Professoras do Direito realizam aula interdisciplinar para resolver questão do Exame da OAB

09/09/2020 - Rio Claro

Na noite do último dia 3 de setembro, as professoras Michele Ceccatto e Giovana Dinelli surpreenderam os alunos dos 7º e 8º semestres, comparecendo juntas para ministrarem a aula de Direito Civil.

O convite foi realizado pela Prof.ª Michele, com o objetivo de desenvolver uma atividade diferenciada, interdisciplinar, por meio da sinergia das docentes. Para a discussão e estudo, foi escolhida uma questão da segunda fase do Exame da OAB.

Na segunda fase da prova, os alunos elaboram uma peça processual de acordo com a área escolhida, explicou Michele. Realizamos a atividade usando uma prova da área cível, aplicada em 2018. Na avaliação, de acordo com a narração dos fatos, os alunos tinham que perceber a necessidade de promover a ação possessória, denominada Ação de Reintegração de Posse, haja vista a ocorrência de esbulho possessório.

Michele comentou os aspectos materiais da prova, enquanto Giovana abordou o tema, tratando das ideias processuais.

Além de descobrir qual ação promover, e, por conseguinte, quais regras processuais aplicar, os alunos ainda precisavam cumular pedido de indenização, exigindo a indicação de dispositivos do Código Civil, quanto aos efeitos da posse de má-fé.

De acordo com Michele, essa atividade pôde articular o conhecimento dos alunos, tanto com relação aos aspectos processuais do direito possessório, como seus respectivos efeitos no âmbito do direito civil.

Foi imprescindível a interdisciplinaridade dos conteúdos para a resolução da questão. Os alunos aprovaram o método e pediram para que se repita, finalizou Michele.

= =