Transtorno alimentar foi tema de bate-papo entre alunos de Nutrição

08/12/2020 - Rio Claro

A professora e pesquisadora, Olivia Pizetta Zordão, é docente do curso de Nutrição do Claretiano - Centro Universitário de Rio Claro e na última semana de novembro, foi convidada pela professora Reila Conduta, durante a disciplina de Dietoterapia, para ministrar uma palestra sobre o tema que vem se aprimorando no AMBULIM (IPq-USP), programa de tratamento de transtornos alimentares realizado pelo SUS.

Mesmo sendo disciplina do 6º semestre, as professoras abriram a reunião para outros alunos do curso, pois o tema é muito importante e precisa ser discutido.

Ao longo da palestra, percebi que os alunos não faziam muita ideia do quão prejudicial são essas doenças, o que não me surpreende, pois não é algo muito falado pela comunidade, disse Olivia.

Durante a palestra, Olivia falou sobre o universo dos transtornos alimentares, desde a prevalência e etiologia, até possíveis tratamentos, influência das mídias, o preconceito enraizado (gordofobia) e o feminismo, além do papel que o profissional tem como terapeuta nutricional.

O saldo com certeza foi positivo, rendeu um convite da coordenação para falarmos sobre isso na Jornada de Nutrição de 2021, o que me deixou honradíssima e muito feliz por ter uma coordenação aberta a assuntos atuais, contou Olivia. Gratidão resume a noite do dia 27 de novembro, pelos alunos super interessados, pelo convite da Reila e pelos frutos que estamos colhendo dessa discussão, com certeza esse foi apenas o primeiro passo, finalizou.