Segunda Graduação

Formação Pedagógica para Não Licenciados

O Programa de Formação Pedagógica para Não Licenciados do Claretiano - Centro Universitário é realizado de acordo com a RESOLUÇÃO MEC Nº 2, de 01 de julho de 2015, e destina-se a suprir a falta de professores habilitados nas escolas.

O objetivo do programa é habilitar portadores de diplomas de cursos de bacharelado ou superiores de tecnologia para trabalharem como professores em disciplinas do Currículo que integram os quatro últimos anos do ensino fundamental, o ensino médio e a educação profissional em nível médio, nos diferentes sistemas de ensino. Quanto ao curso de Pedagogia, após formado o profissional poderá exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos, além do exercício da organização e gestão de sistemas e instituições de ensino.

Ao término do curso e após a colação de grau e o devido prazo de registro acadêmico, o aluno receberá um diploma, obtendo o grau de licenciado no curso realizado.

O candidato a este curso não precisa realizar vestibular; no entanto, é obrigatória a apresentação da documentação exigida.

O curso possui duração mínima de um ano e destina-se aos formados na mesma área do curso pretendido. Para os que optarem por realizar um curso diferente da sua área de formação, ou a Pedagogia o curso terá a duração de um ano e meio.

Procedimentos

Para participar do processo de seleção, o candidato deve se inscrever no curso pretendido, pagar a taxa de inscrição, encaminhar os documentos conforme solicitados e aguardar a resposta da análise.

O candidato tem à sua disposição duas formas para o envio dos documentos:
- pelo site: ao terminar a sua inscrição, o candidato poderá anexar os documentos solicitados, obter confirmação do envio e acompanhar o processo de análise de seus documentos;

- pelos Correios: ao concluir o preenchimento da inscrição, o candidato será comunicado sobre quais documentos deverá encaminhar e o prazo para postá-los. O resultado da análise deverá ser acompanhado pelo próprio site.

Os documentos devem ser encaminhados para:
Claretiano? Centro Universitário
Rua Dom Bosco, 466 ? Bairro Castelo
CEP 14300-000. Batatais/SP
Aos cuidados: Setor de Análise Curricular

1. Diploma registrado de bacharelado ou curso superior de tecnologia;
2. Histórico Escolar de Ensino Superior.

Obs.: no ato da inscrição, o candidato que ainda não possuir diploma poderá apresentar, para ingresso no curso, o Certificado de Conclusão de Curso desde que conste nesse documento a data de sua colação de grau (obrigatoriamente já realizada). Vale lembrar que a validade desse certificado é de 1 ano após a data de expedição. Também é necessária a entrega do Histórico Escolar de Ensino Superior.

A expedição do Histórico Escolar, do Certificado de Conclusão de Curso e do Diploma de Formação Pedagógica para Não Licenciados está condicionada à apresentação do Diploma de Graduação.