02/12/2020 - Rio Claro
Quinzenalmente, os alunos participantes da Liga Acadêmica de Cirurgia, realizam suas atividades remotas. Mesmo com a pandemia, ainda houve gás para rechear o currículo e se atualizar.
Além das aulas que são oferecidas pela Superliga de Cirurgia, projeto da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas, a qual a liga faz parte, também houveram palestras de diversas áreas cirúrgicas, com os membros da liga, que são escolhidos por meio de processo seletivo e de participantes de outras universidades.
Para fechar o ano, os alunos pensaram em algo diferente e realizaram o I Simpósio de Cirurgia. Nele, foram abordados os temas "Manejo Intra Hospitalar do Paciente Politraumatizado", ministrada pelo Dr. Rafael Ehrenfreund, urologista e cirurgião geral pela UNIFESP; "Toracotomia", ministrada pelo Dr. Guilherme Zappelini, cirurgião torácico; "Cirurgia Robótica", ministrada pelo Dr. João Manzano, cirurgião especializado em cirurgia robótica; e "Trauma Abdominal Contuso", ministrada pelo Dr. Henrique Cunha Vieira, urologista.
Além disso, os alunos contaram com o apoio do orientador da liga, Dr. Fabrizio Messetti.
Ficamos muito felizes com os resultados do nosso primeiro Simpósio, disse Clara, participante da Liga. Agradeço, em nome da Liga, a todos os membros, palestrantes e participantes do evento.