Diretor Acadêmico do Claretiano lança livro na área de Teologia

03/08/2017

É com alegria que comunicamos o lançamento de mais um livro do Diretor Acadêmico do Claretiano – Faculdade, Sávio Carlos Desan Scopinho.

Na última sexta-feira (29), foi divulgado o seu livro, denominado “A Epistemologia Teológica em Questão: estudo crítico e autocrítico da Teologia – que deve ser – da Libertação”, pela editora Paco Editorial, de Jundiaí – SP.

O autor

Sávio é Diretor Acadêmico e professor do Claretiano – Faculdade de Rio Claro desde 2005 e, atualmente, cursa doutorado em Filosofia, na Universidade de Évora, em Portugal. Ele é doutor em Teologia Dogmática, pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (1995-1997), mestre em Teologia, pela Faculdade Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo (1991-1995), mestre em Filosofia, pela PUC de Campinas (2000-2002) e MBA em Administração Acadêmica e Universitária, pelas Faculdades Integradas Pedro Leopoldo, em Minas Gerais (2008-2009). Possui ainda Bacharelado em Teologia, pela PUC de Campinas (1982-1985), e licenciatura em Filosofia, pela mesma instituição.

Além das muitas formações, Sávio leciona no Claretiano de Rio Claro, além de ter sido professor da PUC-Campinas, de 1988 a 2004, e da UMESP, de 2000 a 2004, onde exerceu também a função de Assessor de Pesquisa da Pró-Reitoria Acadêmica. Possui outros livros publicados, sendo eles: "Filosofia e Sociedade Pós-Moderna" (PUCRS - 2004), "Igreja e Laicato Adulto" (Paco Editorial - 2013) e "Antropologia Teológica" (Claretiano - 2014, em coautoria com Eugênio Daniel). Os livros "Igreja e Laicato Adulto" e "A Epistemologia Teológica em Questão" estão publicados na modalidade impressa e digital. O autor também tem vários artigos em revistas no campo da educação, da ética, da filosofia e da teologia.

O livro

Tendo como referência o teólogo uruguaio, Juan Luis Segundo, pensador crítico e sistemático da fé cristã, o livro incita o interesse pela teologia, dialogando com outras ciências, “como a física quântica, a teoria da evolução, a psicanálise freudiana, o marxismo, etc.”, como aponta a sinopse do livro.

Conversando com o autor, tiramos algumas dúvidas sobre sua intenção ao publicar um livro com temática abrangente e, de certa forma, complexa, como todo assunto relacionado à religião.

Por que a escolha deste tema?

Porque, no campo da teologia, a temática ajuda a entender várias áreas do conhecimento da própria teologia, como a eclesiologia, a escatologia, entre outras, e mostra a relação que existe - e que não é tão explicitada - entre o campo teológico com as outras ciências, como a física quântica, a biologia, a sociologia, entre outras.

Como o pensador, referenciado no livro, foi escolhido?

O livro tem como referência a proposta do teólogo uruguaio – Juan Luis Segundo – e o debate com outros pensadores em diversas áreas do conhecimento. A literatura teológica que ele produziu precisa ser conhecida no campo da teologia e por todos que querem uma reflexão crítica sobre a própria fé, no caso cristã, e que procuram uma compreensão mais sistemática do papel da religião e, em particular, da Igreja na sociedade contemporânea.

Na sinopse, vemos que há uma proposta de incentivo também aos não crentes, ou os que estão em busca de uma crença, a ler e a se deparar com perguntas cujas respostas não são arbitrárias ou dogmáticas, mas que remetem a novas perguntas.

Acredita-se, portanto, que pessoas não tão ligadas à religião possam se surpreender com o conteúdo e com pensamentos deste teólogo, tão bem apresentado pelo autor do livro. Não há dúvida, fazendo a leitura do livro, de que a reflexão proposta é para todos que querem pensar e acreditar numa sociedade mais ética e cidadã, e que querem ainda compreender melhor o projeto libertador de Jesus Cristo. Todos esses aspectos estão enfatizados em vários momentos do livro.

O livro está disponível na loja da Paco Editorial: https://www.pacolivros.com.br.

= = =