Infelizmente essa página não possui suporte a impressão.

Alunos de Engenharia conquistam vagas em grandes empresas de Rio Claro e região

27/01/2021 - Rio Claro

Apesar de não ter sido um ano fácil e ainda não estar 100% para trás, o ano de 2020 para o Claretiano - Centro de Carreira foi desafiador e possibilitou bons resultados para alunos que se viam sem perspectiva num mercado de trabalho complexo por conta da pandemia.

Mesmo em frente a tanto desemprego e falta de esperança, muitos alunos, dos mais diversos cursos de graduação, conquistaram seu espaço no mercado, desde estágios, até vagas efetivas, que possibilitaram a continuidade dos seus cursos e dos seus sonhos profissionais.

Entre esses alunos, é imprescindível o destaque de quem cursa engenharia. Foram boas vagas disponibilizadas no setor, em grandes empresas de Rio Claro e região. Mais alunos estão empregados atualmente e, com a parceria do Centro de Carreira, se preparam para construir um futuro de sucesso.

Para o coordenador do curso de Engenharia Mecânica, Eduardo Casarin, a experiência de trabalhar em uma grande empresa é extremamente importante para alunos na graduação, pois além de promoverem conhecimentos fundamentais do mercado de trabalho, possibilitam oportunidades que nem sempre estão disponíveis em outros empregos.

Empresas de grande porte muitas vezes são globalizadas e possuem unidades ou matriz no exterior o que possibilita o desenvolvimento de outros idiomas além de oportunidades de trabalho no exterior, disse Eduardo. Além disso, em sua maioria, essas empresas utilizam os mais avançados recursos tecnológicos e administrativos, o que exige profissionais altamente preparados e capacitados que vão gerar mais oportunidades de desenvolvimento para estudantes que ingressam nessas empresas como estagiários, por exemplo.

Já para o coordenador do curso de Engenharia Elétrica, Prof. Paulo Barbosa, quem se gradua no Claretiano pode contar com 3 pilares, considerados fortalezas pelo professor: tradição, conhecimento e infraestrutura. Juntos, esses fatores proporcionam aos alunos a formação necessária e além de ingressar e se manter no mercado de trabalho.

Conheça alguns dos estudantes que já deram o primeiro passo em suas carreiras de sucesso:

Carolina Ceregatto
Estudante do 2º semestre de Engenharia Mecânica
Estagiária na área de Processos, na multinacional John Crane, em Rio Claro

Quando ingressei no ensino superior do Claretiano ainda não possuía nenhuma experiência profissional mas, como sempre quis começar a trabalhar, me cadastrei na plataforma do Centro de Carreira logo no meu primeiro semestre no curso de Engenharia Mecânica e conheci a Cláudia. No começo estava muito nervosa por não conhecer os processos de entrevista e como funcionava a busca por um estágio, mas com a ajuda da Cláudia e do Centro de Carreira eu passei por diversas entrevistas para vagas de estágio na minha cidade. No início as empresas não queriam me contratar por eu ainda estar no primeiro ano do meu curso, porém, logo no fim do ano de 2020 eu participei de várias entrevistas aqui em Rio Claro – SP e fui selecionada para duas vagas. Avaliei as duas oportunidades e escolhi a que mais me interessava. Hoje graças ao Centro de Carreira eu estou fazendo meu estágio como Assistente de Processos na John Crane e estou aprendendo muito.

Maria Eduarda Andrade Duarte
Estudante do 2ª semestre de Engenharia Mecânica
Estagiária da Engenharia de Manutenção na Riclan, em Rio Claro

