Conheça a LANUTS, a Liga Acadêmica de Nutrição e Saúde do Claretiano

26/08/2020 - Rio Claro

Em 2020, o curso de Medicina iniciou o processo de aprovação das ligas acadêmicas do curso. Essas ligas são entidades desenvolvidas e gerenciadas pelos estudantes que querem focar em um tema específico, ampliando seus conhecimentos sobre esse tema durante a graduação.

A Liga Acadêmica de Saúde Coletiva do Claretiano é ampla e aceita alunos de outros cursos da saúde também. Nela, participam alunos da Nutrição que, inspirados pelo programa, iniciaram a própria liga do curso, a LANUTS – Liga Acadêmica de Nutrição e Saúde do Claretiano – Centro Universitário de Rio Claro.

O objetivo da liga, portanto, é proporcionar conhecimento teórico e prático, enfatizando assuntos como doenças crônicas, sempre pensando em fazer estudos e descobertas sobre a saúde e bem-estar social. Além disso, devido a um trabalho que fez sucesso recentemente, os alunos darão andamento no Jornal Nutricional, um informativo sobre nutrição e saúde.

De acordo com Izabelly, membro da liga, os membros fundadores da liga entraram em contato com candidatos do curso, de acordo com as qualidades de cada um, tendo em vista que a liga possui cargos como Tesouraria, Secretaria, Comunicação etc.

Fizemos uma primeira reunião pelo Meet para apresentar os objetivos e atribuições de cada cargo perante o estatuto, estamos muito entusiasmados. Existe uma hierarquia de cargos, com a liderança da professora Camilla Gaiga e da presidente (que sou eu), além da colaboração de todos os participantes, explicou Izabelly.

O cronograma de atividades está em fase de conclusão e uma das atividades que será de fato realizada regularmente é o Jornal Nutricional, que abordará assuntos que causam dúvida na maior parte das pessoas.

Mesmo a liga sendo do curso de Nutrição, será possível participar de palestras, eventos e outras atividades realizadas pela LANUTS. Todas essas atividades serão divulgadas no Instagram da liga. Para os alunos da Nutri que desejarem se inscrever, a liga disponibiliza uma avaliação pelo e seleciona os inscritos.

A liga vai agregar muito conhecimento e desenvolvimento para os alunos, tanto na vida pessoal, quanto na vida profissional. Haverá estímulo à leitura e pesquisa em livros, revistas e artigos científicos, para despertar mais a curiosidade sobre vários assuntos e aumentará a interação em grupo, disse Izabelly. Além disso, os eventos poderão contar com a presença da comunidade rio-clarense.

Para Iza, a liga é importante para a população de Rio Claro, pois levará conhecimento fácil por meio do Jornal Nutricional, quebrando mitos relacionados à nutrição e colaborando com a saúde das pessoas. Também, depois do período de pandemia, os alunos da liga pretendem realizar eventos com cunho social, fins solidários e de caráter educativo.

Conheça os fundadores da liga: Camilla Gaiga - Professora Orientadora; Izabelly Camargo - Presidente; Emanueli Andrade - Vice-presidente; Samuel Cardoso - Secretário; Thaís Buoro - Tesoureira; Kemily Argento - Diretora de Eventos e Patrocínios; Jair Quirino - Diretor de Comunicação; e Inara Santos - Diretora Científica.

= = = = = = = = =