Infelizmente essa página não possui suporte a impressão.

Diálogo com profissionais de RH: do tradicional à nova realidade

19/10/2020 - Rio Claro

Desde março, empresas e pessoas estão mudando e se adaptando ao “novo normal”. Por isso, competências e habilidades novas e antigas são exigidas a todos os profissionais.

Pensando nisso, a Prof.ª Me. Luciana Pizzinatto realizou, na última quinta-feira, 15, um bate-papo com as gestoras de recursos humanos, Maraísa Oliveira e Méryelem Zadra, durante a aula dos cursos de Administração e Recursos Humanos.

Maraísa trabalha com gestão de pessoas desde 2008 e atualmente é analista de Gestão de Pessoas, no departamento de RH da empresa Termotécnica, que se destaca como líder em produção de EPS no Brasil e está entre as 150 melhores empresas para se trabalhar de acordo com a Você S/A. De acordo com o Guia Exame, é uma das 45 melhores empresas para se iniciar a carreira.

Méryelem, por sua vez, é professora e palestrante com mais de 20 anos de experiência em recursos humanos. Atualmente, é responsável pelo RH da empresa Sartori Instrumentos Cirúrgicos.

Ambas as gestoras fazem parte do GRHRC - Grupo de Recursos Humanos de Rio Claro, que busca reunir profissionais diversos da cidade de Rio Claro para alavancar a competitividade das empresas locais e da região.

No encontro com os alunos, as convidadas falaram sobre o novo mercado de trabalho e as mudanças que ocorreram por conta da pandemia. Entre os ensinamentos, as palestrantes falaram de como o profissional de RH tem que ter jogo de cintura, pois presta serviço para o colaborador e para a empresa.

É importante trazer prática de mercado para alinhar os conhecimentos teóricos de dentro das salas de aula, disse a Prof.ª Luciana. Em palestra, fizemos uma comparação do cenário anterior, durante o pico da pandemia, e agora com as pessoas e empresas mais acostumadas com essa nova realidade.

A aluna Yasmim Rogério, do 6º semestre de Administração, disse ter apreciado a palestra e está se sentindo mais segura para o que a aguarda no mercado de trabalho.

Entre as inúmeras informações da palestra, aprendemos sobre como se comportar frente a uma entrevista e nas redes sociais, tendo em vista que nossas atividades, pensamentos e posicionamentos falam sobre nós. Tendo essa visão podemos ser diferentes frente a um espaço cada vez mais competitivo e capitalista.

Para Francielle da Silva, do 4º semestre de Recursos Humanos, foi importante o conhecimento que adquiriu sobre trabalho em equipe e sobre o autodesenvolvimento, principalmente nesse período preocupante.

Foi importante conversar com as gestoras e entender como é o dia a dia delas, as estratégias usadas na área, a forma de lidar com situações diversas etc. É uma motivação para nós, futuros gestores de recursos humanos, contou Francielle.

Por fim, a Prof.ª Luciana falou sobre a humanização que se tem visto atualmente dentro das empresas e indústrias e como o gestor de recursos humanos é peça essencial nesse mecanismo de contato entre empresa e colaborador.

= =