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Claretiano - Centro Universitário | Pós-graduação 1º Semestre - 2019

EDITAL

CLARETIANO – CENTRO UNIVERSITÁRIO

OFERTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO (LATO SENSU)

1º semestre − 2019

 

O Reitor do CLARETIANO − CENTRO UNIVERSITÁRIO, situado à Rua Dom Bosco, 466, tendo sede no Município de Batatais, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais, estatutárias e regimentais, divulga o presente Edital, contendo normas, rotinas e procedimentos para o ingresso nos cursos de pós-graduação lato sensu a serem oferecidos pelo CLARETIANO − CENTRO UNIVERSITÁRIO nas modalidades a distância e semipresencial, tendo como fundamentos legais o artigo 44, inciso III, da Lei nº 9.394/1996 (LDB), a Resolução do MEC/CNE/CES nº 1, de 06/04/2018, a Portaria do MEC nº 684/2017 e as Resoluções do CONSUP/CLARETIANO, conforme descritas em cada curso neste edital. Os cursos apresentados neste Edital serão cadastrados e classificados por áreas conforme a Resolução CES/CNE/MEC nº 02, de 12/02/2014, e Manual Preliminar para Classificação dos Cursos – CINE BRASIL (INEP/MEC, 2018).

 

I – DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO E SEUS OBJETIVOS

 

Os cursos de pós-graduação lato sensu são constituídos por programas de formação em nível de Especialização e destinados a candidatos diplomados em cursos de graduação, visando complementar e aprofundar os conhecimentos acadêmicos e técnico-profissionais em campos específicos do saber e à capacitação técnica, científica ou cultural em novas áreas do conhecimento mediante a formação integral inspirada nos valores éticos e cristãos e no Carisma Claretiano que se fazem alinhados aos preceitos da Missão Institucional.

 

II – DAS VAGAS

 

Os cursos relacionados neste edital terão 60 (sessenta) vagas por turma, ficando a critério da Instituição a delimitação do número de turmas compostas em ambientes virtuais de aprendizagem ou em cada polo ou localidade em que os cursos serão oferecidos.    

 

                       

III – DOS CRITÉRIOS DE INSCRIÇÃO E DA SELEÇÃO

 

São candidatos a ingressar nos cursos apresentados somente os portadores de diploma de graduação, ficando vedadas a inscrição e matrícula de candidatos egressos de cursos sequenciais ou formação específica (artigo 44, inciso III da LDB na sua parte final).

A inscrição deverá ser realizada pela internet, por meio do site www.claretiano.edu.br, ou pessoalmente, nos polos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, devendo o candidato preencher corretamente os campos solicitados na Ficha de Inscrição e encaminhar, em até 5 (cinco) dias, os documentos mencionados no item IV.

Os candidatos aos cursos na modalidade a distância, no ato da inscrição deverão optar pelo formato de curso que melhor lhes convier, ou seja, extensivo ou intensivo, conforme descritos no item V deste Edital.

 

Período de inscrição: 01/11/2018 a 10/03/2019.

O processo de seleção dos candidatos será realizado obedecendo às seguintes fases:

1ª fase – análise da documentação exigida na inscrição;

2ª fase – avaliação tendo como referência o Histórico Escolar da graduação;

3ª fase − confirmação de abertura de turma no polo em que o candidato se inscreveu.

O candidato aguardará o resultado da análise e a confirmação de abertura de turma no polo em que se inscreveu. O CLARETIANO − CENTRO UNIVERSITÁRIO divulgará a situação de abertura da turma ou do curso até 20 (vinte) dias antes do seu início pelo site claretiano.edu.br, bastando clicar no ícone “resultado”.

taxa de inscrição no valor de R$230,00 (duzentos e trinta reais) deverá ser paga em qualquer agência bancária, ou via internet, por meio de boleto bancário a ser impresso pelo candidato ao finalizar a inscrição. Não serão aceitos depósitos bancários em nome do CLARETIANO − CENTRO UNIVERSITÁRIO.

Não haverá devolução da taxa de inscrição, exceto nas seguintes hipóteses:

a) não formação de turma. Neste caso, o candidato deverá requerer a devolução da taxa de inscrição no prazo de 30 (trinta) dias, a contar da data de divulgação da não abertura do curso/turma, que será realizada no site da instituição ou de outra forma que o CLARETIANO − CENTRO UNIVERSITÁRIO julgar necessário. O candidato deverá solicitar a devolução da taxa através do e-mail devolucaopos@claretiano.edu.br, inserindo os seguintes dados: nome completo do candidato, número do CPF, nome do curso e polo escolhido, dados bancários (nome do banco, agência, número da conta, nome do favorecido). Fica consignado que o valor da devolução somente será efetuado ao candidato, não sendo aceita conta de terceiro.

b) pedido de desistência. Neste caso, o candidato deverá efetuar o pedido de desistência até 3 (três) dias antes do início do curso/turma, através do e-mail devolucaopos@claretiano.edu.br, inserindo os seguintes dados: nome completo do candidato, número do CPF, nome do curso e polo escolhido, dados bancários (nome do banco, agência, número da conta, nome do favorecido). Fica consignado que o valor da devolução somente será efetuado ao candidato, não sendo aceita conta de terceiro. Para que haja a efetivação da desistência, o candidato deverá estar com a(s) parcela(s) paga (s) até o mês correspondente ao pedido de desistência.

No caso do candidato que solicitar a devolução do pagamento de taxa e/ou parcela após 10 (dez) dias do início do curso ou da geração do seu RA (Registro de Aluno), este terá direito à devolução de 80% (oitenta por cento). Após referido prazo, não haverá devolução de valores.

