Infelizmente essa página não possui suporte a impressão.

Pós-graduação 1º Semestre - 2020 | Claretiano - Centro Universitário

 

 

EDITAL

CLARETIANO – CENTRO UNIVERSITÁRIO

OFERTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO (LATO SENSU)

1º semestre – 2020

 

O Reitor do CLARETIANO − CENTRO UNIVERSITÁRIO, situado à Rua Dom Bosco, 466, tendo sede no Município de Batatais, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais, estatutárias e regimentais, divulga o presente Edital, contendo normas, rotinas e procedimentos para o ingresso nos cursos de pós-graduação lato sensu a serem oferecidos pelo CLARETIANO − CENTRO UNIVERSITÁRIO nas modalidades a distância e semipresencial, tendo como fundamentos legais o artigo 44, inciso III, da Lei nº 9.394/1996 (LDB), a Resolução do MEC/CNE/CES nº 1, de 06/04/2018, a Portaria do MEC nº 684/2017 e as Resoluções do CONSUP/CLARETIANO, conforme descritas em cada curso neste Edital. Os cursos apresentados neste Edital serão cadastrados e classificados por áreas conforme a Resolução CES/CNE/MEC nº 02, de 12/02/2014, e Manual Preliminar para Classificação dos Cursos – CINE BRASIL (INEP/MEC, 2018).

 

I – DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO E SEUS OBJETIVOS

Os cursos de pós-graduação lato sensu são constituídos por programas de formação em nível de Especialização e destinados a candidatos diplomados em cursos de graduação, visando complementar e aprofundar os conhecimentos acadêmicos e técnico-profissionais em campos específicos do saber e à capacitação técnica, científica ou cultural em novas áreas do conhecimento mediante a formação integral inspirada nos valores éticos e cristãos e no Carisma Claretiano, que se fazem alinhados aos preceitos da Missão Institucional.

 

II – DAS VAGAS

Os cursos relacionados neste Edital terão 60 (sessenta) vagas por turma, ficando a critério da Instituição a delimitação do número de turmas compostas em ambientes virtuais de aprendizagem ou em cada polo ou localidade em que os cursos serão oferecidos.        

III – DOS CRITÉRIOS DE INSCRIÇÃO E DA SELEÇÃO

São candidatos a ingressar nos cursos apresentados somente os portadores de diploma de graduação, ficando vedadas a inscrição e matrícula de candidatos egressos de cursos sequenciais ou formação específica (artigo 44, inciso III da LDB, na sua parte final).

A inscrição deverá ser realizada pela internet, por meio do site www.claretiano.edu.br, ou pessoalmente, nos polos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, devendo o candidato preencher corretamente os campos solicitados na Ficha de Inscrição e encaminhar, em até 5 (cinco) dias, os documentos mencionados no item IV.

Os candidatos aos cursos na modalidade a distância, no ato da inscrição, deverão optar pelo formato de curso que melhor lhes convier, ou seja, extensivo ou intensivo, conforme descritos no item V deste Edital.

Período de inscrição: 22/10/2019 a 06/03/2020.

O processo de seleção dos candidatos será realizado obedecendo às seguintes fases:

1ª fase – análise da documentação exigida na inscrição;

2ª fase – avaliação tendo como referência o Histórico Escolar da graduação;

3ª fase − confirmação de abertura de turma no polo em que o candidato se inscreveu.

O candidato aguardará o resultado da análise e a confirmação de abertura de turma no polo em que se inscreveu. O CLARETIANO − CENTRO UNIVERSITÁRIO divulgará a situação de abertura da turma ou do curso até 20 (vinte) dias antes do seu início pelo site claretiano.edu.br, bastando clicar no ícone “resultado”.

taxa de inscrição, no valor de R$250,00 (duzentos e cinquenta reais), deverá ser paga em qualquer agência bancária, ou via internet, por meio de boleto bancário a ser impresso pelo candidato ao finalizar a inscrição. Não serão aceitos depósitos bancários em nome do CLARETIANO − CENTRO UNIVERSITÁRIO.

