História - Licenciatura

saiba mais sobre o curso e faça sua inscrição

Duração do curso

selecione o local e como estudar

Valor da mensalidade

selecione o local e como estudar

Portaria de reconhecimento

Coordenador(a)

Sobre o curso

Resgatar a memória da humanidade e ampliar a compreensão da condição humana são atividades que tornam o conhecimento sobre História fundamental para as sociedades. Para isso, o historiador investiga e interpreta, criticamente, os acontecimentos humanos sob os aspectos econômicos, sociais, culturais e do cotidiano. Permitir aos alunos ter acesso a esses conhecimentos para entenderem melhor às condições atuais da sociedade e permitir-lhes agir de forma que possam evoluir como seres humanos são funções importantes do professor de História. Se o seu talento está na docência em História, você desenvolverá essas competências no Claretiano. Isso porque a missão educativa claretiana está fundamentada na ética e na investigação da verdade, o que vai lhe permitir ter uma formação crítica, desenvolvendo sua capacidade para fazer análises da sociedade e de estabelecer estratégias didáticas específicas, capazes de levar seus futuros alunos a construírem conhecimento a respeito das ações humanas ao longo dos séculos e, também, formá-los como sujeitos críticos e atuantes na sociedade.

NOTA: Se já concluiu uma graduação e deseja realizar um outro curso, você não precisa realizar vestibular e, ainda, consegue reduzir o tempo de conclusão desta nova formação. Clique aqui, confira a duração e as diversas opções de ingresso.

O Claretiano oferece para você

Para ser professor de História, é fundamental uma formação abrangente, que lhe permita ter uma concepção humanística da sociedade, da cultura e da educação. No Claretiano, você desenvolverá essas competências a partir de conteúdos que vão além das metodologias tradicionais de pesquisa, mas que abordam temáticas que vão da pré-história à história contemporânea, focando, também, a história regional, a história oral, museologia e técnicas de preservação de documentos, por exemplo. Além disso, a formação na área pedagógica oferecida pelo Claretiano vai lhe permitir ter autonomia em diversos campos da atuação docente e de pesquisa. As atividades práticas e de estágio vão estimulá-lo à análise de fatos históricos frente às teorias da História e métodos historiográficos, bem como a formular práticas de cunho pedagógico, que visam a um posicionamento crítico frente a um assunto específico, o que lhe ajudará a desenvolver as habilidades necessárias para atuar como historiador e professor de História.

Sua trajetória de sucesso começa no Claretiano

O mercado de trabalho para o professor de História oferece ótimas oportunidades, principalmente nas escolas públicas e privadas de Ensinos Fundamental e Médio. Elas buscam professores que sejam capazes de analisar, criticar, produzir e difundir o conhecimento na área de forma clara, levando em consideração, além da história factual, as diferentes correntes historiográficas de construção do conhecimento histórico, permitindo uma maior reflexão dos seus alunos para a formação de cidadãos críticos e participantes da sociedade, conscientes de seus diretos e deveres. Como, no Claretiano, a sua formação será abrangente, permitindo que você construa em suas aulas o conhecimento em História a partir de uma visão crítica acerca da sociedade e do caminhar humano ao longo dos séculos, você poderá ter acesso às melhores oportunidades. Além da atividade docente, você também poderá atuar em atividades vinculadas à manutenção e difusão do patrimônio cultural, em museus, arquivos históricos, entre outros. E tudo começa com a sua inscrição para o processo seletivo do Claretiano!