Claretiano busca novas oportunidades de estágio para alunos de Psicologia

26/01/2021 - Rio Claro

Na tarde desta segunda-feira, 25 de janeiro, o Claretiano conheceu mais uma possível oportunidade de estágio para os alunos do curso de Psicologia ao se reunir com os responsáveis pela Clínica Sem Limites. Iniciativa da psicóloga Juliana Guizardi Legatzki, a profissional tem ampla bagagem profissional construída em países como Estados Unidos e Canadá, onde o trabalho com crianças com todo tipo de dificuldade de aprendizado é uma referência.

A clínica teve início em 2014 e surgiu com o intuito de promover tratamento do Espectro Autista com embasamento científico, sendo a pioneira na ciência do ABA - Applied Behavior Analysis ou Análise do Comportamento Aplicada, na cidade de Rio Claro. Além disso, o espaço atende crianças com dificuldades em geral, trabalhando habilidades aprendidas em casa e na escola.

Estiveram presentes na reunião a coordenadora do curso de Psicologia, Prof.ª Me. Keiko D’Ávila; a coordenadora do Claretiano - Centro de Carreira, Cláudia Araújo; e o coordenador do Núcleo de Estágios, Enderson Carvalho. No momento, os participantes conversaram sobre as possíveis opções de estágio dentro da clínica para estágios obrigatórios ou não.

Neste campo de prática, além de aprimorar o aprendizado relacionado à abordagem de análise do comportamento, o aluno terá a possibilidade de ter contato com o ensino multidimensional, no qual profissionais das diversas áreas da saúde se reúnem para discutir casos. Com esse contato, será possível conhecer as inúmeras perspectivas de profissionais da área de: Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Psicologia, Nutrição, Medicina e Psicopedagogia, compreendendo a importância da interdisciplinaridade no atendimento clínico.

De acordo com a coordenadora Keiko, foi bastante esclarecedora a importância do Método ABA para crianças com autismo e isso é fundamental para alunos em formação.

Independentemente da abordagem na qual o psicólogo atua, a clínica é uma área que abre oportunidade para diversos trabalhamos no campo da psicologia, inclusive sobre essa população, disse Keiko. Essa reunião contribuiu com o apoio ao aluno de Psicologia do Claretiano, que possibilitará estágio não-obrigatório, de cunho observacional.

Com essa possível parceria, além da Psicologia, outros cursos do Claretiano como Nutrição, Pedagogia, Psicopedagogia e Educação Física, poderão ser beneficiados para estágios ou até mesmo trabalhos efetivos.

= = = = = = = = =