Ayurveda: medicina indiana é assunto de palestra para alunos de Nutrição e Estética

08/12/2020 - Rio Claro

Fitoterapia é o estudo de funções terapêuticas relacionadas a plantas e vegetais no tratamento de doenças. Esse tema é disciplina dos cursos de Nutrição e Estética e na última semana, os alunos prestigiaram uma profissional que trabalha com uma ciência antiga, originada na Índia, chamada Ayurveda.

Pensando em apresentar o tema de forma mais completa aos alunos, a Prof.ª Olivia convidou a profissional Fernanda, que trabalha com Ayurveda em São Paulo. Fernanda ficou um período na Índia, onde visita constantemente para se aperfeiçoar no assunto.

Ayurveda busca conhecimento sobre o cuidado com a vida, para prolongá-la com saúde. Considera frentes como corpo, sentidos, mente e self, que é a essência interior da pessoa, a alma. o estudo Ayurveda data de mais de 6 mil anos e Fernanda citou a epigenética, área da biologia que estuda mudanças no funcionamento do corpo não causadas pelo DNA, mas pelo meio ambiente, por exemplo.

A doença, para a Ayurveda, não é tratada como estática. São buscadas as influências relacionadas ao problema, por exemplo, uma dor de cabeça tem relação com inúmeros fatores, um dia ruim, fome, sede, falta de sono etc. Mesmo que um remédio resolva o problema momentaneamente, ele não será, de fato, resolvido.

Os alunos ficaram encantados com a aula e com muita sede de conhecimento, ficou um gostinho de quero mais, disse Olivia.