Alunos de Pedagogia relembram histórias escolares em aula de Políticas de Educação Básica

02/07/2020 - Rio Claro

Durante a disciplina de Políticas de Educação Básica, ministrada pela Prof.ª Dr.ª Adriana Carvalho, os alunos do 3º semestre de Pedagogia tiveram uma dinâmica cheia de autoconhecimento para ajudá-los a compreender um pouco mais o ambiente escolar.

Na aula, os estudantes repensaram a sua própria trajetória escolar e a representaram em uma imagem. Foi necessário que os jovens relembrassem situações diversas da vida escolar e dos sentimentos e emoções vividos na época, compreendendo a relação deles com a vida adulta.

Entendemos que faz parte da formação de professores a ressignificação da sua própria trajetória como estudante, para superar aquilo que não foi bom e dar continuidade no que foi bem sucedido, disse Adriana.

As imagens possibilitaram aos alunos lembranças de situações de violência escolar, como o bullying. Em aula, a professora promoveu uma reflexão sobre o tema e valorizou a diversidade que será vista todos os dias nas salas de aula. Para a aluna Nicole, a aula foi surpreendente e reveladora.

Observei que a maioria dos alunos têm lembranças desconfortáveis da vida escolar, assim, me coloquei em alerta para que sempre esteja atenta aos detalhes e aos comportamentos de cada aluno, para que eles possam guardar lembranças boas e satisfatórias em sua memória, disse.

Para Naiara, a aula mostrou um panorama profissional melhor no futuro.

Nós, como futuros professores, devemos observar a relação dos alunos, orientando-os sobre as diferenças e que essas diferenças não são motivo de bullying, explicou. Devemos mostrar para o aluno que tal ato fere os sentimentos do outro, gerando consequências em suas vidas.

Imagem escolhida pelo aluno Daevid, do curso de Pedagogia.