa, é preciso se atentar aos grupos de risco: idosos e pessoas com doenças crônicas. Essas pessoas precisam evitar exposição às possibilidades do vírus e devem ter cuidado extra ao sentirem os sintomas.

A transmissão do vírus pode ocorrer por pessoas que visitaram outros países, ou passar de pessoa para pessoa. Ainda não há casos de contaminação pelo vírus em Rio Claro, mas a médica orienta que é importante se manter higienizado, lavar as mãos com grande frequência, principalmente quando tiver contato com objetos usados por muitas pessoas, ou quando espirrar e tossir, além de usar o álcool gel, que tem capacidade desinfetante.

A palestrante também alertou sobre o sintomas, recorrentes em gripes, tais como coriza, tosse, dor de garganta, febre alta e até pneumonia e insuficiência respiratória. Apenas nos dois últimos casos é indicado buscar ajuda médica, pois o vírus ainda não possui vacina ou medicação, sendo assim, se o paciente estiver com os sintomas, é necessário que fique em repouso e isolamento.

Entre as recomendações, Suzi falou sobre a importância de se evitar lugares lotados e aglomerações nesse período. Também, quem tiver sintomas de gripe, deve evitar transportes públicos e usar máscara, para preservar as outras pessoas.

Fique atento!

= = = =