Não haverá devolução da taxa de inscrição, exceto nas seguintes hipóteses:

a) não formação de turma. Neste caso, o candidato deverá requerer a devolução da taxa de inscrição no prazo de 30 (trinta) dias, a contar da data de divulgação da não abertura do curso/turma, que será realizada no site da Instituição ou de outra forma que o CLARETIANO − CENTRO UNIVERSITÁRIO julgar necessário. O candidato deverá solicitar a devolução da taxa através do e-mail devolucaopos@claretiano.edu.br, inserindo os seguintes dados: nome completo do candidato, número do CPF, nome do curso e polo escolhido, dados bancários (nome do banco, agência, número da conta, nome do favorecido). Fica consignado que o valor da devolução somente será efetuado ao candidato, não sendo aceita conta de terceiro.

b) pedido de desistência. Neste caso, o candidato deverá efetuar o pedido de desistência até 3 (três) dias antes do início do curso/turma, através do e-mail devolucaopos@claretiano.edu.br, inserindo os seguintes dados: nome completo do candidato, número do CPF, nome do curso e polo escolhido, dados bancários (nome do banco, agência, número da conta, nome do favorecido). Fica consignado que o valor da devolução somente será efetuado ao candidato, não sendo aceita conta de terceiro. Para que haja a efetivação da desistência, o candidato deverá estar com a(s) parcela(s) paga(s) até o mês correspondente ao pedido de desistência.

No caso do candidato que solicitar a devolução do pagamento de taxa e/ou parcela após 10 (dez) dias do início do curso ou da geração do seu RA (Registro de Aluno), este terá direito à devolução de 80% (oitenta por cento). Após referido prazo, não haverá devolução de valores.

 

IV – DA MATRÍCULA

O deferimento e efetivação da matrícula ocorrerão no período reservado às inscrições, após a análise e aprovação da seguinte documentação: Ficha de Inscrição/Matrícula (devidamente preenchida por meio do site), cópia do diploma de graduação ou declaração de conclusão da graduação contendo data da colação de grau, cópia do Histórico Escolar da graduação, cópia do Documento de Identidade, cópia do CPF, cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento, uma foto 3x4 e recolhimento da taxa de matrícula, no valor de R$ 230,00 (duzentos e trinta reais).

Os documentos podem ser encaminhados, digitalizados, pelo site do CLARETIANO − CENTRO UNIVERSITÁRIO após a conclusão da inscrição ou enviados pelos Correios, de preferência via Sedex ou carta registrada, para CLARETIANO − CENTRO UNIVERSITÁRIO, Rua Dom Bosco, 466, bairro do Castelo, CEP 14300-000, cidade de Batatais/SP, aos cuidados da Secretaria de Pós-graduação. Assim que os documentos forem recebidos pela Secretaria, o candidato poderá acompanhar, pelo site do Claretiano, seu fluxo eletrônico de análise e posterior deferimento ou não.

O candidato egresso de curso de graduação concluído nos últimos 12 (doze) meses poderá apresentar a declaração de conclusão de curso, desde que esta apresente a data de colação de grau já realizada.

O candidato que não apresentar o diploma registrado do curso superior ou declaração de conclusão de curso com data de colação de grau no ato da inscrição/matrícula no prazo de 30 dias a contar do início do curso terá sua matrícula e seu aproveitamento acadêmico cancelados, sem qualquer direito a reembolso de taxa de inscrição e/ou de pagamento de parcela(s).

Para a obtenção do certificado de pós-graduação lato sensu e o respectivo Histórico Escolar, é necessário que o aluno tenha sido aprovado em todos os componentes curriculares e esteja rigorosamente em dia com a documentação exigida neste Edital.

Cabe ao aluno o encaminhamento de todos os documentos exigidos, bem como a responsabilidade quanto à veracidade destes.

O deferimento de matrícula dependerá, ainda, das seguintes condições:

a) abertura de turma/curso;

b) existência de vaga no curso pretendido;

c) inexistência de pendência financeira do candidato junto à AÇÃO EDUCACIONAL CLARETIANA.

