Alunos dos cursos presenciais se adaptam ao novo formato de ensino remoto

27/05/2020 - Rio Claro

Enfrentar a pandemia não tem sido uma tarefa fácil, principalmente quando se possui compromissos sérios como a graduação. Mesmo assim, os alunos do Claretiano - Centro Universitário não deixam de se dedicar aos estudos, mesmo que remotos, pois estão amparados pela tecnologia e dedicação de seus professores.

A aluna Thaís Abdalla está no 1º semestre de Psicologia. Iniciou o curso em fevereiro e teve aulas presenciais até o meio de março, contudo, com o progresso da pandemia, precisou se adaptar ao novo formato de aulas que o Claretiano desenvolveu para atender os alunos.

Fiquei feliz quando as aulas foram retomadas, disse Thaís. Quase tranquei o curso porque achei que não ia conseguir estudar, pois gosto da rotina de ir à faculdade. Contudo, o período de férias antecipadas me deixou mais tranquila, dando tempo para a instituição se organizar e dos professores realizarem treinamento para esse tipo de demanda, concluiu.

Apesar de gostar do contato promovido pelas aulas presenciais, Thaís se adaptou às novas ferramentas, como o Google Meet, instrumento mais utilizado pelos professores durante as aulas remotas, no qual consegue tirar dúvidas e se organizar de forma mais fluida.

Já para a aluna Débora Paz, do 7º semestre de Publicidade e Propaganda, o desafio é outro, pois o último ano do curso envolve atividades práticas e apresentações essenciais para a sua formação. Essas funções receberam um toque de inovação para que os estudantes possam aprender e concluir a graduação no tempo certo.

O momento é de muita adaptação e temos muitas tecnologias para no ajudar a realizar os trabalhos, contou Débora. Para a realização de trabalhos, usamos o Google Drive, no qual conseguimos produzir o que é necessário, conversar e alinhar as informações. A realidade atual é incerta e preocupante, mas poder dar continuidade aos estudos nos deixou mais focados no nosso sonho, do que no problema enfrentado. Além disso, estamos aprendendo a nos adaptar, algo que é muito comum na área da comunicação.

Apesar de todas as dificuldades, os alunos e professores têm se dedicado fortemente à continuidade dos estudos. O momento é crítico e exige flexibilidade de todos, mas sem deixar de lado o maior dos objetivos, capacitar pessoas amparadas na Missão do Claretiano - Rede de Educação.

Os alunos do Direito também estão usando o Google Meet, ferramenta principal nesse período.