Infelizmente essa página não possui suporte a impressão.

            O Projeto de Avaliação Institucional da Faculdade Claretiana de Brasília, Unidade do Claretiano – Rede de Educação, tem por objetivo oferecer diretrizes, propostas e critérios, para dar continuidade em ambas unidades a sua ação de auto avaliação. Considerando e assumindo este instrumental fundamental para sua sobrevivência, a Faculdade Claretiana de Brasília poderá aperfeiçoar-se e crescer sempre mais, na sua missão educativa. Cabe observar, entretanto, que se trata de um projeto preliminar, sujeito a alterações que poderão ocorrer durante a implantação deste complexo processo.

            Este documento está embasado nas diretrizes propostas pelo Ministério da Educação, por meio da CONAES (Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior) e pelo SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), instituído pela Lei n. 10.861, de 14 de abril de 2004.

            Sabemos que o ser humano, bem como qualquer atividade que envolva pessoas e suas reações, para alcançar a sua plenitude e excelência, precisa estar em processo de avaliação contínua para que seja possível revisar seus objetivos, valores, critérios e ações. E, a partir daí, com liberdade e coerência, assumir um processo ativo de mudança e transformação.

            Cremos que toda Instituição de Ensino precisa, em consonância com o seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), elaborar o seu próprio Projeto de Avaliação, visando à coerência de seus valores, objetivos e ações.

            Em contrapartida, cremos também que, neste processo de avaliação, é imprescindível a participação de todos os segmentos da Instituição de Ensino, sendo eles a direção, o corpo diretivo e as coordenações, o corpo docente, o corpo discente, os funcionários técnico- administrativos. Em mesmo grau de importância somamos a esses agentes a participação ativa de membros da comunidade, pois toda a ação educacional nasce no seio de uma comunidade e, partindo de um processo institucional reflexivo, retorna a esta mesma comunidade.

            Desta forma, sabendo dos ideais institucionais orientados pela Missão Institucional do Claretiano – Rede de Educação, estes nos dão o direcionamento a seguir, para que alcancemos o objetivo proposto, e para que características como, força de vontade, disponibilidade, estrutura adequada, uso de novas tecnologias, entre outras, devam ser almejadas constantemente pela Comissão Própria de Avaliação da Faculdade Claretiana de Brasília. Este direcionamento baseado na Missão Institucional visto as nossas dificuldades e limitações internas e externas devem ser efetuadas de forma organizada e metódica, formas estas que este projeto dá orientação. Finalmente, cremos que é preciso avaliar para aperfeiçoar o que está bom e para mudar o que precisa ser mudado, este é o caminho.