Dia do Psicólogo: 58 anos da profissão no Brasil

27/08/2020 - Rio Claro

A psicologia é uma ciência que estuda os processos mentais, o comportamento humano, as emoções e as relações do indivíduo.

Chegou no Brasil em 1962, é uma jovem senhora, tem 58 anos.

Procurar psicólogo “era coisa de louco”, é um mito nós vivemos que estava relacionado aos manicômios. O Psicólogo é um profissional que atua na área social, na saúde, nos recursos humanos ou organizações, na escola, no poder judiciário, na instância pública, nas pesquisas, entre busca identificar padrões de comportamento, independente da área em que a pessoa esteja (em família, no trabalho, em grupos ou outro).

Esse profissional vai trabalhar com conflitos emocionais, passível para todos nós que passamos por conflitos emocionais ao longo da vida. Cada idade tem sua crise normativa, em que a pessoa vivencia conflitos, ocorrendo ao longo do desenvolvimento humano.

O psicólogo pode auxiliar num pós-trauma, num luto, ou uma doença, um acidente, algo muito difícil que a pessoa precisou enfrentar, o que chamamos de enfrentamento de crise, e vai ajudar a pessoa a superar essa fase.

O olhar do psicólogo vai olhar a pessoa na sua singularidade, como é para a pessoa estar naquele lugar, naquele ambiente, naquele contexto, naquela família, nas respectivas relações?

Como estão as emoções dessa pessoa? Como ele consegue lidar? Como ele conseguirá lidar com os conflitos e adversidades que virão?

Desta forma a psicologia vai nutrir o reservatório de resiliência do indivíduo, sempre o olhar vai estar voltado para aquele indivíduo.

Na psicologia existem diversas abordagens, e cada profissional vai escolher a sua linha de tratamento. Temos a Psicanálise, a linha Sistêmica, a terapia Cognitivo-comportamental, a terapia Fenomenológica Existencial, a Logoterapia, a Gestalt e outras.

O que diferencia uma da outra é o manejo que vai mudar, mas o resultado vai ser o mesmo, que é a mudança de padrões de comportamento, superação de conflitos e de padrões emocionais.

As áreas de estudo se diferenciam. Temos como áreas de intervenção da psicologia:

• Psicologia Clínica com tratamento individual ou em grupo de conflitos emocionais , de questões relacionais.
  • Psicologia do trabalho com o trabalho dentro das organizações, trabalhando com ambiente de trabalho, relações de trabalho, carreira, profissão e prevenção ao adoecimento mental.
  • Psicologia do esporte é o trabalho com os atletas, deixando-os fortalecidos emocionalmente para o que eles vão enfrentar.
  • Psicologia hospitalar que dá atendimento e apoio às equipe multidisciplinares no ambiente hospitalar, aos pacientes e às famílias.
  • Psicomotricidades que lida com o desenvolvimento de habilidades motoras da criança ou mesmo no pós-trauma.
  • Psicologia Social ou comunitária que vai atuar em áreas sociais e na comunidade.

O Claretiano - Centro Universitário de Rio Claro oferece o curso de Psicologia - Bacharelado (Formação de Psicólogo, de 4000 horas).

Contendo disciplinas que compõem o Eixo Estruturante, as quais alocam-se em Núcleo Comum (Análise Experimental do Comportamento, Fundamentos Epistemológicos, Históricos, Metodológicos da Psicologia); Psicologia Clínica: história e fundamentos, Avaliação Psicológicas: Técnicas Projetivas entre outras. Com as Ênfases Curriculares voltadas para a Psicologia e Processos Clínicos e Psicologia e Processos de Gestão, além das disciplinas Optativas.

O Estágio Supervisionado corresponde a 600h. As práticas profissionais compreendem 440h e as Atividades Complementares com 200h.

Toda essa oferta é guiada pela missão do Claretiano – Rede de Educação que consiste em capacitar a pessoa humana para o exercício profissional e para o compromisso com a vida, mediante uma formação integral.

Esta missão se caracteriza pela investigação da verdade, pelo ensino e pela difusão da cultura, inspirada nos valores éticos e cristãos e no Carisma Claretiano que dão pleno significado à vida humana.

Tendo como princípios: Princípio de Abertura (A comunidade educativa está aberta ao diálogo e deseja servir às pessoas, à sociedade e ao mundo), Princípio de Autonomia (Na Comunidade Educativa, cada um deve responder com empenho pelo bem de todos), Princípio de Criatividade (Queremos ser criativos e proativos no cumprimento de nossa Missão), Princípio de Integralidade (A Comunidade Educativa é profética e facilitadora da construção responsável de si e da investigação da verdade), Princípio da Singularidade (Cada pessoa merece atenção, respeito e valorização na comunidade educativa.), Princípio da Sustentabilidade (Queremos que a instituição viva e faça viver, por isso, com passos firmes no presente olhamos para o futuro.), Princípio da Transcendência (Queremos melhorar o que somos e fazemos).

Hoje comemoramos o Dia do Psicólogo, e desejamos parabéns aos profissionais da Psicologia, deixamos o nosso desejo de que os psicólogos possam a cada dia reafirmar o compromisso com uma prática psicológica com ética, crítica, empática e sensível, exercendo constantemente a gratidão.

Prof.ª Me. Keiko Maly Garcia D’Avila Bacarji
Coordenadora do Curso de Psicologia do Claretiano - Centro Universitário de Rio Claro