Infelizmente essa página não possui suporte a impressão.

Professora do curso de Psicologia realiza palestra on-line sobre depressão

17/02/2021 - Rio Claro

Na última sexta-feira, 12 de fevereiro, mais de 1.200 pessoas puderam aprender mais com a professora e psicóloga, Samara Fernanda dos Santos, na palestra Depressão ou desânimo? Diferenciando tristeza e patologia. Samara é docente do curso de Psicologia do Claretiano - Centro Universitário e participa de palestras no Portal da Extensão sobre diversos temas relacionados à saúde mental.

A palestra teve o foco em assuntos relacionados aos temas, mas não buscou esgotar o tema, por ser algo extenso e que necessita de atendimento profissional para ser diagnosticado.

Samara iniciou o evento definindo o que é depressão: “um transtorno mental caracterizado por tristeza persistente e pela perda de interesse em atividades que normalmente são prazerosas, acompanhadas da incapacidade de realizar atividades diárias, durante pelo menos duas semanas”, definição oficial da Organização Mundial da Saúde, 2017. As expectativas da OMS é que em 2030, a depressão será a doença mais comum do mundo.

Samara comentou os principais sintomas da depressão, assim como, diferenciou esses sintomas de situações que as pessoas passam no dia a dia. A palestrante lembrou que muitas pessoas ainda têm preconceito e não aceitam que a doença é real, isso pode dificultar a vida de quem tem, principalmente quando esse preconceito é inserido no contexto familiar.

Por isso, é tão importante conhecer patologias e, principalmente, respeitar a limitação de cada um. Não são somente pessoas melancólicas que entram em depressão, muitas vezes, se vê pessoas alegres, com uma vida "ótima", que acabam tirando suas vidas; também, depressão não é doença apenas de quem trabalha muito, muitas pessoas do lar precisam de ajuda. Conhecer os sintomas pode ajudar a salvar vidas e melhorar quadros.

Perdeu a palestra? Não tem problema, ela está disponível no Portal da Extensão, clique aqui e inscreva-se!

Prof.ª Mª. Samara Fernanda dos Santos.