Alunos do Direito realizam Audiência Simulada Trabalhista

04/11/2020 - Rio Claro

Nos dias 20 e 27 de outubro, alunos do quarto ano do Curso de Direito do Claretiano - Centro Universitário de Rio Claro realizaram a Audiência Simulada Trabalhista, que compõe a disciplina Prática Jurídica do Trabalho.

A atividade, que é costumeiramente realizada na sala de audiências ou no anfiteatro da instituição, ocorreu excepcionalmente no formato remoto, tendo em vista a suspensão das atividades presenciais em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Transmitida ao vivo pelo Claretiano TV, a atividade contou com mais de 400 (quatrocentas) visualizações entre discentes e público externo. Na live, os alunos puderam acompanhar os atos praticados e a elaboração da ata em tempo real, bem como participar do chat, dialogando com professor e colegas acerca de aspectos técnicos da audiência.

De acordo com o docente responsável pela disciplina, Professor Mestre Marcel Thiago de Oliveira, o objetivo da atividade simulada é permitir que os alunos coloquem em prática os conhecimentos em direito material e processual do trabalho adquiridos ao longo do curso.

No que se refere à necessidade de desenvolver a atividade de forma remota, assim analisou o Professor Marcel:

Da necessidade nasce a inovação e a superação. O formato online, que a princípio parecia um obstáculo para a prática, acabou agregando componentes que tornaram a dinâmica ainda mais interessante. Isso porque, além do desenvolvimento e aplicação de técnicas e estratégias processuais, treino da palavra falada, do raciocínio e da capacidade argumentativa, dentre outras habilidades e competências, os alunos puderam se apresentar para um público bem mais amplo e experimentar ferramentas virtuais de comunicação cada vez mais presentes no cotidiano dos operadores do Direito, inclusive em audiências e sessões de julgamento no âmbito da Justiça do Trabalho, tornando a atividade ainda mais atrativa, desafiadora e atual.

= = = = = = = = = = = = =