Coronavírus: Instituições de ensino usam plataforma EaD para substituir aulas presenciais

20/03/2020 - Rio Claro

Escolas e faculdades de todo o país anunciaram nesta semana a suspensão, gradual ou integral, das aulas presenciais por causa da pandemia do Covid-19. No Estado de São Paulo, o governo comunicou a medida para as unidades públicas e orientou que as particulares seguissem as mesmas diretrizes.

Diante da situação, o Claretiano - Rede de Educação, que tem longa experiência com o uso da tecnologia para o ensino a distância, saiu na frente, migrando as atividades presenciais para a plataforma virtual.

A ferramenta, chamada de Sala de Aula Virtual (SAV), foi criada pelo próprio Claretiano e hoje é usada em toda a rede. De acordo com o gerente de TI da instituição, Danilo da Silva, o recurso está mudando o jeito de pensar a educação.

Diante de uma situação emergencial como essa que estamos vivendo, pudemos trabalhar de forma tranquila e assertiva, usando mecanismos que garantem a eficácia do processo de ensino-aprendizagem e trazem segurança para as famílias, afirmou.

Segundo Gabriel Duarte, professor do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Claretiano - Centro Universitário, todo o sistema garante o aprendizado dos alunos mesmo nesse momento difícil.

O Claretiano possui uma vasta experiência no trato com o aluno por meio da tecnologia e mesmo que nenhuma instituição, de ensino ou qualquer outra, esteja realmente preparada para um fenômeno dessas proporções, estamos juntando esforços para que ninguém seja prejudicado, explicou Gabriel.

De acordo com a rede de ensino, os professores cumprem on-line o mesmo horário que já estava marcado para as aulas presenciais. Dessa forma, o aluno pode interagir e tirar dúvidas em tempo real, além de acessar as atividades propostas para a turma.

Neste cenário incomum que a pandemia de Covid-19 nos impõe, e alinhado às orientações das autoridades e do próprio Ministério da Educação, o Claretiano já se adequou ao cumprimento de suas atividades educativas de forma virtual, explicou Leandro Pauletti, Pró-Reitor acadêmico do Claretiano - Centro Universitário. Como um dos pioneiros da educação a distância no Brasil, nossa experiência foi capaz de responder com agilidade à demanda e colocar a disposição de nossos alunos toda a estrutura necessária para o desenvolvimento de seus estudos. Já no tocante às aulas práticas e estágios, logo que a situação voltar à normalidade, elas serão retomadas, afirmou.

O uso da plataforma virtual no lugar das aulas presenciais do ensino básico, fundamental e médio, além da faculdade, segue até que novas medidas sejam anunciadas. No caso dos cursos do ensino superior que já são da modalidade EaD e tiveram encontros presenciais e atividades práticas suspensas, o uso da plataforma continua para os conteúdos teóricos.

Vale dizer que o atendimento administrativo do Claretiano de Rio Claro, continua normalmente. Caso haja alteração, informaremos em nossas redes oficiais.