 

V – DOS CURSOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

Os cursos de pós-graduação lato sensu do Claretiano – Centro Universitário serão oferecidos em 3 (três) formatos distintos, sendo:

a)    cursos oferecidos em formato on-line com encontros presenciais apenas para avaliações;

b)    cursos oferecidos em formato totalmente on-line, inclusive as avaliações; e:

c)    cursos oferecidos em formato on-line de modo semipresencial, com encontros presenciais para aulas e avaliações.

Nos diversos formatos de oferta, os cursos também serão classificados quanto à integralização, como cursos extensivos e cursos intensivos, como seguem: 

a)    cursos extensivos terão duração de 10 (dez) meses, com as disciplinas distribuídas em dois semestres. Contarão com carga horária presencial de 7h30min e carga horária a distância de 352h30min, totalizando 360 horas (exceto cursos que tenham outras previsões em seu Projeto Político-Pedagógico de Curso – PPPC). A carga horária presencial dos cursos extensivos será distribuída em 2 (dois) encontros ao término de cada semestre, exclusivamente para realização das avaliações. Estas disposições não se aplicam aos cursos extensivos com orientações diferenciadas em seus PPPCs.

b)    cursos intensivos terão duração de 5 (cinco) meses, com todas as disciplinas ofertadas em um único semestre. Contarão com carga horária presencial de 4 horas e carga horária a distância de 356 horas, totalizando 360 horas (exceto cursos que tenham outras previsões em seu PPPC). A carga horária presencial dos cursos intensivos será oferecida em um único encontro, ao término do semestre, exclusivamente para realização das avaliações.

Os encontros presenciais, para avaliações (provas), dos cursos extensivos e intensivos serão realizados aos sábados, das 8h30 às 12h00. As provas dos cursos ou disciplinas totalmente on-line ocorrerão às segundas e/ou terças-feiras a partir das 20h00. Para todos formatos, no início do período letivo, em uma única data (normalmente em um sábado), haverá aulas inaugurais, com transmissão on-line, para todos os cursos, para a apresentação do modelo de Educação a Distância do CLARETIANO − CENTRO UNIVERSITÁRIO, bem como de todos os critérios e normas para os cursos de pós-graduação, sendo a participação do aluno facultativa. Os alunos poderão assistir as aulas inaugurais on-line acessando a internet, em qualquer localidade.

Para todos os cursos de pós-graduação do Claretiano – Centro Universitário, conforme disposições legais (Resolução CNE/CES nº 01/2018), não haverá mais obrigatoriedade dos Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC (exceto para alguns cursos que constam obrigatoriedade do TCC no PPPC). Dentro da disciplina de Metodologia de Pesquisa Científica, todos os alunos desenvolverão um trabalho na forma de artigo científico, conclusivo da disciplina.

Segue abaixo a relação dos cursos de pós-graduação a serem oferecidos pelo Claretiano – Centro Universitário no primeiro semestre de 2019. Todos os cursos serão oferecidos com os formatos de oferta sinalizados a seguir:

E – curso em formato extensivo;

E/I – curso em dois formatos: extensivo e intensivo;

OE/OI – curso on-line (sem encontros presenciais), em dois formatos: extensivo e intensivo.

 