 

IV – DA MATRÍCULA

 

O deferimento e efetivação da matrícula ocorrerão no período reservado às inscrições, após a análise e aprovação da seguinte documentação: Ficha de Inscrição/Matrícula (devidamente preenchida por meio do site), cópia do diploma de graduação ou declaração de conclusão da graduação contendo data da colação de grau, cópia do Histórico Escolar da graduação, cópia do Documento de Identidade, cópia do CPF, cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento, uma foto 3x4 e recolhimento da taxa de matrícula no valor de R$ 230,00 (duzentos e trinta reais).

Os documentos podem ser encaminhados, digitalizados, pelo site do CLARETIANO − CENTRO UNIVERSITÁRIO após a conclusão da inscrição ou enviados pelos correios, de preferência via Sedex ou carta registrada, para CLARETIANO − CENTRO UNIVERSITÁRIO, Rua Dom Bosco, 466, bairro do Castelo, CEP 14300-000, cidade de Batatais/SP, aos cuidados da Secretaria de Pós-graduação. Assim que os documentos forem recebidos pela Secretaria, o candidato poderá acompanhar, pelo site do Claretiano, seu fluxo eletrônico de análise e posterior deferimento ou não.

O candidato egresso de curso de graduação concluído nos últimos 12 (doze) meses poderá apresentar a declaração de conclusão de curso, desde que esta apresente a data de colação de grau já realizada.

O candidato que não apresentar o diploma registrado do curso superior ou declaração de conclusão de curso com data de colação de grau no ato da inscrição/matrícula, no prazo de 30 dias a contar do início do curso, terá sua matrícula e seu aproveitamento acadêmico cancelados, sem qualquer direito a reembolso de taxa de inscrição e/ou de pagamento de parcela(s).

Para a obtenção do certificado de pós-graduação Lato Sensu e o respectivo Histórico Escolar, é necessário que o aluno tenha sido aprovado em todos os componentes curriculares e esteja rigorosamente em dia com a documentação exigida neste Edital.

Cabe ao aluno o encaminhamento de todos os documentos exigidos, bem como a responsabilidade quanto à veracidade destes.

O deferimento de matrícula dependerá, ainda, das seguintes condições:

a) abertura de turma/curso;

b) existência de vaga no curso pretendido;

c) inexistência de pendência financeira do candidato junto à AÇÃO EDUCACIONAL CLARETIANA.

 

V – DOS CURSOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

 

Os Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu do Claretiano – Centro Universitário serão oferecidos em 3 (três) formatos distintos, sendo: cursos oferecidos em formato on-line com encontros presenciais apenas para avaliações; cursos oferecidos em formato totalmente on-line, inclusive as avaliações, e: cursos oferecidos em formato on-line de modo semipresencial, com encontros presenciais para aulas e avaliações.

Nos diversos formatos de oferta, os cursos também serão classificados quanto à integralização, como cursos extensivos e cursos intensivos. 

Os cursos extensivos terão duração de 10 (dez) meses, com as disciplinas distribuídas em dois semestres. Contarão com carga horária presencial de 07h30min e carga horária a distância de 352h30min, totalizando 360 horas (exceto cursos que tenham outras previsões em seu PPPC). A carga horária presencial dos cursos extensivos será distribuída em 2 (dois) encontros ao término de cada semestre, exclusivamente para realização das avaliações.

Os cursos intensivos terão duração de 5 (cinco) meses, com todas as disciplinas ofertadas  em um único semestre. Contarão com carga horária presencial de 4 horas e carga horária a distância de 356 horas, totalizando 360 horas (exceto cursos que tenham outras previsões em seu PPPC). A carga horária presencial dos cursos intensivos será oferecida em um único encontro, ao término do semestre, exclusivamente para realização das avaliações.

Os encontros presenciais, para avaliações (provas, dos cursos extensivos e intensivos, serão realizados aos sábados das 08h30 às 12h00. Para ambos os formatos, no início do período letivo, em uma única data (normalmente em um sábado), haverão aulas inaugurais, com transmissão on-line, para todos os cursos, para a apresentação do modelo de educação a distância do CLARETIANO − CENTRO UNIVERSITÁRIO, bem como de todos os critérios e normas para os cursos de pós-graduação, sendo a participação do aluno facultativa. Os alunos poderão assistir as aulas inaugurais on-line acessando a internet, em qualquer localidade.

Para todos os cursos de Pós-Graduação do Claretiano – Centro Universitário, conforme disposições legais (Resolução CNE/CES n. 01/2018), não haverá mais obrigatoriesdade dos Trabalhos de Conclusão de Curso. Porém, dentro da disciplina de Metodologia de Pesquisa Científica, os alunos desenvolverão um trabalho na forma de artigo científico, conclusivo da disciplina.

Segue abaixo a relação dos Cursos de Pós-Graduação a serem oferecidos pelo Claretiano – Centro Universitário no primeiro semestre de 2019. Todos os cursos serão oferecidos, oferecidos na modalidade com os formatos de oferta sinalizados como segue:

E - curso em formato extensivo;

EI - curso em dois formatos: extensivo e intensivo;

OL/EI - curso on-line (sem encontros presenciais), em dois formatos: extensivo e intensivo;

 

 ÁREA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, NEGÓCIOS E DIREITO

 

