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Segunda Graduação

Portador de Título

O programa especial denominado Portador de Título tem por objetivo viabilizar outra Graduação para aqueles que já concluíram um curso no Ensino Superior e que possuem diploma e histórico desse curso em mãos.
O ingresso no novo curso poderá ser realizado de duas maneiras:

- Com a dispensa de disciplinas: por meio desse programa, é possível ser dispensado das disciplinas já cursadas, podendo, assim, diminuir o tempo de realização do curso pretendido. Nesse caso, o candidato deve preencher uma ficha de inscrição pelo site do Claretiano e, depois da confirmação da inscrição, deve encaminhar seus documentos e pagar o boleto referente à taxa de análise.

- Sem a dispensa das disciplinas: nesse caso, os candidatos que não desejarem ser dispensados das disciplinas, ocupando as vagas remanescentes como portadores de título, não necessitam realizar vestibular; é preciso, apenas, preencher a ficha de inscrição pelo site do Claretiano e encaminhar uma cópia do diploma e do histórico escolar do ensino superior. Nesse caso, o candidato não precisará pagar taxa alguma.

Procedimentos

Os candidatos ao programa especial Portador de Título não necessitam realizar vestibular. Precisam apenas se inscrever na opção Portador de Título, preencher os dados solicitados, encaminhar os documentos necessários e pagar as taxas conforme a opção escolhida.
O candidato tem à sua disposição duas formas para o envio dos documentos:
- pelo site: ao terminar a sua inscrição, o candidato poderá anexar os documentos solicitados, obter confirmação do envio e acompanhar o processo de análise de seus documentos;

- pelos Correios: ao concluir o preenchimento da inscrição, o candidato será comunicado sobre quais documentos deverá encaminhar e o prazo para postá-los. O resultado da análise deverá ser acompanhado pelo próprio site.
Os documentos devem ser encaminhados para:
Claretiano - Centro Universitário
Rua Dom Bosco, 466 - Bairro Castelo
CEP 14300-000 Batatais/SP
Aos Cuidados: Setor de Análise Curricular

Obs.: no ato da inscrição, o candidato que ainda não possuir diploma poderá apresentar, para ingresso no curso, o Certificado de Conclusão de Curso desde que conste nesse documento a data de sua colação de grau (obrigatoriamente já realizada). Vale lembrar que a validade desse certificado é de 1 ano após a data de expedição. Também é necessária a entrega do Histórico Escolar de Ensino Superior.

A expedição do Histórico Escolar, do Certificado de Conclusão de Curso e do Diploma destá condicionada à apresentação do Diploma de Graduação.

Documentação

1. Diploma registrado de graduação;
2. Histórico Escolar final de graduação;