Infelizmente essa página não possui suporte a impressão.

Ciências da Religião - Licenciatura

Inscreva-se

saiba mais sobre o curso e faça sua inscrição

Duração do curso

4 anos

Carga horária

selecione o local e como estudar

Valor da mensalidade

selecione o local e como estudar

Portaria de reconhecimento

Coordenador(a)

Sobre o curso

Diferentemente da Teologia, que busca compreender as relações internas dos grupos religiosos, as Ciências da Religião estudam o fenômeno religioso de forma plural e interdisciplinar, indo além da Teologia Cristã. A proposta é promover uma ampla reflexão a respeito das linguagens, dos ritos e das ações em que o fenômeno religioso se manifesta, adentrando em estruturas sociais, culturais e simbólicas envolvidas nesse processo, permitindo ir além da visão de mundo que se instaura na prática religiosa. Esta visão pluralista e profunda dos fenômenos religiosos é fundamental ao professor de Ciências da Religião e, por isso, ele precisa de uma formação abrangente, que envolva diversas ciências, como sociologia, história e filosofia por exemplo. Se o seu talento está na área da licenciatura em Ciências da Religião, é exatamente o que você vai encontrar no Claretiano a partir de uma missão educativa que valoriza e entende o ser humano como um sujeito capaz de pensar o mundo, de se inter-relacionar e de transformar a si próprio e a realidade em que está inserido.

O Claretiano oferece para você

Para poder entender o fenômeno da religião e sua interface com as pessoas e as diversas estruturas sociais, bem como poder propor aos seus alunos uma reflexão ampla, ética e integral do ser humano e suas manifestações religiosas, pautada pela valorização da vida e pelo respeito ao ser humano e sua singularidade, o Claretiano lhe oferece uma formação teórica, metodológica e pedagógica a partir de conteúdos e atividades que vão lhe permitir entender os elementos constituintes das diferentes tradições/movimentos religiosos e filosofias de vida; conhecer as manifestações religiosas e filosofias de vida em diferentes tempos, espaços e territórios; analisar as relações entre as tradições/movimentos religiosos e os campos da cultura, arte, política, economia, saúde, sexualidade, ciência, tecnologias, mídias e meio ambiente; e reconhecer a diversidade de crenças, pensamentos, convicções, modos de ser e viver, para valorizar a diversidade de indivíduos e grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades. E tudo isso com o acompanhamento de professores doutores, mestres e especialistas, que lhe darão toda a segurança para desenvolver seus estudos e atividades.

Sua trajetória de sucesso começa no Claretiano

Existem diversos trabalhos importantes envolvendo as Ciências da Religião, principalmente pelo fato de esses estudos não estarem vinculados a uma denominação religiosa específica, mas sim aos fenômenos que envolvem as religiões em vários cenários. Nessa linha, com a inserção do Ensino Religioso no currículo escolar, é cada vez maior a busca por licenciados capazes de atuar junto aos alunos de forma a proporcionar-lhes uma visão pluralista sobre esses fenômenos, principalmente na atualidade, quando os discursos de intolerância religiosa se fazem presentes em muitos grupos. Como no Claretiano você terá uma formação abrangente sobre a diversidade religiosa e, no exercício da docência, será capaz de posicionar-se frente aos discursos e práticas de intolerância, discriminação e violência de cunho religioso, de modo a assegurar os direitos humanos no constante exercício da cidadania e da cultura de paz, orientando adequadamente seus alunos, você poderá ter acesso às melhores oportunidades de mercado. E tudo isso começa com a sua inscrição para o vestibular do Claretiano.