Aluna de Medicina participa de congresso em Minas Gerais e é selecionada como colaboradora de um livro pela Editora Pasteur

05/10/2020 - Rio Claro

Em agosto, a aluna do curso de Medicina, Milena Ribeiro, orientanda da Prof.ª Dr.ª Gabriella Soares de Souza, apresentou seu trabalho de iniciação científica no VI Congresso Internacional Transdisciplinar sobre a Criança e o Adolescente, na Universidade Federal de Minas Gerais (Faculdade de Medicina e Instituto Langage).

O trabalho de Milena, intitulado O perfil epidemiológico dos casos de gravidez na adolescência em um município do estado de São Paulo, o estudo é um levantamento epidemiológico do número de casos de gravidez em adolescentes de 10 a 19 anos, na cidade de Santa Gertrudes/SP.

Por conta da pandemia, a apresentação de Milena no congresso aconteceu de forma remota, e ela apresentou o trabalho oralmente, além de ter participado da mesa-redonda sobre o mesmo tema.

Tendo em vista o bom desempenho da aluna, a Editora Pasteur, coordenada pelo Diretor Científico Dr. Guilherme Barroso L. de Freitas, convidou Milena para colaborar com o desenvolvimento do capítulo Desenvolvimento Motor e seus Principais Marcos em cada fase, do livro Fundamentos e Práticas Pediátricas e Neonatais, criado em colaboração com a aluna Clara de Araújo e a Prof.ª Dr.ª Gabriella Soares de Souza.

O capítulo também contará com a participação da aluna Clara de Araújo Macedo, também aluna de Medicina e participante do programa de iniciação científica do Claretiano, disse Gabriella. Ela também desenvolveu um trabalho sobre essa área e será colaboradora desse capítulo também.

Além das alunas Milena e Clara, a Editora Pasteur também convidou a aluna Ana Laura Marra, do segundo semestre de Medicina, para participar do capítulo A Saúde Materna no Desenvolvimento Fetal, do livro Saúde da Mulher.

O convite aconteceu em função de um resumo de revisão de literatura que a aluna escreveu sobre o tema. Esse resumo foi submetido para análise de uma comissão científica, para ser publicado posteriormente em revistas, e a Editora acabou fazendo o convite para a aluna participar do capítulo.

= = =