Infelizmente essa página não possui suporte a impressão.

Aluna de Medicina publica artigo em revista científica de Mastologia

07/12/2020 - Rio Claro

De 2018 a 2020, a aluna Letícia Sposito, do terceiro ano de Medicina do Claretiano, foi bolsista de iniciação científica pelo na instituição e desenvolveu estudo sobre a atividade sexual de mulheres tratadas de câncer de mama.

Ao pesquisar sobre o tema, Letícia notou que haviam poucas pesquisas a respeito e decidiu se dedicar ao assunto. Foram meses de pesquisa com pacientes da parceira do Claretiano, a Santa Casa e em julho de 2020 ela foi finalizada.

Em março deste ano, a pesquisa de Letícia foi aprovada para ser apresentada no Congresso Brasileiro de Mastologia, que infelizmente foi cancelado por conta da pandemia. Apesar disso, a pesquisa foi publicada na revista Mastology, que é o jornal oficial da Sociedade Brasileira de Mastologia.

Essa é a minha primeira publicação e foi fruto da minha iniciação científica, disse Letícia. Fiquei muito feliz e realizada, além de ser extremamente gratificante poder ver os resultados do meu trabalho.

Durante a pesquisa, Letícia trabalhou com médicos e professores, incluindo Dr. Daniel Buttros, docente do Claretiano, que é médico ginecologista, obstetra e mastologista, mestre e doutor em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia, e realizada pesquisas relacionadas a mulheres com câncer.

Quando minha pesquisa foi aceita, procurei o Dr. Daniel Buttros para ser meu orientador e sem dúvidas foi a melhor escolha que fiz, disse a aluna. Ele sempre me ajudou muito e colocou vários profissionais espetaculares para me ajudar com a pesquisa. Foi fundamental a participação de todos e, mais uma vez, digo que me sinto grata por ter trabalhado com todos esses profissionais. Também gostaria de agradecer à faculdade por me proporcionar a bolsa, pois foi um grande incentivo para a realização do estudo.

A pesquisa Evaluation of sexual dysfunction in Brazilian women with breast cancer: partial results, de Letícia e colaboradores, está disponível na revista digital. Leia o artigo completo clicando aqui.

A aluna Letícia Sposito está no terceiro ano do curso de Medicina.