Infelizmente essa página não possui suporte a impressão.

Biblioteconomia

Inscreva-se

saiba mais sobre o curso e faça sua inscrição

Duração do curso

3 anos

Carga horária

selecione o local e como estudar

Valor da mensalidade

selecione o local e como estudar

Portaria de reconhecimento

Coordenador(a)

Sobre o curso

Quando a gente fala em Biblioteconomia, a primeira ideia que nos vem à mente diz respeito ao acesso aos livros numa biblioteca. De fato, essa é uma das principais atividades da área. Agora, você já pensou nas pesquisas que você faz pela internet? Nos arquivos que compõem o acervo que conta a história da sua cidade? E os documentos de um banco? Pois bem, a Biblioteconomia vai além das bibliotecas públicas e escolares. Ela trabalha com todo tipo de informação, e os seus profissionais são responsáveis pelo desenvolvimento dos processos de geração, disseminação, recuperação, gerenciamento, conservação e utilização da informação. E, por isso, o bibliotecário precisa de uma formação abrangente, que lhe permita atuar criticamente e com qualidade intelectual em qualquer tipo de unidade de informação. Se o seu talento está na área da Biblioteconomia, é exatamente essa formação que você vai encontrar no Claretiano a partir de uma missão educativa pautada pela investigação da verdade, pelo ensino e difusão da cultura, inspirada nos valores éticos que vão lhe dar mais segurança para atuar no mercado de trabalho.

O Claretiano oferece para você

Em virtude dos diversos contextos em que a informação está inserida hoje, é fundamental que você tenha conhecimentos que lhe permitam dialogar com muitas áreas, como comunicação, linguagens, educação, administração e computação, por exemplo. Por isso, no Claretiano, você vai desenvolver seus conhecimentos em gestão da informação, fundamentos da educação, pesquisa e automação e informatização, entre outros, que serão fundamentais para que você possa desenvolver suas habilidades em preservação, conservação e tratamento de livros e documentos, catalogação e armazenamento de informações, análise e organização de livros, documentos, revistas, fotos, filmes e vídeos. Tudo isso com a supervisão e orientação de conceituados professores e profissionais atuantes na área.

Sua trajetória de sucesso começa no Claretiano

A Lei nº 12.244, de 24 de maio de 2010, obriga a instalação de uma biblioteca com, pelo menos, um livro por aluno em todas as instituições de ensino do país até 2020. Só por esse aspecto, é possível dizer que o mercado de trabalho oferece ótimas oportunidades, já que há uma enorme demanda por profissionais, estimada em mais de 150 mil bibliotecários. Como, no Claretiano, você terá acesso a conhecimentos que vão lhe permitir planejar, implementar, organizar e gerenciar acervos e processos informacionais em Bibliotecas Escolares, Universitárias, Públicas e Comunitárias, além de outros espaços, como em empresas, provedores de internet, arquivos, institutos de pesquisa, bancos e museus, por exemplo, você poderá ter acesso às melhores oportunidades do mercado. E tudo começa com a sua inscrição para o vestibular do Claretiano.