A1. Auditoria e Perícia Contábil (EI)- CONSUP Nº 06/2016

A2. Gestão de Bibliotecas Escolares (E) - CONSUP Nº 06/2014

A3. Controladoria e Gestão de Tributos (E) - CONSUP Nº 10/2013

A4. Direito da Infância e Juventude (E) - CONSUP Nº 17/2018

A5. Direito do Trabalho e Processo do Trabalho (E) - CONSUP Nº 07/2008

A6. Direito Eleitoral e Processual Eleitoral (EI) - CONSUP Nº 010/2006

A7. Direito Público (E) - CONSUP Nº 14/2012

A8. Ergonomia (E) - CONSUP Nº 17/2018 - CONSUP Nº 17/2018

A9. Geopolítica e Relações Internacionais (EI) - CONSUP Nº 10/2011

A10. Gestão Ambiental (EI) - CONSUP Nº 03/2005

A11. Gestão de Agronegócios (E)  - CONSUP Nº 10/2011

A12. Gestão de Logística (E) - CONSUP Nº 10/2013

A13. Gestão de Operações, Produção e Serviços (E) - CONSUP Nº 17/2018

A14. Gestão de Polos de Educação a Distância (E) - CONSUP Nº 17/2018

A15. Gestão de Processos (E) - CONSUP Nº 17/2018

A16. Gestão de Recursos Humanos (OL/EI) - CONSUP Nº 10/2011

A17. Gestão de Vendas (E) - CONSUP Nº 17/2018

A18. Gestão e Planejamento de Projetos Sociais (E) - CONSUP Nº 14/2012

A19. Gestão em Saúde (*) (E) - CONSUP Nº 10/2011

A20. Gestão Esportiva (E)- CONSUP Nº 10/2013

A21. Gestão Financeira (EI) - CONSUP Nº 14/2012

A22. Gestão Pública (EI) - CONSUP Nº 10/2011

A23. Liderança e Coaching (E) - CONSUP Nº 17/2018

A24. Planejamento e Gestão Estratégica (OL/EI) - CONSUP Nº 07/2008    

A25. Psicologia Organizacional e do Trabalho (E) - CONSUP Nº 17/2018

A26. Secretariado Executivo: Assessoria Empresarial e Educacional (EI) - CONSUP Nº 10/2013

A27. Segurança e Saúde no Trabalho (EI) (S) - CONSUP Nº 14/2012

A28. Segurança Pública e Cidadania (*) - CONSUP Nº 07/2008

A29. Tecnologia de Produção Cervejeira (E) – CONSUP Nº 17/2018

 (*) Cursos pertencentes à área de Serviços conforme o Manual Preliminar para Classificação dos Cursos – CINE BRASIL (INEP/MEC, 2018).

 

A.            ÁREA DE EDUCAÇÃO

 

B1. Alfabetização e Letramento de Crianças, Jovens e Adultos (E) - CONSUP Nº 06/2014

B2. Arte e Educação (E) - CONSUP Nº 21A/2007

B3. Desenvolvimento de Material Didático (E) 

B4. Direito Educacional (EI) - CONSUP Nº 03/2005

B5. Docência na Educação Superior (EI) - CONSUP Nº 07/2008

B6. Educação a Distância: Planejamento, Implantação e Gestão (E) - CONSUP Nº 10/2011

B7. Educação Ambiental (E)

B8. Educação Especial – Geral (EI) - CONSUP Nº 03/2005

B9. Educação Especial: Deficiência Auditiva (E) - CONSUP Nº 14/2010

B10. Educação Especial: Deficiência Intelectual (E)(**) - CONSUP Nº 14/2010

B11. Educação Física Escolar (EI) (EaD e Semipresencial) - CONSUP Nº 03/2005

B12. Educação Infantil e Alfabetização (EI) - CONSUP Nº 03/2005

B13. Educação Musical (EI) - CONSUP Nº 06/2014

B14. Ensino Coletivo de Música (E) - CONSUP Nº 17/2018

B15. Ensino de Ciências e Biologia (E) - CONSUP Nº 07/2008

B16. Ensino de História e Geografia (EI) - CONSUP Nº 14/2010

B17. Ensino de Inglês e de Literatura Inglesa e Norte-americana (EI) - CONSUP Nº 10/2011

B18. Ensino de Matemática (EI)  - CONSUP Nº 21A/2007

B19. Ensino de Português, Literatura e Redação (EI) - CONSUP Nº 07/2008

B20. Ensino de Química (E) - CONSUP Nº 14/2010

B21. Ensino Religioso Escolar (EI) - CONSUP Nº 010/2006

B22. Filosofia e Ensino da Filosofia (OL/EI) - CONSUP Nº 21A/2007

B23. Formação de Tradutores em Língua Inglesa (EI) - CONSUP Nº 10/2009

B24. Gestão Educacional (OL/EI) - CONSUP Nº 010/2006

B25. História Cultural (E) - CONSUP Nº 10/2011

B26. Informática Educativa (E) - CONSUP Nº 17/2018

B27. Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS (EI) - CONSUP Nº 06/2016

B28. Pedagogia Empresarial (E) - CONSUP Nº 07/2008

B29. Pedagogia Hospitalar (E) - CONSUP Nº 06/2016

B30. Psicopedagogia no Processo Ensino-aprendizagem (EI) - CONSUP Nº 03/2005

B31. Sociologia e Ensino de Sociologia (E) - CONSUP Nº 10/2009

B32. Supervisão e Inspeção Escolar (E) - CONSUP Nº 10/2009

B33. Tutoria na Educação a Distância (E) - CONSUP Nº 17/2018

B34. Transtorno do Espectro Autista - TEA (E) - CONSUP Nº 17/2018

(**) O curso de Educação Especial: Deficiência Intelectual será ofertado no formato extensivo com duração de 15 (quinze) meses com 4 (quatro) encontros presenciais. O primeiro encontro é destinado à apresentação do curso e da metodologia adotada (sendo facultativo), e os demais encontros são destinados às avaliações e apresentação do TCC, guardadas as disposições do PPC e do sistema de avaliação da aprendizagem.

