Infelizmente essa página não possui suporte a impressão.

Notícias

Alunas de Estética apresentam importantes pesquisas no X ENCIC

30/08/2017

Pouco antes de se formarem, alunas do sexto semestre de Estética – Bacharelado, do Claretiano – Faculdade, apresentaram pesquisas no X ENCIC Claretiano. 

O primeiro trabalho, “A importância da nanotecnologia e do uso da coenzima Q10 em tratamentos antienvelhecimento”, foi realizado por Jéssica Cristina e orientado pela Prof.ª Danila Scatolin. É um trabalho de revisão de literatura, que aborda a importância desses elementos em tratamentos antienvelhecimento e o mecanismo de ação na pele. O interesse pela temática existe pela procura constante de cuidados para retardar o envelhecimento cutâneo. 

“É possível observar o crescimento na busca de produtos cosméticos que oferecem tecnologia antienvelhecimento. O uso da nanotecnologia e coenzima Q10 (substância com potencial antioxidante) como princípio ativo é novidade no mercado, incentivando pesquisas na área”, afirmou a aluna Jéssica.

Além deste trabalho, a aluna Priscila Ceccatto, individualmente e em conjunto com as colegas Ícalla Matos, Jaqueline Camillo e Ana Paula Barros, também orientadas pela Prof.ª Danila. 

A primeira pesquisa, apenas de Priscila, intitulada “O uso da oliva em formulações cosméticas”, é seu Trabalho de Conclusão de Curso e será apresentado para a banca avaliadora no final do ano. Nele, Priscila fala sobre essa nova aderência do mercado cosmético, que traz benefícios seguros, biocompatíveis a pele e que possuem vantagens econômicas e ambientais. “Por essa razão, o mercado busca utilizar fitoderivados, cosméticos naturais e orgânicos, visando a preservação ambiental e cuidado pessoal”, comentou a aluna, conluindo que a utilização da oliva é excelente e eficaz, proporcionando beleza, saúde, bem-estar e equilíbrio do meio ambiente, social e econômico.

No segundo trabalho, intitulado “Os efeitos da nanotecnologia utilizada como veículos editoriais em cosméticos”, as alunas tratam sobre a forma de manipular e organizar em escala nanométrica. “São utilizadas propriedades químicas, físico químicas e comportamentais, em escalas menores que as habituais, tendo uma linha diferenciada. O artigo objetiva comprovar a eficácia dos produtos cosméticos nanotecnológicos e seus benefícios – e possíveis malefícios – demonstrando a maior capacidade de permeação”, explicou Priscila.

Os trabalhos foram apresentados no X Encontro Nacional Claretiano de Iniciação Científica, evento anual para alunos, professores, tutores e comunidade, que promove palestras, oficinas, workshops e mesas redondas, além das apresentações de trabalhos científicos. O encontro objetiva facilitar o acesso ao conteúdo científico de alta qualidade com custo reduzido, mostrando o valor da ciência, pesquisa e socialização da produção intelectual.

As alunas frisaram a importância de participar de eventos deste tipo, pois proporcionam experiência na vida acadêmica e mostram que estética não se trata apenas de beleza, mas de saúde. 

= = =