Equipe Clarengex melhora desempenho e se destaca na Competição Baja SAE Brasil

18/03/2020 - Rio Claro

Muitos desafios e trabalho duro foi o que os integrantes da equipe Baja SAE Clarengex tiveram nos últimos dias. Pelo quinto ano, a equipe aceitou a maratona de atividades e conseguiu escalar 28 posições no ranking geral da etapa nacional da Competição Baja SAE Brasil, em São José dos Campos.

O alunos dos cursos de Engenharia ElétricaEngenharia Mecânica do Claretiano – Centro Universitário de Rio Claro, integrantes da equipe, conquistaram o 34º lugar, ultrapassando tradicionais instituições públicas e particulares do país e mostraram que o trabalho desenvolvido durante o ano inteiro valeu a pena.

A competição Baja SAE Brasil realizou a sua 26ª edição e reuniu 78 equipes, de diversos estados, para competirem nas provas estáticas e dinâmicas.

Durante cinco dias, os participantes realizaram testes de aceleração, velocidade, manobrabilidade, tração e suspensios & traction, além do famoso enduro de resistência, um percurso de 4 horas no qual os participantes classificados precisam se manter até o final em funcionamento. Nesta edição, 62 das 78 equipes se classificaram para o enduro.

A equipe Clarengex, liderada pelo professor Marcel Izzi, desenvolveu um novo protótipo para 2020, inspirado nos 90 anos da presença claretiana em Rio Claro. De acordo com Marcel, o objetivo foi homenagear a instituição, tão responsável pelas conquistas por todos esses anos.

Marcel também falou sobre as mudanças e novidades relacionadas ao projeto.

Para o novo protótipo, foram elaborados novos projetos de suspensão, direção, powertrain (transmissão), freios, elétrica e eletrônica, ergonomia do operador e principalmente um projeto da estrutura da gaiola que teve um desempenho irretocável, validando 100% das simulações computacionais realizadas, explicou o professor.

Nesta edição, 161 juízes selecionados pela SAE avaliaram os projetos das 78 equipes participantes. Foram avaliados aspectos de segurança, conformidade e desempenho, além da habilidade dos alunos em apresentarem seus projetos e justificarem as decisões tomadas.

Além das conquistas do 34º lugar no ranking geral e 26º no enduro, trouxemos na bagagem excelentes feedbacks dos juízes e muitos cumprimentos pela nossa evolução, contou Marcel.

Confira abaixo o vídeo do Claretiano TV sobre a competição:

O Claretiano parabeniza pelo forte empenho dos alunos de Engenharia Elétrica: Lucas Simões, Anderson César Isler e Edson Manoel de S. Silva e os alunos de Engenharia Mecânica, Bruno Deliberato, Lucas França, Bruno Rodrigues, Rodrigo Bertazzi, Paulo Octaviano, Claudinei Barreto, Davi Dragoni, Eder Santos, Helder da Silva, Rodrigo Ceccato e Victor Lima.

= = = = = = = =