A.   ÁREA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, NEGÓCIOS E DIREITO

A1. Auditoria e Perícia Contábil (E/I) – CONSUP Nº 06/2016

A2. Controladoria e Gestão de Tributos (E/I) – CONSUP Nº 10/2013

A3. Direito da Infância e Juventude (E) – CONSUP Nº 25/2018

A4. Direito do Trabalho e Processo do Trabalho (E/I) – CONSUP Nº 07/2008

A5. Direito Digital (OE/OI) – CONSUP Nº 18/2019

A6. Direito Eleitoral e Processual Eleitoral (E/I) – CONSUP Nº 010/2006

A7. Direito Negocial Imobiliário (E) – CONSUP Nº 18/2019

A8. Direito Público (OE/OI) – CONSUP Nº 14/2012

A9. Ergonomia (E) – CONSUP Nº 25/2018

A10. Geopolítica e Relações Internacionais (E/I) – CONSUP Nº 10/2011

A11. Gestão Ambiental (OE/OI) – CONSUP Nº 03/2005

A12. Gestão de Agronegócios (E) – CONSUP Nº 10/2011

A13. Gestão de Bibliotecas Escolares (E) – CONSUP Nº 11/2017

A14. Gestão de Logística (OE/OI) – CONSUP Nº 10/2013

A15. Gestão de Processos (OE/OI) – CONSUP Nº 25/2018

A16. Gestão de Recursos Humanos (OE/OI) – CONSUP Nº 10/2011

A17. Gestão e Planejamento de Projetos Sociais (E) – CONSUP Nº 14/2012

A18. Gestão em Saúde (E) (*) – CONSUP Nº 10/2011

A19. Gestão Esportiva (OE/OI) – CONSUP Nº 07/2008

A20. Gestão Financeira (E/I) – CONSUP Nº 14/2012

A21. Gestão Pública (E/I) – CONSUP Nº 10/2011

A22. Liderança e Coaching (OE/OI) – CONSUP Nº 25/2018

A23. Moda: Gestão da Comunicação e Negócio (E) – CONSUP Nº 18/2019

A24. Planejamento e Gestão Estratégica (OE/OI) – CONSUP Nº 10/2013    

A25. Psicologia Organizacional e do Trabalho (E) – CONSUP Nº 25/2018

A26. Secretariado Executivo: Assessoria Empresarial e Educacional (E/I) – CONSUP Nº 10/2013

A27. Segurança e Saúde no Trabalho (E/I) (*) – CONSUP Nº 14/2012

A28. Segurança Pública e Cidadania (E) (*) – CONSUP Nº 07/2008

(*) Cursos pertencentes à área de Serviços conforme o Manual Preliminar para Classificação dos Cursos – CINE BRASIL (INEP/MEC, 2018).

B.   ÁREA DE EDUCAÇÃO

B1. Alfabetização e Letramento de Crianças, Jovens e Adultos (E/I) – CONSUP Nº 06/2014

B2. Arte e Educação (E) – CONSUP Nº 21A/2007

B3. Base Nacional Comum Curricular: Gestão, Docência e Inovação – (E) CONSUP Nº 18/2019

B4. Desenvolvimento de Material Didático (E) – CONSUP Nº 25/2018

B5. Didática e Metodologia do Ensino de Espanhol (E) – CONSUP Nº 18/2019

B6. Direito Educacional (OE/OI) – CONSUP Nº 03/2005

B7. Docência na Educação Superior (E/I) – CONSUP Nº 07/2008

B8. Educação a Distância: Planejamento, Implantação e Gestão (OE/OI) – CONSUP Nº 10/2011

B9. Educação Especial – Geral (E/I) – CONSUP Nº 03/2005

B10. Educação Especial: Deficiência Intelectual (E) (**) – CONSUP Nº 14/2010

B11. Educação Física Escolar (E/I) – CONSUP Nº 03/2005

B12. Educação Infantil e Alfabetização (E/I) – CONSUP Nº 03/2005

B13. Educação Médica (E) – CONSUP Nº 18/2019

B14. Educação Musical (E/I) – CONSUP Nº 06/2014

B15. Ensino Coletivo de Música (E) – CONSUP Nº 25/2018

B16. Ensino de Ciências e Biologia (OE/OI) – CONSUP Nº 07/2008

B17. Ensino de História e Geografia (OE/OI) – CONSUP Nº 14/2010

B18. Ensino de Inglês e de Literatura Inglesa e Norte-americana (E/I) – CONSUP Nº 10/2011

