Comitê de Ética e Pesquisa, responsabilidade em pesquisas acadêmicas

17/02/2021 - Rio Claro

O Claretiano - Centro Universitário se envolve cada dia mais com pesquisas científicas e, para alunos que desejam trabalhar com produção de conhecimento, em qualquer área, é essencial o trabalho de um órgão que as instituições de ensino possuem: o CEP - Comitê de Ética em Pesquisa.

O CEP responde à CONEP - Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, ligada ao Conselho Nacional de Saúde e ao Ministério da Saúde. Esse comitê é responsável por avaliar a ética de projetos de pesquisa que envolvem seres humanos, garantindo que nenhum indivíduo participante de uma pesquisa seja lesado ou tenha os direitos violados.

O Comitê oferece aos alunos de ensino superior orientações sobre como realizar essas pesquisas envolvendo seres humanos, além de receber e avaliar os projetos recebidos por meio da Plataforma Brasil, a base governamental por onde os projetos são enviados. Com ele, a instituição tem mais autonomia para a avaliação dos seus projetos de pesquisa, tendo por base as resoluções da CONEP.

A Prof.ª Dr.ª Adriana Duarte é a coordenadora do CEP do Claretiano - Centro Universitário e comentou a importância desse órgão institucional, principalmente para os alunos que desejam desenvolver pesquisas envolvendo seres humanos e seguir a vida acadêmica.

Para garantir apoio à comunidade acadêmica, o Comitê de Ética em Pesquisa do Claretiano - Centro Universitário, começou, no final de 2020, a oferecer serviços de educação em ética em pesquisa, por meio de cursos de extensão.

Quer saber mais sobre o assunto? Clique aqui.