Coordenador de Estágios do Claretiano é convidado para falar de Educação Permanente em Saúde na FAMERP

18/09/2020 - Rio Claro

Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto é uma das instituições mais tradicionais do país no ensino de saúde

O Coordenador de Estágios do Claretiano - Centro Universitário de Rio Claro, Enderson Rodrigues de Carvalho, foi convidado para falar sobre o seu trabalho e pesquisa em torno da Educação Permanente em Saúde para os alunos do curso de Psicologia da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP. A atividade foi ministrada no mês de agosto, de forma remota, para alunos do segundo ano da graduação.

Por meio de seu trabalho a frente do Núcleo de Educação em Saúde, Treinamento e Desenvolvimento, NESTD, da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro, entre os anos de 2017 e 2019, o pesquisador buscou conhecimento e mudanças na forma de trabalho e qualificação para os profissionais de saúde da cidade. Esse foi também o tema do seu projeto de Mestrado e agora do Doutorado.

A Educação Permanente em Saúde é uma política preconizada pelo Ministério da Saúde e que tem como premissa qualificar os profissionais a partir da problematização da rotina de trabalho, onde todos os envolvidos podem ensinar e aprender a partir dos conhecimentos e formações diversas.

De acordo com o profissional, tem aumentado a procura de informações sobre a temática devido as infinitas possibilidades que ela nos apresenta para qualificar a mão de obra da área da saúde, entre outros benefícios.

"Quando as equipes colocam a realização de encontros para desenvolverem a EPS como prioridade e fazem essa imersão diariamente na busca do conhecimento para o seu trabalho, todos ganham. Os trabalhadores entendem a rotina do outro e colaboram mais, os profissionais se enxergam como parte daquele local e ficam mais motivados para o trabalho e, consequentemente, isso tem resultados lá na ponta, com os atendimentos sendo feitos com mais qualidade. Isso é melhorar também o sistema", destacou.

Os alunos da FAMERP conheceram melhor a proposta do trabalho em torno da Educação Permanente em Saúde dentro do conteúdo programático que a disciplina de Psicologia da Saúde tem como objeto. Nessa perspectiva, os estudantes aprofundam o conhecimento sobre a saúde coletiva e algumas especificidades.

Enderson Rodrigues de Carvalho, Coordenador de Estágios do Claretiano.