B19. Ensino de Matemática (E/I) – CONSUP Nº 21A/2007

B20. Ensino de Português, Literatura e Redação (E/I) – CONSUP Nº 07/2008

B21. Ensino de Química (E) – CONSUP Nº 14/2010

B22. Ensino Religioso Escolar (OE/OI) – CONSUP Nº 010/2006

B23. Filosofia e Ensino da Filosofia (OE/OI) – CONSUP Nº 21A/2007

B24. Formação de Professores para Educação Bilíngue (E) – CONSUP Nº 21A/2007

B25. Formação de Tradutores em Língua Inglesa (E/I) – CONSUP Nº 10/2009

B26. Gestão Educacional (E/I) – CONSUP Nº 010/2006

B27. História Cultural (OE/OI) – CONSUP Nº 10/2011

B28. Informática Educativa (OE/OI) – CONSUP Nº 25/2018

B29. Língua Brasileira de Sinais – Libras (E/I) – CONSUP Nº 06/2016

B30. Pedagogia Empresarial (E) – CONSUP Nº 07/2008

B31. Pedagogia Hospitalar (E) – CONSUP Nº 06/2016

B32. Psicopedagogia no Processo Ensino-aprendizagem (E/I) – CONSUP Nº 03/2005

B33. Sociologia e Ensino de Sociologia (E) – CONSUP Nº 10/2009

B34. Supervisão e Inspeção Escolar (E/I) – CONSUP Nº 10/2009

B35. Transtorno do Espectro Autista – TEA (E/I) – CONSUP Nº 25/2018

B36. Tutoria na Educação a Distância (OE/OI) – CONSUP Nº 25/2018

(**) O curso de Educação Especial: Deficiência Intelectual será ofertado no formato extensivo com duração de 15 (quinze) meses com 3 (três) encontros presenciais, e o aluno terá seu encontro inicial realizado por meio de vídeo transmitido pela internet em data e horário específicos. Posteriormente, terá três encontros presenciais ao término de cada semestre, exclusivamente para realização das avaliações.

 

C.    ÁREA DE HUMANIDADES E ARTES

C1. Aconselhamento Filosófico (OE/OI) – CONSUP Nº 06/2014

C2. Arqueologia (E) – CONSUP Nº 18/2019

C3. Comunicação Não Violenta (OE/OI) – CONSUP Nº 25/2018

C4. Cristologia (E) – CONSUP Nº 25/2018

C5. Direitos Humanos (E) – CONSUP Nº 010/2006

C6. Felicidade e Resiliência (OE) – CONSUP Nº 25/2018

C7. História da Arte (E/I) – CONSUP Nº 14/2012

C8. História e Cultura Afro-brasileira e Africana (E) – CONSUP Nº 14/2012

C9. Museografia e Patrimônio Cultural (E/I) – CONSUP Nº 10/2013

C10. Sagrada Escritura (OE/OI) – CONSUP Nº 14/2012

C11. Teologia Contemporânea (OE/OI) – CONSUP Nº 10/2011

C12. Teoria do Discurso e do Texto (E) – CONSUP Nº 18/2019

 

D.   CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E COMPUTAÇÃO

D1. Banco de Dados (OE/OI) – CONSUP Nº 14/2010

D2. Gestão de Projetos em TI (OE) – CONSUP Nº 25/2018

D3. Plataforma de Desenvolvimento de WEB (OE/OI) – CONSUP Nº 10/2011

D4. Sistemas de Apoio à Tomada de Decisão – BI (OE/OI) – CONSUP Nº 25/2018

D5. UX Design (OE/OI) – CONSUP Nº 18/2019

 

E.    ENGENHARIA, PRODUÇÃO E CONSTRUÇÃO

E1. Energias Renováveis (E) – CONSUP Nº 25/2018

E2. Engenharia de Manutenção (E) – CONSUP Nº 11/2017 

E3. Engenharia de Operações e Logística (OE/OI) – CONSUP Nº 25/2018

E4. Engenharia de Qualidade (E) – CONSUP Nº 11/2017

E5. Engenharia de Segurança no Trabalho (E) (**) – CONSUP Nº 25/2018

E6. Engenharia de Software (OE/OI) – CONSUP Nº 06/2016

E7. Engenharia para Indústria 4.0 (E) – CONSUP Nº 18/2019

E8. Gestão de Operações, Produção e Serviços (OE/OI) – CONSUP Nº 25/2018

E9. Tecnologia de Produção Cervejeira (E) – CONSUP Nº 25/2018

(**) O curso de Engenharia de Segurança no Trabalho será ofertado no formato extensivo com duração de 15 meses com 3 (três) encontros presenciais para provas e apresentação do TCC.

