Professores do Claretiano inovam suas atuais rotinas na educação remota

18/05/2020 - Rio Claro

Desde o final do mês de março, há muita inquietação sobre diversos assuntos e um deles é o novo formato de aulas remotas que muitas instituições vêm adotando, para que seus alunos não sejam prejudicados pela pandemia de Covid-19.

Com o Claretiano - Centro Universitário não é diferente. Como uma instituição de mais de 50 anos de tradição no ensino superior e expertise no ensino a distância, o Claretiano está preparado para atender essa nova demanda de ensino com a qual todos têm de se adaptar.

Além de ter muitas ferramentas tecnológicas para atender esse novo formato, o Claretiano realizou treinamentos com os professores dos cursos presenciais para ampliar ainda mais o aproveitamento dos alunos no ensino remoto. Esses treinamentos estão disponíveis no Virtualize-se, um ambiente digital preparado especialmente para os professores, com dicas e orientações sobre o YouTube, o G Suite, além de artigos sobre vários assuntos relacionados à docência.

A professora de Direito Penal, Me. Yádia Machado Sallum, está usando o máximo de tecnologia possível para não deixar os alunos de Direito sentirem tanta diferença na abordagem dos conteúdos.

Eu me conecto em dois dispositivos, o celular e o tablet, explicou a professora. No tablet, eu compartilho a tela para os alunos visualizarem os textos e roteiros, e ainda uso a caneta do tablet para escrever, rabiscar e fazer anotações, como na lousa [só que digital]. No celular eu deixo a minha imagem, para que eles me vejam falando durante a aula. Gosto das aulas ao vivo, porque consigo interagir com eles, como em uma aula presencial. As dúvidas são sanadas na hora e isso é muito importante para eles, concluiu.

Mesmo no período de incerteza, é importante se reinventar. Todos estão passando por esse momento juntos e com força e dedicação, será possível realizar o sonho do ensino superior.

Professora Yádia em sua casa, realizando atividades on-line com os alunos do curso de Direito.