Alunos de Pedagogia são desafiados a apresentar atividades artísticas nas aulas remotas

22/06/2020 - Rio Claro

Durante as aulas remotas do curso de Pedagogia do Claretiano - Centro Universitário de Rio Claro, os alunos do 7º semestre foram desafiados a trabalhar com base na proposta triangular de Ana Mae Barbosa, professora referência na área de ensino de artes.

A proposta triangular sugere a construção do conhecimento por meio da contextualização histórica; do fazer artístico; e da apreciação artística.

O trabalho dos alunos foi dividido em 4 frentes fundamentadas nessa proposta: arte visual, dança, música e teatro. Dessa forma, os estudantes escolheram e desenvolveram peças relacionadas aos temas em suas casas e apresentaram para o professor e outros alunos durante as aulas remotas do mês de junho.

O professor Alexandre Cruz, responsável pela matéria, Fundamentos e Métodos do Ensino de Artes, disse que os alunos ficaram livres para escolher os temas, tendo em vista o repertório de cada um, além da disponibilidade de objetos em suas casas.

Uma aluna que se destacou na atividade foi Ana Paula Lima, que é bailarina e executou a coreografia Shim Sham Shimmy, conhecida no universo do sapateado. Confira o vídeo da Ana clicando aqui.

Para Alexandre, a ação colaborativa entre professor e alunos contribuiu com a aprendizagem:

A atividade mostrou que devemos contextualizar, apreciar e praticar a arte a partir do repertório cultural dos alunos, explicou Alexandre. No âmbito da didática, a interação e a mediação foram condições da atividade. Esse tipo de ensino confirma o carisma Claretiano, que mesmo em tempos de pandemia se preocupa com a formação integral. A ação foi possível graças aos sistemas e serviços tecnológicos que contribuem com as ações inovadoras dos professores e sustentam as boas práticas dos docentes da instituição, finalizou.

= = = = =