 

F.    SAÚDE E BEM-ESTAR SOCIAL

F1. Educação Física na Saúde: Fisiopatologias e Populações Especiais (E) – CONSUP Nº 21A/2007

F2. Enfermagem do Trabalho (E) – CONSUP Nº 21A/2007

F3. Enfermagem em Centro Cirúrgico, Central de Materiais e Esterilização e Recuperação Pós-anestésica (E) – CONSUP Nº 06/2016

F4. Estética Dermaticista (E) – CONSUP Nº 06/2016

F5. Fisiologia do Exercício e Treinamento Esportivo (E) – CONSUP Nº 010/2006

F6. Fisioterapia em Gerontologia (E) – CONSUP Nº 25/2018

F7. Fisioterapia Neurofuncional (E) – CONSUP Nº 10/2009

F8. Futebol e Futsal (E) – CONSUP Nº 25/2018

F9. Higiene Ocupacional (E) – CONSUP Nº 25/2018

F10. Musculação e Treinamento de Força (E) – CONSUP Nº 06/2016

F11. Nutrição Comportamental (E) – CONSUP Nº 25/2018

F12. Nutrição: Gestão da Qualidade e Controle de Higiene Sanitária de Alimentos (E) – CONSUP Nº 10/2013

F13. Personal Training (E) – CONSUP Nº 25/2018

F14. Pilates: Abordagem para Educação Física (E) – CONSUP Nº 18/2019

F15. Terapia Ocupacional Hospitalar (E) – CONSUP Nº 06/2016

F16. Tricologia e Cosmética Capilar (E) – CONSUP Nº 11/2017

 

VI – DOS CURSOS NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL

Os cursos oferecidos na modalidade semipresencial contarão com cargas horárias e número de encontros presenciais diferenciados, conforme apresentados na descrição de cada curso. Os polos de oferta também estão na descrição dos cursos, sendo permitida também a oferta sob demanda ou através de convênios. Os encontros presenciais ocorrerão aos sábados, das 8h às 15h, exceto os cursos da área de Estética, que contarão com encontros presenciais às segundas-feiras, das 13h às 18h. Nos encontros presenciais, ocorrerão aulas específicas das disciplinas em andamento e avaliações, conforme a programação específica de cada curso. Os cursos sinalizados (*), além da oferta como semipresenciais, também serão ofertados como cursos extensivos e/ou intensivos (EaD).

 

G.   ÁREA DE EDUCAÇÃO

B7. Docência na Educação Superior (*). Modalidade semipresencial. Carga horária presencial de 52h; carga horária a distância de 308h; duração de 10 meses; 10 encontros, aos sábados. Oferta para os polos de Boa Vista (RR); Cruzeiro do Sul (AC); Curitiba (PR); Goiânia (GO); Pouso Alegre (MG); Vitória (ES); e Vitória da Conquista (BA) – CONSUP Nº 07/2008.

G1. Educação Física Escolar (*). Modalidade semipresencial. Carga horária presencial de 52h; carga horária a distância de 308h; duração de 10 meses; 10 encontros, aos sábados. Oferta para os polos de Batatais (SP); e Belo Horizonte (MG). CONSUP Nº 03/2005.

G2. Educação Montessori. Modalidade semipresencial. Carga horária presencial de 180h; carga horária a distância de 180h; duração de 15 meses; 25 encontros, aos sábados. CONSUP Nº 017/2017. Oferta para os polos de Belo Horizonte (MG); Campinas (SP); Fortaleza (CE); e Rio de Janeiro (RJ).

G3. Psicopedagogia no Processo Ensino-aprendizagem (*). Modalidade semipresencial. Carga horária presencial de 52h; carga horária a distância de 308h; duração de 10 meses; 10 encontros, aos sábados. Oferta para os polos de Batatais (SP); Boa Vista (RR); Cruzeiro do Sul (AC); Goiânia (GO); e Vitória da Conquista (BA). CONSUP Nº 03/2005.

