Claretiano - Centro de Carreira realiza palestra sobre carreira pós coronavírus com Cristiano Lopes

01/07/2020 - Rio Claro

Na noite de ontem, dia 30, mais de 650 alunos do Claretiano - Centro Universitário de Rio Claro participaram de uma palestra cheia de insights para o "novo momento" enfrentado no mundo: Carreira Profissional na Era D.C. (depois do coronavírus), com Cristiano Lopes.

A atividade foi realizada em parceria com o Claretiano - Centro de Carreira e teve a abertura realizada pelo Prof. Leandro Pauletti, Pró-Reitor Acadêmico do Claretiano - Centro Universitário, que anunciou o palestrante:

Cristiano Lopes é palestrante, consultor empresarial, colunista de empreendedorismo no Jornal Hoje em Dia e professor de programas de MBA e Pós-Graduação da UNA - nima Educação, UNIFIPMOC e SENAC Minas. Em 2020, realizou abertura jornalística exclusiva para a imprensa de Minas Gerais da NRF - o maior evento de varejo do mundo, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, para o Jornal Hoje em Dia/Portal HD e Rádio Band News FM.

Inspirados pelo professor Cristiano Lopes, os estudantes puderam ter um panorama de como muitas coisas mudaram e estão mudando nesse período de pandemia.

O palestrante frisou a primeira parte da conversa falando sobre a Modernidade Líquida, termo cunhado pelo sociólogo Zygmunt Bauman, que representa a nova era fluida das relações sociais e econômicas que perduram no mundo há algumas décadas.

A única certeza que temos é a da mudança. Precisamos mergulhar nessa modernidade líquida, disse Cristiano sobre a importância de se compreender o momento atual e aprender com o que acontece. Cristiano falou da transformação que as profissões estão sofrendo e lembrou que quem ingressa num curso hoje terá uma realidade completamente diferente no futuro.

O palestrante também resgatou aos alunos o conceito VUCA, desenvolvido na década de 90 e que significa a volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade do mundo atual. Também frisou a importância de se ter resiliência e inteligência emocional para lidar com as inúmeras dificuldades e obstáculos encontrados na graduação, afinal "estamos todos no mesmo mar, mas em barcos diferentes".

Não é momento para lamentações. Essa realidade é de todos, todos estamos vivendo o momento e o que difere cada um é o posicionamento sobre isso, inspirou Cristiano.

Ele também lembrou das muitas pesquisas que afirmam que profissionais especializados, com graduação e outros títulos, possuem mais chances de se manter e de subir de nível em seus empregos, mesmo em tempos de pandemia.

A faculdade é um local de acesso a conhecimento, networking e informação, por isso, quem está nesse ambiente pode ser mais valorizado, além de ser capaz de encontrar soluções para os problemas.

O palestrante deu três contextos para que os alunos pensem no momento atual:

• O mundo hoje é menos posse e mais acesso: as empresas são versáteis, digitais e atendem as necessidades dos clientes, não as da empresa
  • A cultura maker está cada dia mais forte: a competência de fazer tem crescido e quem sabe empreender, quem pensa e quem faz sai na frente
  • Aprenda sobre cocriação: o profissional que antes precisava ser bom em tudo hoje precisa contar com a colaboração de outros profissionais

Por fim, Cristiano provocou os alunos com as perguntas: o que você vai levar desse momento na bagagem? Existe um novo você nesse novo normal? Afinal, agora é o momento de se andar para frente, o que passou, passou.

Viva uma vida com propósito, não aceite críticas de quem não construiu nada, não terceirize sua visão de futuro, concluiu.

A coordenadora do Claretiano - Centro de Carreira, Cláudia Araújo, comentou a importância dessa atividade e assunto para os alunos.

Somos protagonista da nosso história e essa ação tem como objetivo a reflexão e despertar a mudança sempre! Está foi a primeira palestra pelo Centro de Carreira, buscaremos outras!

A Lígia Faria, aluna do 1º semestre de Administração gostou da atividade e sentiu que muito conhecimento foi agregado à sua formação.

Foi uma palestra descontraída, mas ao mesmo tempo enriquecedora que fará a diferença na área que escolhemos atuar, disse Lígia. Cristiano compartilhou sua visão da nova Era que está surgindo, como se adaptar as mudanças, citou exemplos reais do nosso contidiano e nos apresentou o Mundo "VUCA". Enfim, como Cristiano Lopes mesmo disse: "mais acesso e menos posse" traduziu perfeitamente o que foi essa palestra. Gratidão.

Não conseguiu assistir a palestra? Não tem problema, a live está disponível clicando aqui.

Cristiano Lopes durante a palestra Carreira Profissional na Era D.C.