 

  1. ÁREA DE HUMANIDADES E ARTES

 

C1. Aconselhamento Filosófico (EI) - CONSUP Nº 06/2014

C2. Comunicação Não Violenta (E) - CONSUP Nº 11/2017

C3. Cristologia (E) - CONSUP Nº 11/2017

C4. Direitos Humanos (E) - CONSUP Nº 010/2006

C5. Felicidade e Resiliência (E) - CONSUP Nº 17/2018

C6. História da Arte (EI) - CONSUP Nº 14/2012

C7. História e Cultura Afro-brasileira e Africana (E) - CONSUP Nº 14/2012

C8. Museografia e Patrimônio Cultural (EI) - CONSUP Nº 10/2013

C9. Sagrada Escritura (OL/EI) - CONSUP Nº 14/2012

C10. Teologia Contemporânea (EI)  - CONSUP Nº 10/2011

 

  1. CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E COMPUTAÇÃO

 

D1. Banco de Dados (EI) - CONSUP Nº 14/2010

D2. Gestão de Projetos em TI (E)- CONSUP Nº 17/2018

D3. Plataforma de Desenvolvimento de WEB (E) - CONSUP Nº 10/2011

D4. Sistemas de Apoio à Tomada de Decisão (E) - BI

 

  1. ENGENHARIA, PRODUÇÃO E CONSTRUÇÃO

 

E1. Energias Renováveis (E) - CONSUP Nº 17/2018

E1. Engenharia de Manutenção (E) - CONSUP Nº 11/2017 

E2. Engenharia de Operações e Logística (E) - CONSUP Nº 17/2018

E3. Engenharia de Qualidade (E) - CONSUP Nº 11/2017

E4. Engenharia de Segurança no Trabalho (E) (**)- CONSUP Nº 17/2018

E5. Engenharia de Software - CONSUP Nº 17/2018

(**) O curso de Engenharia de Segurança no Trabalho será ofertado no formato extensivo com duração de 3 (três) semestres com 3 (três) encontros presenciais para provas e apresentação do TCC.

 

  1. SAÚDE E BEM ESTAR SOCIAL

 

F1. Atividades Aquáticas e Disfunções Orgânicas (E) - CONSUP Nº 17/2018

F2. Educação Física na Saúde: Fisiopatologias e Populações Especiais (E)  - CONSUP Nº 21A/2007

F3. Enfermagem em Centro Cirúrgico, Central de Materiais e Esterilização e Recuperação Pós-anestésica (E)  - CONSUP Nº 06/2016

F4. Estética Dermaticista (E) - CONSUP Nº 06/2016

F5. Fisiologia do Exercício e Treinamento Esportivo (E) - CONSUP Nº 010/2006

F6. Fisioterapia Gerontológica (E)  - CONSUP Nº 17/2018

F7. Fisioterapia Neurofuncional (E) - CONSUP Nº 10/2009

F8. Futebol e Futsal (E) - CONSUP Nº 07/2008

F9. Higiene Ocupacional (E)  - CONSUP Nº 07/2008

F10. Maquiagem Profissional (E)

F11. Musculação e Treinamento de Força (E)  - CONSUP Nº 06/2016

F12. Nutrição: Gestão da Qualidade e Controle de Higiene Sanitária de Alimentos (E)  - CONSUP Nº 10/2013

F13. Nutrição Comportamental (E) - CONSUP Nº 17/2018

F14. Personal Training (E) - CONSUP Nº 17/2018

F15. Promoção de Saúde (E) – Abordagens Multidisciplinares - CONSUP Nº 17/2018

F16. Terapia Ocupacional Hospitalar (E) - CONSUP Nº 06/2016

F17. Terapia Ocupacional na Gerontologia (E) - CONSUP Nº 21A/2007

F18. Tricologia e Cosmética Capilar - CONSUP Nº 11/2017

 

VI – DOS CURSOS NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL

 

Os cursos oferecidos na modalidade semipresencial contarão com cargas horárias e número de encontros presenciais diferenciados, conforme apresentados na descrição de cada curso. Estão disponíveis para Batatais (SP), Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), Curitiba (PR), Rio Claro (SP), São Paulo (SP) e Taguatinga (DF), podendo ser oferecidos em todos os demais polos sob demanda ou através de convênios. Os encontros presenciais ocorrerão aos sábados, das 08h até às 15h, exceto os cursos da área de Estética, que contarão com encontros presenciais às segundas-feiras das 13h00 às 18h00. Nos encontros presenciais, ocorrerão aulas específicas das disciplinas em andamento e avaliações, conforme a programação específica de cada curso. Os cursos sinalizados (*) além da oferta como semipresenciais também serão ofertados como cursos extensivos (EaD).

 

A.            ÁREA DE EDUCAÇÃO

 

A1. Educação Física Escolar (*). Modalidade semipresencial. Carga horária presencial de 52h; carga horária a distância de 308h; duração de 10 meses; 10 encontros, aos sábados.

A2. Educação Montessori. Modalidade semipresencial. Carga horária presencial de 180; carga horária a distância de 180h; duração de 15 meses; 25 encontros, aos sábados. - CONSUP Nº 017/2017.

 (*) O curso de Educação Física Escolar (*), será oferecido no modelo semipresencial para a sede (Batatais) e como curso extensivo (EaD) para todos os demais polos.

 

  1. SAÚDE E BEM ESTAR SOCIAL

 

B1. Educação Física na Saúde (*): Fisiopatologias e Populações Especiais (*). Modalidade semipresencial. Carga horária presencial de 80h; carga horária a distância de 280h; duração de 10 meses; 14 encontros, aos sábados. – CONSUP Nº 21ª/2007

B2. Estética Dermaticista (*)(S). Modalidade semipresencial. Carga horária presencial de 70h; carga horária a distância de 290h; duração de 10 meses; 14 encontros, às segundas-feiras das 13h00 às 18h00. – CONSUP Nº 06/2016

B3. Estética Corporal Avançada com Ênfase na Prática Clínica - Modalidade semipresencial. Carga horária presencial de 180h; carga horária a distância de 180h; duração de 10 meses; 25 encontros, aos sábados. - CONSUP Nº 17/2018.

