Alunos de Educação Física, Nutrição e Psicologia participam da Jornada Acadêmica dos cursos

22/10/2020 - Rio Claro

Nas noites de segunda e terça-feira desta semana, os alunos dos cursos de Educação Física - BachareladoNutriçãoPsicologia receberam a Jornada Acadêmica de seus cursos, dessa vez, de forma interdisciplinar e remota.

O evento foi composto por palestras de diferentes áreas, que apresentaram opções de trabalho, informações essenciais, possibilidades de mercado e muito mais.

No primeiro dia, os alunos receberam a palestra Contribuições da prática da Psicologia Esportiva no desempenho de atletas, com a Prof.ª Ms. Samara Fernanda dos Santos, docente do curso de Psicologia. A palestra abordou o trabalho desenvolvido por um psicólogo esportivo, desde o início de um tratamento, até os resultados obtidos por se ter esse profissional aliado ao esporte.

Em seguida, foi a vez de Mateus Ferraroni, que palestrou sobre Nutrição no aeróbico e no resistido. Em palestra, Mateus falou sobre de forma prática e objetiva sobre questões relacionadas à nutrição e esporte, como pré-treino, pós-treino, alimentação para hipertrofia e muito mais.

Na noite de ontem, a primeira palestra foi Possibilidades de mercado de trabalho do profissional de Educação Física na área de saúde - uma proposta interdisciplinar no poder público, com Prof. Ms. João Francisco Rodrigues de Godoy. Durante a apresentação, o palestrante falou sobre o trabalho desse profissional na implantação de programas de saúde nas cidades.

Por fim, a última palestra da Jornada foi O poder do hábito na saúde coletiva: aspectos fisiológicos do sistema imune, com Prof. Ms. Vladimir Juliano de Godoi. A atividade falou sobre a relação que os hábitos têm com doenças e outros problemas de saúde.

A aluna Cláudia Araújo dos Santos, do curso de Psicologia, gostou da primeira jornada do curso, mesmo que de forma remota.

Gostei das perguntas e comentários que acompanhei, de pessoas de diferentes cursos, pois geram conhecimento com outros olhares (que se completam), afinal, a saúde, qualidade de vida e bem-estar é o objetivo de todas essas áreas, disse Cláudia. A palestra do Prof. João Francisco foi a que mais despertou minha atenção, pensando no meu curso e nas expectativas que tenho para o futuro, que é fazer parte de um projeto para comunidade com uma abordagem humana, o que conversa, inclusive, com a missão do Claretiano.

Para a coordenadora do curso de Nutrição de Rio Claro, Prof.ª Dr.ª Mônica do Carmo, a visão integral do paciente é um conhecimento essencial para os estudantes em processo de formação.

A visão holística para o melhor serviço prestado ao paciente é obtida com o atendimento em equipe, dessa maneira cada profissional imprime seu olhar e estratégias de abordagens objetivando a qualidade de vida do mesmo.

Mais de 790 pessoas participaram do evento inédito dos cursos e se você não assistiu, não tem problema, ele está disponível no Claretiano TV (aqui).