Alunos de 7º semestre de Administração realizam campanha solidária em prol da ONG Vida à Vila

08/06/2020 - Rio Claro

No início do ano, os alunos do 7º semestre do curso de Administração do Claretiano - Centro Universitário foram desafiados a desenvolver uma campanha solidária. A instituição beneficiada foi a ONG Vida à Vila, entidade que atende mais de 150 crianças em Rio Claro.

A partir de uma análise da ONG, os alunos puderam definir um planejamento de campanha e se dividiram em quatro frentes que buscaram atender as necessidades da instituição, sendo elas: higiene pessoal e alimentação das crianças assistidas.

Por meio de Metodologias Ativas, processo de aprendizagem que coloca o aluno como agente principal do ensino, as professoras Maria Carolina Vitti, de Administração Ambiental e Viviana Gianini, de Administração, mediaram os estudantes durante o todo o processo de desenvolvimento do trabalho, possibilitando que os grupos se organizassem de forma independente, o que deu ainda mais resultados no processo de aprendizagem.

A sala toda se motivou e isso, com certeza, faz com que eles se tornem pessoas e profissionais de mercado mais humanos, comentou Maria Carolina.

Para planejar a campanha, os alunos puderam aplicar conhecimentos aprendidos desde o início do curso, tais como ferramentas de gestão, pesquisa da problemática in loco, metas de doações, posicionamento de estratégias filantrópicas, além de prazos.

O resultado de tanto empenho e dedicação não poderia ser diferente, os alunos arrecadaram 200 caixas de remédios para piolhos, 150 desodorantes, 295 litros de leite e 175 quilos de alimentos. Vale frisar a parceria dos estudantes com a Drogaria Total - Anjo Miguel, onde o egresso do curso de Administração Matheus Bonatti é gerente, que possibilitou a compra da medicação.

Ações simples têm grande significado para nós, professoras, contou Maria Carolina. Ficamos lisonjeadas em sermos porta-vozes da economia solidária nesse processo de ajuda e aprendizagem dos alunos.

Para Guilherme, presidente da ONG, ações como essa são sempre bem vindas. Vivemos de doações, muitas vezes temos muito e outras não temos nada.

Com certeza as doações chegaram na hora certa, inclusive os leites, em pleno período de pandemia, disse Guilherme.

= = = = = =