B4. Estética Facial Avançada com Ênfase na Prática Clínica - Modalidade semipresencial. Carga horária presencial de 180h; carga horária a distância de 180h; duração de 10 meses; 25 encontros, aos sábados. - CONSUP Nº 17/2018.

B5. Fisiologia do Exercício e Treinamento Esportivo(*). Modalidade semipresencial. Carga horária presencial de 60h; carga horária a distância de 300h; duração de 10 meses; 10 encontros, aos sábados. - CONSUP Nº 010/2006

B6. Fisioterapia Cardiorrespiratória Geral e Intensiva. Modalidade semipresencial. Carga horária presencial de 180h; carga horária a distância de 180h; duração de 15 meses; 30 encontros, aos sábados. - CONSUP Nº 010/2006 - CONSUP Nº 21A/2007

B7. Fisioterapia Dermatofuncional. Modalidade semipresencial. Carga horária presencial de 180h; carga horária a distância de 180h; duração de 15 meses; 30 encontros, aos sábados. - CONSUP Nº 010/2006.

B8. Fisioterapia Ortopédica, Traumatológica e Desportiva. Modalidade semipresencial. Carga horária presencial de 180h; carga horária a distância de 180h; duração de 15 meses; 30 encontros, aos sábados.  - CONSUP Nº 10/2009

B9. Nutrição Estética e Esportiva. Modalidade semipresencial. Carga horária presencial de 80h; carga horária a distância de 280h; duração de 10 meses; 14 encontros, aos sábados. - CONSUP Nº 14/2012

B10. Nutrição: Gestão da Qualidade e Controle de Higiene Sanitária de Alimentos (*). Modalidade semipresencial. Carga horária presencial de 80h; carga horária a distância de 280h; duração de 10 meses; 14 encontros, aos sábados.  - CONSUP Nº 10/2013

B11. Nutrição nas Diferentes Fases da Vida e Dietoterapia Avançada. Modalidade semipresencial. Carga horária presencial de 80h; carga horária a distância de 280h; duração de 10 meses; 14 encontros, aos sábados.

B12. Saúde da Família. Modalidade semipresencial. Carga horária presencial de 60h; carga horária a distância de 300h; duração de 10 meses; 10 encontros, aos sábados. - CONSUP Nº 17/2018.

B13. Situação de Crise Existencial e Comportamento Auto-Destrutivo: Prevenção Centrada no Sentido da Vida. Modalidade semipresencial. Carga horária presencial de 60h; carga horária a distância de 300h; duração de 10 meses; 10 encontros, aos sábados. – CONSUP Nº 17/2018.

B14. Patologia Clínica - Modalidade semipresencial. Carga horária presencial de 180h; carga horária a distância de 180h; duração de 10 meses; 25 encontros, aos sábados. - CONSUP Nº 17/2018.

 

VII – DA COMPOSIÇÃO DE TURMAS

 

CLARETIANO − CENTRO UNIVERSITÁRIO reserva-se no direito de estabelecer a composição e/ou junção das turmas nos diversos cursos, tanto para os encontros presenciais como para o ambiente virtual de aprendizagem. Assim, os cursos a distância com até 4 (quatro) encontros presencias poderão contar com turmas mistas nos encontros presenciais, reservados para apresentação dos cursos, orientações sobre as metodologias e tecnologias empregadas, bem como as avaliações. Os demais cursos, ou seja, aqueles que apresentam mais de 4 (quatro) encontros presencias, somente serão abertos se contarem com o número mínimo de 20 (vinte) alunos matriculados em cada polo em que tenham sido oferecidos.

 

 

VIII − DA METODOLOGIA A DISTÂNCIA

 

As disciplinas ministradas a distância contarão com suportes pedagógico e tecnológico disponibilizados por meio da internet, bem como material didático mediacional disponibilizado em formato digital. A interatividade ocorrerá por meio de um ambiente virtual desenvolvido para atender às necessidades da Educação a Distância, denominado Sistema Gerenciador da Aprendizagem (SGA). Assim, todos os alunos contarão com assistência e acompanhamento permanentes por parte dos tutores, preservando a qualidade do processo de ensino-aprendizagem. Para garantir o bom aproveitamento e rendimento nos estudos na modalidade de Educação a Distância, os alunos deverão contar com um computador com internet para acessar o ambiente virtual de aprendizagem.

 

IX – DA PROGRAMAÇÃO

 

A programação dos encontros presenciais para a apresentação dos cursos, bem como de outras atividades inerentes aos componentes curriculares, será apresentada aos alunos ingressantes no início do período letivo ou adequadas por agendamento, quando oportuno, alinhada ao Calendário Acadêmico Geral da Pós-graduação e às condições explicitadas neste Edital.

 

X – DOS POLOS DE APOIO PRESENCIAL

 

Os polos são unidades do Claretiano, onde os alunos terão os encontros presenciais ou servirão como referência aos mesmos, contando com estrutura para atendê-los, dependendo das localidades, contando com laboratórios, biblioteca, secretaria, sala para estudos e outras instalações com pessoal e tutores qualificados para atendimento aos estudantes, possibilitando-lhes um excelente aprendizado. Segue abaixo a relação dos polos de apoio aos estudantes:

 

POLOS NO BRASIL

Água Boa/MT: Rua 12, nº 450 − Centro – CEP: 78635-970 - Local de atendimento da secretaria do polo: Rua 09 esquina com Rua 14, n° 545 – Bairro Centro II;

Águas Lindas de Goiás/GO: Qd. AR - Lote 01C - Mansões Por do Sol - CEP 72915-970;

Aracaju/SE: Rua Dom José Thomáz, 194 - São José - CEP 49015-090 – Local de atendimento da secretaria do polo: Rua Itabaiana, 608 – Bairro São José;

Araçatuba/SP: Rua Saldanha Marinho, 1590 - Paraíso - CEP 16074-200;

