Alunos do último ano de Nutrição realizam estágio no Bom Prato

01/09/2020 - Rio Claro

O Bom Prato é uma rede de restaurantes populares do estado de São Paulo, que desde 2000 serve milhares de refeições (café da manhã e almoço) com valor acessível, beneficiando principalmente a população baixa renda.

Coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, o Bom Prato de Rio Claro foi inaugurado em 2012 e atende centenas de pessoas diariamente. Além de oferecer refeições com baixo custo, o programa tem o intuito de ofertar alimentação saudável para essas pessoas, por isso, o trabalho do nutricionista nesse ambiente é fundamental.

Neste semestre, os alunos de Nutrição do Claretiano - Centro Universitário de Rio Claro estão vivenciando a produção das refeições do Bom Prato. Eles acompanham o trabalho da nutricionista do programa e auxiliam a técnica de nutrição na rotina diária.

Dentre as muitas atividades que os alunos realizam no Bom Prato, destacam-se o recebimento correto das mercadorias, a organização do estoque e câmaras frias, a aferição de temperatura dos alimentos e equipamentos, a retirada de amostras, o treinamento de funcionários etc.

Os alunos estão gostando bastante do estágio e as supervisoras os elogiam muito, comentou Camilla, professora responsável pela turma. Na última semana um grupo deu um treinamento sobre o uso correto de EPI's e foi sensacional. As alunas Agatha, Ana Beatriz, Tamires e Ana Paula realizaram uma dinâmica inicial com os participantes, apresentaram o conteúdo sobre o tema e forneceram certificados. A ação foi muito elogiada pelos supervisores e funcionários.

Os alunos foram divididos em grupos e turnos. Disciplinas como Higiene e Controle de Qualidade de Alimentos e Administração de Unidade de Alimentação e Nutrição são colocadas em prática durante as atividades.

= = =