Alunos do Direito realizam tradicional Júri Simulado remotamente

22/10/2020 - Rio Claro

Na noite do dia 20 de outubro, os alunos dos 9ᵒˢ e 10ᵒˢ semestres do curso de Direito simularam um julgamento pelo Tribunal do Júri, atividade da disciplina de Prática Jurídica.

Anualmente, essa atividade acontece na instituição, com todo o cenário de um tribunal, inclusive a vestimenta dos participantes. Dessa vez, a atividade aconteceu remotamente, por conta da pandemia, mas nem por isso deixou de ser de extrema importância para os participantes, que logo estarão formados.

Como de costume, o episódio real a ser simulado foi um caso de ascensão na mídia, determinado pela Prof.ª Yádia Machado Sallum. Após a escolha do tema, os alunos se dividiram em grupos de acusação e defesa e realizaram estudos a respeito do caso, para desenvolverem as argumentações na simulação.

O empenho e dedicação dos alunos foi o mesmo que no ato presencial, o que demonstra que a experiencia foi muito proveitosa e válida, disse Yádia.

Nesse trabalho, os alunos desenvolvem habilidades de oratória, desenvoltura, capacidade de pesquisa e argumentação.

Esse comprometimento com o grupo possibilita ao aluno aprendizado e preparo para o que enfrentará no mercado de trabalho, em situações jurídicas reais.

= = =