Araguaína/TO: Rua Soares, 247 - Centro - CEP 77823-015;

Araputanga/MT: Avenida 23 de Maio, 02 - Centro - CEP 78260-000;

Ariquemes/RO: Rua Fortaleza, 2237 - Setor 03 - CEP 76870-505 – Local de atendimento da secretaria do polo: Rua Jacundá, 2234 - Sala B – Bairro Setor 03;

Assis/SP: Rua Dom José Lázaro Neves, 414 - Centro - CEP 19814-391;

Barreiras/BA: Rua Ibirapuera, 727, − Jardim Imperial – CEP: 47802-080 - Local de atendimento da secretaria do polo: Rua Ibirapuera, 715 - Bairro Renato Gonçalves;

Barretos/SP: Avenida 25 de Agosto, 1100 - Distrito Industrial I - CEP 14783-044;

Batatais/SP: Rua Dom Bosco, 466 – Castelo − CEP: 14300-000;

Belém/PA: Travessa Humaitá, 700 − Pedreira – CEP: 66.085-220 – Local de atendimento da secretaria do polo: Travessa do Chaco, 712 – Bairro Pedreira;

Belo Horizonte/MG: Rua Aimorés, 1583 – Lourdes − CEP: 30140-071;

Blumenau/SC: Rua Sete de Setembro, 915 - Centro - CEP 89010-201;

Boa Vista/RR: Rua Antônio Augusto Martins, 52 – São Francisco - CEP 69305-270;

Bragança Paulista/SP: Rua Coronel Afonso Ferreira, 174 − Santa Terezinha − CEP: 12912-030;

Buritis/RO: Avenida Ayrton Senna, 1.751 - Setor 01 - CEP 76880-000;

Caldas Novas: Rua T, s/n - Nova Vila - CEP 75690-000;

Campina Grande/PB: Rua Estelita Cruz, 307 –Alto Branco – CEP: 58401-470;

Campinas/SP: Rua Sales de Oliveira, 2000 − Vila Industrial − CEP: 13035-500 – Local de atendimento da secretaria do polo: Rua Barão de Ibitinga, 204 – Bairro Vila Industrial;

Campo Grande/MS: Rua Pernambuco, 1533 – Vila Gomes − CEP: 79022-340 – Local de atendimento da secretaria do polo: Rua Rio Grande do Sul, 1688, casa 02, ao fundo – Bairro Vila Gomes;

Campos dos Goytacazes/RJ: Rua Dos Goytacazes, 318 - Centro - CEP 28010-460;

Caraguatatuba/SP: Avenida Mato Grosso, 900 – Indaiá − CEP: 11665-251;

Caxias do Sul/RS: Rua Sinimbu, 287 - Lourdes - CEP 95020-000;

Chapecó/SC: Rua Marechal Floriano Peixoto, 550-L - Centro - CEP 89801-500 – Local de atendimento da secretaria do polo: Rua Curitiba, 130-D - Sala comercial 02 - Edifício Dom Alberti - Bairro Maria Goretti;

Cruzeiro do Sul/AC: Rua Djalma Dutra, 500 – Centro – CEP 69980-000 – Local de atendimento da secretaria do polo: Avenida 17 de Novembro, 167 – Bairro Centro;

Cuiabá/MS: Avenida Dom Aquino, 449 – Dom Aquino − CEP: 78015-200;

Curitiba/PR: Avenida Presidente Getúlio Vargas, 1193 – Rebouças − CEP: 80250-180;

Diamantina/MG: Rua Tijuco, 473 – Centro – CEP: 39100-000;

Divinópolis/MG: Rua Rio de Janeiro, 426 - Centro - CEP 35500-009;

Dourados/MS: Rua Oliveira Marques, 2140 A - Térreo - Sala 01 – Centro – CEP 79805-021;

Eunápolis/BA: Rua Pe. Frei Severino Ramo Gomes do Nascimento, 214 - Fundos - Residencial Santa Isabel - CEP 45825-570;

Feira de Santana/BA: Rua Gastão Guimarães, 87 - Centro - CEP 44001-540;

Floriano/PI: Rua Antonino Freire, 519 – Centro – CEP: 64800-000;

Florianópolis/SC: Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 1524 - Pantanal - CEP 88040-001;

Fortaleza/CE: Avenida Frei Cirilo, 4454 A – Messejana – CEP: 60840-285;

Goianésia/GO: Avenida Goiás, 365 - Centro - CEP 76380-106;

Goiânia/GO: Avenida Paranaíba, 370 − Quadra 100 – Setor Central – CEP: 74020-010;

Governador Valadares/MG: Rua Tiradentes, 312 – Centro – CEP: 35020-610;

Guarapuava/PR: Rua Senador Pinheiro Machado, 2163 – Centro – CEP: 85010-100;

Guaratinguetá/SP: Rua José Ferreira da Silva, 65 - Jardim Coelho Neto - CEP 12514-020;

Guarulhos/SP: Rua Dr. Ângelo de Vita, 159 − Jardim São Paulo – CEP: 07110-120 – Local de atendimento da secretaria do polo: Rua Santo Antônio, 236 (antigo nº 105) – Bairro Jardim São Paulo;

Ilhéus/BA: Rua Madre Thaís, 197 - Alto da Piedade - CEP 45652-350;

Imperatriz/MA: Rua Paraíba, 1518 − Mercadinho – CEP: 65901-290;

Ipatinga/MG: Rua Jerusalém, 205 - Bethânia - CEP 35164-780 – Local de atendimento da secretaria do polo: Rua Salermo, 214 - Bairro Bethânia;

Itapecerica da Serra/SP: Rua Estrada Abias da Silva, 750 - Mombaça - CEP 06868-700;

Itumbiara/GO: Rua Dâmaso Marquez, 126 - Setor Central - CEP 75503-480 – Local de atendimento da secretaria do polo: Rua Dâmaso Marquez, 141 – Bairro Centro;

