saiba mais sobre o curso e faça sua inscrição
4 anos
selecione o local e como estudar
selecione o local e como estudar
Você já deve ter se dado conta de como as notícias estão cada vez mais presentes em nossas vidas. O avanço da tecnologia, o acesso à internet, a possibilidade de interagir, entre outros fatores, têm feito com que busquemos informações em diversas fontes. O jornalista é o profissional responsável por buscar, apurar, confrontar e transformar informações em notícias que nos ajudam a enxergar o mundo a nossa volta. Em sua carreira, não existe rotina, tamanho dinamismo diante de fatos e informações que surgem o tempo todo. É uma responsabilidade muito grande e requer uma formação específica, teórica e prática para entender como, ao longo da história, a comunicação atuou em todo o mundo e como isso deve ser feito na atualidade diante da tecnologia. Se o seu talento está no Jornalismo, é exatamente isso que você vai aprender no Claretiano, a partir de uma missão educativa que valoriza o ser humano e que vai ajudá-lo a trabalhar de forma consciente, levando-se em consideração a responsabilidade social do controle dos conteúdos, pautado pela visão ética, social, política e cultural.
Estar atento aos acontecimentos, à sua relevância e à sua influência na sociedade é condição fundamental para a atividade jornalística. Para identificar e elaborar, crítica e criteriosamente, notícias, reportagens, documentários e matérias especiais para os mais diversos veículos de comunicação, em especial as plataformas digitais, o Claretiano lhe oferece conteúdos e atividades que vão desenvolver suas competências e habilidades para a investigação, a pesquisa e a apuração de informações, bem como técnicas para desenvolver textos próprios da linguagem jornalística de acordo com cada meio, sempre respeitando os valores éticos, as pessoas e as instituições. Além disso, o Claretiano conta com a Rede Claret de Comunicação, que possui emissora de televisão, emissoras de rádio e portal na internet, além de professores doutores, mestres e especialistas na área.
Com a diversificação das plataformas de acesso à informação e o avanço dos meios tradicionais, como o rádio e a televisão, por exemplo, as demandas por profissionais qualificados na área de jornalismo têm aumentado muito. A internet é um exemplo: estudos apontam que essa é uma tendência para atuação profissional e que, hoje, cerca de 50% dos profissionais jornalistas já atuam nesse meio. Como, no Claretiano, você terá uma formação abrangente e focada nas tendências atuais, você poderá encontrar as melhores oportunidades em veículos tradicionais, como jornais, revistas e emissoras de rádio e TV, bem como em plataformas de comunicação digital, como sites, blogs e mídias sociais em empresas públicas e privadas, ONGs, sindicatos e diversas entidades que se comunicam por meio de assessorias de imprensa, veículos institucionais, revistas, sites e blogs corporativos, entre outros. E tudo começa com a sua inscrição para o processo seletivo do Claretiano.