Infelizmente essa página não possui suporte a impressão.

Professora do curso de Psicologia estreia no Portal da Extensão e fala sobre autocontrole

08/09/2020 - Rio Claro

Na noite da última sexta-feira, 04 de setembro, a Prof.ª M.ª Samara Fernanda dos Santos, docente do curso de Psicologia do Claretiano - Centro Universitário de Rio Claro, estreou no Portal da Extensão com a palestra Autocontrole como habilidade para atingir metas: não desistir é possível? Mais de 980 pessoas prestigiaram o evento.

Explorar conteúdos tão importantes via transmissão ao vivo possui relevância social significativa, já que alcança tanto alunos e funcionários do Claretiano, como o público de maneira geral, disse Samara sobre a palestra on-line, atividade que há tempos o Claretiano desenvolve no Portal da Extensão.

Em palestra, Samara explicou o conceito de autocontrole e como a sua constância pode ser usado em benefício a curto e longo prazo pelo indivíduo. Por exemplo, uma pessoa que treina ou está começando a treinar pela manhã para ter mais saúde e disposição, deixa de acordar cedo por conta do frio. O prazer de ficar deitado é de curto prazo. Contudo, se essa mesma pessoa fizer a escolha de acordar cedo e praticar suas atividades, a longo prazo ela terá os resultados esperados.

Isso se aplica em todos os espaços da vida, desde a forma como se relacionar com colegas de trabalho, como a alimentação saudável. Todos eles são passíveis de autocontrole.

Precisamos ter autocontrole emocional, autocontrole financeiro além do tema mais procurado na clínica atualmente, que é o autocontrole aplicado à saúde principalmente no que se refere a alimentação saudável e adesão de exercícios físicos, explicou Samara.

Além disso, a professora falou sobre a importância do autoconhecimento em todo esse processo. O exemplo utilizado por Samara tem relação com o trabalho: se você grita com o seu chefe, é comum culpar o sentimento de raiva. Contudo, existe um motivo por trás da sua raiva, ou seja, o sentimento não deve reger o seu comportamento, ele está envolto no ambiente e no contexto da situação.

É muito comum ouvirmos no senso comum e muitas vezes até mesmo de profissionais que para ter autocontrole é necessário querer, pensar positivo e ter força de vontade, e não é que não exista alguma verdade nisso, porém isso está longe de ser de fato algo descritivo e científico no que se refere a nossa maneira de se comportar no cotidiano para aumentarmos a probabilidade de desenvolver autocontrole. Por isso acredito que desmitificarmos frases clichês que apenas culpabilizam a pessoa seja um passo importante na intenção de diminuir a frustração e a desistência das pessoas de seus objetivos. A ciência tem uma excelente contribuição em relação a diversos assuntos psicológicos, e cabe a nós, profissionais da área, levar esse conhecimento ao público em linguagem acessível.

Samara também lembra de algo importante: todas as pessoas são diferente umas das outras, geneticamente e também no contexto social, ambiental etc.

Por fim, Samara deixou dicas e estratégias para se ter mais autocontrole, por isso, se você não conseguiu assistir a palestra, não tem problema, essas e outras informações importantes sobre o tema estão disponíveis clicando aqui.

Sobre a palestrante

Samara é graduada em Psicologia pela Unimep; tecnologia em Gestão de Recursos Humanos pela FATEP; especialista em Terapia comportamental pelo Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento de Campinas; especialista em Psicologia do Esporte pela UNINTER; e mestra em Psicologia pela UFSCar. Atualmente é professora do curso de Psicologia do Claretiano - Centro Universitário de Rio Claro e Psicóloga Clínica e Esportiva.

Prof.ª M.ª Samara Fernanda dos Santos.