Ji-Paraná/RO: Rua Clóvis Arrais, 1323 − Centro − CEP: 76900-044;

João Pessoa/PB: Avenida Epitácio Pessoa, 208 - Torre - CEP 58040-000;

Juiz de Fora/MG: Rua Santo Antônio, 382 -  Centro - CEP 36015-000 – Local de atendimento da secretaria do polo: Rua Santo Antônio, 286 – Bairro Centro;

Linhares/ES: Rua Governador Florentino Ávidos, 80 - Nossa Senhora da Conceição - CEP 29900-490;

Luziânia/GO: Rua Leolince - Quadra 160 - Lote 12 - Parque Estrela Dalva II - CEP 72820-090;

Macaé/RJ: Rua Benedito Peixoto, 35 - Centro - CEP 27916-040;

Macapá/AM: Avenida Duque de Caxias, 908 - Centro - CEP 68900-071;

Maceió/AL: Rua José Fragoso, 100 – Pajuçara – CEP: 57035-300;

Manaus/AM: Travessa Maromba, 79 − Chapada – CEP: 69050-150;

Marabá/PA: Folha 31, Quadra 05, Lote 25 a 30, s/n − Nova Marabá – CEP: 68507-570;

Maringá/PR: Avenida Brasil, 5354 − Zona 5 – CEP: 87014-070 – Local de atendimento da secretaria do polo: Avenida Brasil, 5078 – Bairro Zona 04;

Mauá/SP: Praça Monsenhor A. V. Arminas, 01 - Matriz - CEP 09370-111;

Mogi das Cruzes/SP: Rua Senador Dantas, 284 – Centro – CEP: 08710-690 – Local de atendimento da secretaria do polo: Rua Senador Dantas, 291, Casa 1 – Bairro Centro;

Mossoró/RN: Avenida Santa Luzia, 173 − Bairro Santa Delmira – CEP: 59615-000;

Natal/RN: Avenida Hermes da Fonseca, 603 - Petrópolis - CEP 59014-495;

Normandia/RR: Rua Roberto Costa, s/n - Centro - CEP 69355-000 – Local de atendimento da secretaria do polo: Rua Pedro Camilo, 01 - Bairro Centro;

Óbidos/PA: Travessa Aciole Lins, s/n - Centro - CEP 68250-000;

Osasco/SP: Rua João Batista, 487 − Centro − CEP: 06097-105;

Palmas/TO: Avenida Joaquim Teotônio Segurado − Quadra 602, Sul, Conjunto 01, Lote 17 – CEP: 77022-002 – Local de atendimento da secretaria do polo: Quadra 602 Sul - Avenida Joaquim Teotônio Segurado Edifício Nogueira, Lote 16 - Sala 01/02;

Parintins/AM: Rua Governador Leopoldo Neves, 516 – Centro – CEP: 69151-065;

Passo Fundo/RS: Rua Paissandú, 928 - Centro - CEP 99010-101 – Local de atendimento da secretaria do polo: Rua Paissandú, 916, sala 201 – Bairro Centro;

Passos/MG, Rua Cristiano Stockler, 271 – Centro − CEP: 37900-150;

Pelotas/RS: Praça José Bonifácio, 166 – Centro − CEP: 96015-170;

Perus/SP: Rua Padre Manuel Campello, 376, casa 01 - Perus - São Paulo/SP - CEP 05206-020;

Petrolina/PE: Praça das Nações, s/n - Areia Branca - CEP 56304-360;

Petrópolis/RJ: Rua Monsenhor Bacelar, 590 - Valparaíso - CEP 25685-110;

Poços de Caldas/MG: Rua Rio Grande do Sul, 1483 − Centro – CEP: 37701-001;

Porangatu/GO: Rua Santana, 33 - Setor Leste - CEP 76550-000;

Porto Alegre/RS: Avenida Professor Oscar Pereira, 3052 - Glória - CEP 91710-000;

Porto Velho/RO: Rua Almirante Barroso, s/n − Nossa Senhora das Graças − CEP: 76804-175 – Local de atendimento da secretaria do polo: Avenida Nações Unidas, 519, sala 03, térreo de frente para a Rua Salgado Filho - Bairro Nossa Senhora das Graças;

Pouso Alegre/MG: Rua Monsenhor José Paulino, 371 - Centro - CEP 37550-099;

Presidente Prudente/SP: Rua Padre João Goetz, 632 – Jd. João Paulo II − CEP: 19061-000;

Recife/PE: Rua Dom Bosco, 551 – Boa Vista – CEP: 50070-070;

Ribeirão Preto/SP: Avenida do Café, 1305 – Vila Amélia − CEP: 14050-230 – Local de atendimento da secretaria do polo: Rua Martinico Prado, 555 – Bairro Vila Tibério;

Rio Branco/AC: Avenida Getúlio Vargas, 3030 – Vila Ivonete – CEP 69908-650;

Rio Claro/SP: Avenida Santo Antônio Maria Claret, 1724 − Cidade Claret – CEP: 13503-257;

Rio de Janeiro/RJ: Rua Oto de Alencar, 23 − Maracanã – CEP: 20271-220;

Rio Verde/GO: Rua Nivaldo Ribeiro, 271 – Centro - CEP 75901-030 – Local de atendimento da secretaria do polo: Rua Augusta Bastos, 996 – Bairro Centro;

Rondonópolis/MT: Rua Otávio Pitaluga, 839 – Centro – CEP: 78700-170 – Local de atendimento da secretaria do polo: Rua Otávio Pitaluga, 721, salas 01 e 02 Bairro Centro;

Rorainópolis/RR: Rua José Apolinário, 617 - Pantanal - CEP 69373-000;

