Alunos de Biomedicina realizam pesquisa sobre descontaminação de superfícies

11/08/2020 - Rio Claro

Em junho, as professoras Tamires dos Santos e Lívia Furquim de Castro receberam um equipamento da empresa Bioset, para realizarem testes e pesquisas. O equipamento é um potente dispositivo de luz UV-C, capaz de eliminar todos os tipos de microrganismos, em diversos tipos de superfícies.

Aproveitando a disponibilidade do material na instituição, os alunos Pedro Gava e Maria Catarina Lautenschlager, do curso de Biomedicina, junto à Prof.ª Dr.ª Tamires, tiveram seu projeto de pesquisa de iniciação científica, com o nome Avaliação de um dispositivo de luz UV-C para redução do crescimento de microrganismos de referência padrão e descontaminação de superfícies, aprovado pelo NUPIC.

O tema, proposto pela Prof.ª Tamires teve edital de seleção e os alunos Pedro e Maria Catarina foram selecionados para desenvolver o projeto.

Os trabalhos começaram dia 10 de agosto e o desenvolvimento tem a duração de até um ano, disse Tamires. Enquanto estivermos na fase de quarentena, sem flexibilização, os alunos farão revisão bibliográfica sobre o tema, para desenvolvermos os experimentos presencialmente, no futuro.

Para Pedro, o desafio de começar esse trabalho foi grande.

Durante a seleção fiquei apreensivo, porque os outros alunos são muito inteligentes e capacitados, então busquei lembrar algumas coisas dos semestres passados e me preparei para algumas perguntas que são consideradas padrão nas entrevistas.

Para ele, essa pesquisa é essencial para ambientes específicos, como a faculdade, e também a sociedade.

Acredito que o avanço nessa área de pesquisa será considerável para grande parte da população, ainda mais nesse contexto de pandemia. Estou ansioso para começar a pesquisa, pois além de agregar ao meu conhecimento, afetará outras áreas da minha vida acadêmica, é muito animador e recompensador.

Para Maria, a outra participante, a seleção foi um momento tenso e cheio de expectativas, mas apesar da ansiedade, conseguiu se destacar na entrevista e garantiu sua vaga na pesquisa.

A entrevista me colocou numa situação difícil, mas que me mostrou como é realmente a pressão de querer algo e este querer estar na mão de outra pessoa. Acredito que essa pesquisa vai trazer renovação e evolução no setor tecnológico e na saúde. Estou 100% ansiosa pelo que virá!

= = = = = = =