Oi, tudo bem? Meu nome é Maria Eduarda, tenho 18 anos, e atualmente estou cursando o terceiro semestre de Engenharia Mecânica, aqui no Claretiano – Polo Rio Claro. A cada dia que passa venho me identificando mais e mais com este curso, com as matérias, grandes professores sempre dispostos, tudo muito interessante, dinâmico, um mundo de descobertas! Desde quando ingressei aqui no Claretiano, já procurei pelo coordenador em busca de projetos e além disso me interessei também por procurar algo em que eu pudesse trabalhar, algum estágio que pudesse me dar maior conhecimento na área do meu curso. O Centro de Carreira sempre esteve em contato comigo, me ajudando a encontrar algo que estivesse diretamente relacionado ao que eu buscava. Apesar do ano de 2020 ter sido um ano tão atípico, com dificuldades, descobertas novo formato de aulas (projetos, trabalhos individuais ou em grupo, provas... tudo on line); apesar de todas essas circunstâncias, posso dizer que foi também um ano muito especial, pois foi quando recebi o contato para participar de um processo seletivo para uma vaga de estágio justamente na área de Engenharia Mecânica, os entrevistadores da empresa foram muito atenciosos, o procedimento de documentação junto a Faculdade foi bem ágil, e tudo deu certo! É uma grande oportunidade, onde posso de alguma forma contribuir com meu trabalho para a empresa e também, principalmente, adquirir experiências muito mais produtivas, conseguindo interligar o aprendizado acadêmico à prática do dia a dia e agregar ainda mais no meu aprendizado.

Eder Rudson S. Santos
Estudante do 4º semestre de Engenharia Mecânica
Estagiário de Desenvolvimento na Indústria São João, em Rio Claro

O Centro de carreira me deu a possibilidade de estagiar na área que é relacionada ao curso que faço, me indicando para a vaga, me atualizando com as informações que precisava, me indicando o local e data da entrevista, fico muito feliz de hoje poder estar estagiando na área em que curso e agradeço ao centro de carreira por me proporcionar essa possibilidade.

Deborah Neves Pereira
Estudante do 5º semestre de Engenharia Elétrica
Estagiária na Área de Desenvolvimento de Processos na Schobell, em Rio Claro

O Centro de Carreira é um projeto que considero fundamental para a formação de profissionais qualificados nas suas respectivas áreas. Atualmente, faço estágio de Engenharia em uma empresa de instrumentos cirúrgicos na cidade de Rio Claro - SP, oportunidade esta adquirida pelo empenho do Centro. A coordenadora Cláudia auxiliou bastante desde a entrevista até o processo de admissão. Ressaltou que, inserir no mercado de trabalho está muito competitivo e, principalmente, na Engenharia. A desigualdade salarial e o receio em ocupar cargos de liderança dificultam a ascensão das mulheres na Engenharia. O meu recado para todas as mulheres que gostariam de se tornar futuras engenheiras 'nunca desista do seu sonho, porque seus conhecimentos podem fazer a diferença'. Por isso, o Centro de Carreira é um projeto comprometido com a igualdade, fazendo um trabalho incrível,e canalizando oportunidades de emprego para homens e mulheres. Agradeço a toda equipe do Centro de Carreira pela dedicação em ajudar nessa caminhada cheia de aprendizado.

Angelo Camilo Goia
Estudante do 4º semestre de Engenharia Elétrica
Cargo efetivo na Manutenção na Korin, em Ipeúna

O centro de carreiras claretiano sempre disponibiliza vagas para diferentes perfis e desenvolvimento, com isso ao ter uma vaga que me interessei me inscrevi e o processo foi muito rápido e atencioso desde o acompanhamento e dicas para a entrevistas, como uma boa sorte no dia, o centro de carreiras sempre esteve de prontidão para me ajudar a regressar para a área de meu interesse. Após a entrevista ainda me orientaram de como seria feito para meu admissional até o dia de ingressar na nova instituição de trabalho. Sou muito grato pelo apoio e dedicação que o centro de carreiras me proporcionou com extrema eficiência para sempre ajudar a recolocação no mercado de trabalho.

O Claretiano parabeniza os alunos por suas conquistas e o Claretiano - Centro de Carreira se disponibiliza a sempre atendê-los da melhor forma.

Como Coordenadora do Centro Carreira, busco parcerias diariamente com empresas para obter mais oportunidades e ofertas para nossos alunos, sejam de estágios ou vagas efetivas para alunos em momento final de graduação. A outra parte do trabalho, como os alunos citados acima, é de orientação para elaborar um bom currículo, para prepará-los para futuras entrevistas e para refletirem sobre suas carreiras em curto ou longo prazo, identificando oportunidades de melhorias, buscas de conhecimentos, cursos e assim complementar seu currículo ainda mais. Fazer parte deste projeto é uma grande realização e que tem muitos planos para um futuro próximo, como voltar a fazer oficinas, workshop, palestras, atendimento presencial, sempre voltados para o tema carreira e empregabilidade.

= = = = =