Salvador/BA: Rua Lineu Lapa Barreto, Alto de São Francisco, s/n - Boca do Rio - CEP 41705-100 – Local de atendimento da secretaria do polo: Rua Abelardo Andrade de Carvalho, 05 – Bairro Boca do Rio;

Santa Cruz do Sul/RS: Rua Marechal Floriano, 607 - Centro - CEP 96810-052 – Local de atendimento da secretaria do polo: Rua Marechal Floriano, 607 - sala 417 – Bairro Centro;

Santa Inês/MA: Rua Padre Cícero, 144 - Vila Militar - CEP 65306-255;

Santarém/PA: Avenida São Sebastião, 799 − Santa Clara – CEP: 68005-090;

Santo André/SP: Rua Dom Pedro I, 395 − Bairro Silveira – CEP: 09130-400;

Santos/SP: Avenida Ana Costa, 373 - Gonzaga - CEP 11035-000;

São Carlos/SP: Rua Padre Teixeira, 1110 - Jardim Bethânia - CEP 13561-050;

São Francisco do Guaporé/RO: Avenida Tancredo Neves, 3610 - Salas 05 e 06 - Cidade Baixa - CEP 76935-000;

São José do Rio Preto/SP: Rua Agostinianos, 88 − Jardim Santa Catarina − CEP: 15080-180 – Local de atendimento da secretaria do polo: Rua da Cultura, 252 – Bairro Jardim Santa Luzia;

São José dos Campos/SP: Rua Presidente Wenceslau Braz, 75/161 - Jardim Esplanada - CEP 12242-780 – Local de atendimento da secretaria do polo: Rua Barão do Rio Branco, 959, Bairro Jardim Esplanada;

São Luiz/MA: Rua do Rancho, 110 − Centro – CEP: 65010-010;

São Miguel do Guaporé/RO: Avenida 16 de Junho, 565 – Centro - CEP 76.932-000;

São Miguel Paulista/SP: Rua José Dias Miranda, 41 - São Miguel Paulista - São Paulo/SP - CEP 08011-020;

São Paulo/SP: Rua Martim Francisco, 604 − Santa Cecília − CEP: 01226-000;

Sinop/MT: Rua das Nogueiras, nº 695 − Sala 01, térreo − Ed. Bandeirantes − Setor Comercial – CEP: 78550-226;

Sobral/CE: Avenida da Universidade, 49 – Alto da Brasília – CEP: 62040-370;

Sorocaba/SP: Rua Padre José Manoel de Oliveira Libório, 77 – Centro − CEP: 18010-310 – Local de atendimento da secretaria do polo: Rua Padre José Manoel de Oliveira Libório, 118 – Bairro Centro;

Tabatinga/AM: Avenida da Amizade, s/n - Portobrás, Setor 03 - Qd 9 Lt X - CEP 69640-000;

Taguatinga/DF: Área Especial para Igreja Católica − Setor “C” 7B − CEP: 72010-070;

Teresina/PI: Avenida Miguel Rosa, 3336 - Centro-Sul - CEP 64002-850 – Local de atendimento da secretaria do polo: Avenida Miguel Rosa, 3207, sala 01 – Bairro Centro-Sul;

Uberaba/MG: Rua 7 de Setembro, 240 − Bairro Estados Unidos – CEP: 38015-140;

Uberlândia/MG: Avenida Engenheiro Diniz, 245 - Martins - CEP 38400-462 – Local de atendimento da secretaria do polo: Avenida Engenheiro Diniz, 187 - Bairro Martins;

Vilhena/RO: Avenida Capitão Castro, 4807 – Centro – CEP: 76980-000 – Local de atendimento da secretaria do polo: Avenida Capitão Castro, 4668 - Bairro Centro;

Vitória/ES: Rua Thiers Velloso, 125 − Centro – CEP: 29018-065 – Local de atendimento da secretaria do polo: Avenida República, 288 - Centro (Em frente ao Pq. Moscoso);

Vitória da Conquista/BA: Avenida Pernambuco, 436 − Brasil − CEP: 45051-125.

Volta Redonda/RJ: Rua Cento e Cinquenta e Seis, 260 - Laranjal - CEP 27255-080;

 

POLOS NO EXTERIOR

Estes polos não ofertam os cursos na modalidade semipresencial.

Lisboa/Portugal: Avenida das Forças Armadas - Código postal: 1600-083

Madrí/Espanha: Rua Juan Álvarez Mendizábal, 65, dpdo 1º - Código postal: 28008

Orlando/Estados Unidos da América: Logradouro: Rua Kingspointe Parkway, 7751 - Código postal: 32819

Toyohashi-shi/Japão: 440-0888 Aichi-ken - Toyohashi-shi - Ekimae Oodori 3-48

 

XI – DAS DISPOSIÇÕES COMPLEMENTARES

 

Após a inscrição, o candidato deverá aguardar o deferimento de sua matrícula, que estará acondicionado a todas as exigências contidas no item IV deste Edital.

Caso o candidato se inscreva em um polo que não confirmar abertura do curso escolhido, terá a opção de solicitar a transferência para outro polo ou curso até a data de início deste ou solicitar a devolução do valor referente à inscrição, conforme previsão no item III deste Edital.

Considera-se desistente o candidato que não efetuar o pagamento da taxa de inscrição até a data de início do curso/turma pretendido.

Os certificados de conclusão dos cursos de Pós-graduação lato sensu mencionarão a área de conhecimento do curso em atendimento à Resolução CES/CNE/MEC nº 01, de 01 de junho de 2007, a Resolução CES/CNE/MEC nº 02, de 12/02 /2014, e Manual de Classificação da OCDE.

Os casos não previstos neste Edital serão resolvidos pela Câmara Superior de Pós-graduação do CLARETIANO − CENTRO UNIVERSITÁRIO.

 

Batatais, 20 de Setembro de 2018.

Dr. Pe. Sérgio Ibanor Piva