Infelizmente essa página não possui suporte a impressão.

GRUPO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS
Coordenadora: Profa. Dra. Débora Laís Justo Jacomini
Contato: deborajacomini@claretianorc.com.br
O Grupo de Estudos Interdisciplinares em Doenças Infecciosas e Parasitárias tem como objetivo orientar estudos sobre a atuação da Atenção Básica em Saúde com relação às doenças infecciosas e parasitárias, com ênfase nos diversos aspectos de investigação clínica, epidemiológica, laboratorial e terapêutica, tendo em vista que essas doenças ocorrem endemicamente no Brasil ou se tornam importantes epidemias, as quais influenciam sobremaneira na morbidade e mortalidade da população. Formado por pesquisadores de diversas áreas da Saúde, o Grupo atualmente realiza investigações com vistas à publicação e apresentação de trabalhos em Congressos e Revistas Científicas especializadas.

GRUPO DE ESTUDOS EM VEÍCULOS OFF ROAD – BAJA CLARENGEX
Coordenador: Prof. Eduardo Casarin
Contato: eduardocasarin@claretianorc.com.br
O Grupo de Estudos em Veículos Off Road – Baja Clarengex, criado em 2014, realiza pesquisas interdisciplinares nas áreas de termodinâmica aplicada, dinâmica veicular, motores e sistemas automotivos. Contando atualmente com pesquisadores, alunos e egressos dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecatrônica, o Grupo articula suas ações por meio do trabalho de 8 Equipes. Inscrito pelo quarto ano consecutivo na competição nacional BAJA SAE BRASIL, atualmente desenvolve o novo projeto de um veículo off road. Parte dos resultados obtidos nos últimos anos tem sido publicada no Dossiê Engenharia, organizado em parceria com o Grupo de Pesquisa em Engenharia e Inovação (GPEI), e apresentados no Congresso de Iniciação Científica (CONCIC), realizado no Claretiano.


NÚCLEO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES EM GESTÃO
Coordenador: Prof. Esp. Mateus Colabone Neto
Contato: mateusneto@claretiano.edu.br
A gestão dos empreendimentos no século XXI se torna cada vez mais complexa, em virtude dos componentes do patrimônio das organizações, que passaram de uma estrutura tangível para uma estrutura em que os fatores intangíveis são cada vez mais determinantes ao sucesso empresarial. A gestão deve focar-se no âmbito econômico, contribuindo para o conhecimento das relações ligadas à escassez e à maximização de recursos. A criação do Núcleo de Estudo Multidisciplinar da Gestão permite a interação das capacitações das diversas áreas da gestão, por meio de estudos realizados nas áreas de Gestão Financeira – captação e investimento de recursos; Contabilidade – controle e mensuração; Administração – gerenciamento; Recursos Humanos – gestão do conhecimento; Logística – nível de serviços e minimização de custos; Comércio Exterior – importação e exportação. Essa interação é maximizada com a utilização da teoria da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL – Problem-Based Learning), com a utilização da teoria da Aprendizagem Baseada em Equipes (TBL – Team-Based Learning), em que figura o professor como o facilitador, para acompanhamento da formulação dos problemas, sua resolução e discussão. O conhecimento gerado permitirá aos alunos dos cursos Tecnólogo e de Bacharelado entenderem a necessidade e importância da aplicação de conceitos múltiplos no processo de gestão e tomada de decisão. Esse conhecimento será trabalhado com a sinergia entre docentes e discentes dos diversos períodos de formação, na perspectiva de gerar estudos e trabalhos que contemplem essa interatividade.

NÚCLEO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES EM PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA
Coordenador: Prof. Pablo Rodrigo Gonçalves
Contato: pablogoncalves@claretiano.edu.br
O Núcleo de Estudos Multidisciplinares em Programação e Robótica foi criado em 2013, tendo como objetivo estudar conceitos de programação e a programação voltada para a robótica. Por meio das pesquisas realizadas, o Núcleo pretende contribuir com a preparação do estudante para a atuação no mundo do trabalho, bem como gerar conhecimento científico a ser compartilhado com a sociedade. Contando atualmente com alunos dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica, o grupo tem pesquisado, também, tecnologias que envolvem a programação voltada para a automação industrial. O Grupo tem parceria estabelecida com o Grupo de Estudos em Veículos Off Road – Baja Clarengex, desenvolve trabalhos para serem publicados em revistas científicas do Claretiano e de outras Universidades.

NÚCLEO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL
Coordenador: Tiago Tadeu Contiero
Contato: tiagocontiero@claretiano.edu.br
Ementa: A linha tem como objetivo pesquisar e efetuar um levantamento da presença histórica dos Missionários Claretianos na cidade de Rio Claro-SP. Para tanto, será necessário adotar uma postura investigativa junto aos arquivos históricos da Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria e também do município de Rio Claro afim de resgatar os documentos principais que marcaram a chegada e instalação dos primeiros missionários na cidade, bem como da construção do Seminário Claret, onde hoje se encontra o Claretiano - Centro Universitário. Ademais, propõe-se ainda efetuar uma série de entrevistas orais não apenas com missionários que passaram pela cidade, mas também com rio-clarenses cujas trajetórias de vida foram marcadas pela presença dos claretianos na cidade. Assim, não apenas serão utilizadas técnicas de pesquisas em documentos e fontes históricas, como também métodos e técnicas da história oral, essencial para preservação da memória. Pretende-se que o conjunto dessas investigações, realizadas por professores doutores com apoio do corpo discente do Claretiano - Centro Universitário, se tornem elemento essencial para construção e manutenção de um memorial dos missionários em Rio Claro. Há ainda o intuito de que as pesquisas sejam divulgadas em Congressos e eventos científicos, ampliando o conhecimento acadêmico sobre os Missionários Claretianos. Ademais, os resultados parciais e finais da pesquisa serão apresentados em produções de artigos científicos a serem publicados em revistas internas e externas da Instituição bem como em obras a serem escritas.