H.   ÁREA DE HUMANIDADES E ARTES

H1. Situação de Crise Existencial e Comportamento Autodestrutivo: Prevenção Centrada no Sentido da Vida. Modalidade semipresencial. Carga horária presencial de 62h; carga horária a distância de 400h; duração de 10 meses; 10 encontros, aos sábados. CONSUP Nº 25/2018. Oferta apenas para o polo de Ribeirão Preto (SP).

H2. Logoterapia Clínica: Modalidade semipresencial. Carga horária presencial de 62h; carga horária a distância de 400h; duração de 10 meses; 10 encontros, aos sábados. CONSUP Nº 18/2018. Oferta apenas para o polo de Ribeirão Preto (SP).

H3. Logoterapia Aplicada às Organizações: Modalidade semipresencial. Carga horária presencial de 62h; carga horária a distância de 400h; duração de 10 meses; 10 encontros, aos sábados. CONSUP Nº 18/2018. Oferta apenas para o polo de Ribeirão Preto (SP).

 

I.     SAÚDE E BEM-ESTAR SOCIAL

I1. Educação Física na Saúde: Fisiopatologias e Populações Especiais (*). Modalidade semipresencial. Carga horária presencial de 80h; carga horária a distância de 280h; duração de 10 meses; 14 encontros, aos sábados. CONSUP Nº 21A/2007. Oferta apenas para o polo de Batatais (SP).

I2. Enfermagem em Centro Cirúrgico, Central de Materiais e Esterilização e Recuperação Pós-anestésica (*). Carga horária presencial de 80h; carga horária a distância de 280h; duração de 10 meses; 14 encontros, às segundas-feiras, das 13h às 18h. Oferta para os polos de Batatais (SP); e Belo Horizonte (MG) – CONSUP Nº 06/2016.

I3. Estética Dermaticista (*) (S). Modalidade semipresencial. Carga horária presencial de 80h; carga horária a distância de 280h; duração de 10 meses; 14 encontros, às segundas-feiras, das 13h às 18h. CONSUP Nº 06/2016. Oferta apenas para o polo de Batatais (SP).

I4. Estética Corporal Avançada com Ênfase na Prática Clínica. Modalidade semipresencial. Carga horária presencial de 80h; carga horária a distância de 280h; duração de 10 meses; 14 encontros, às segundas-feiras, das 13h às 18h. CONSUP Nº 25/2018. Oferta apenas para o polo de Batatais (SP).

I5. Estética Facial Avançada com Ênfase na Prática Clínica. Modalidade semipresencial. Carga horária presencial de 80h; carga horária a distância de 280h; duração de 10 meses; 14 encontros, às segundas-feiras, das 13h às 18h. CONSUP Nº 25/2018. Oferta apenas para o polo de Batatais (SP).

I6. Fisiologia do Exercício e Treinamento Esportivo (*). Modalidade semipresencial. Carga horária presencial de 60h; carga horária a distância de 300h; duração de 10 meses; 10 encontros, aos sábados. CONSUP Nº 010/2006. Oferta apenas para o polo de Batatais (SP).

I7. Fisioterapia Cardiorrespiratória Geral e Intensiva. Modalidade semipresencial. Carga horária presencial de 180h; carga horária a distância de 180h; duração de 15 meses; 30 encontros, aos sábados. CONSUP Nº 21A/2007. Oferta apenas para o polo de Batatais (SP).

I8. Fisioterapia Dermatofuncional. Modalidade semipresencial. Carga horária presencial de 180h; carga horária a distância de 180h; duração de 15 meses; 30 encontros, aos sábados. CONSUP Nº 010/2006. Oferta apenas para o polo de Batatais (SP).

I9. Fisioterapia Ortopédica, Traumatológica e Desportiva. Modalidade semipresencial. Carga horária presencial de 180h; carga horária a distância de 180h; duração de 15 meses; 30 encontros, aos sábados. CONSUP Nº 10/2009. Oferta apenas para o polo de Batatais (SP).

I10. Nutrição Estética e Esportiva. Modalidade semipresencial. Carga horária presencial de 80h; carga horária a distância de 280h; duração de 10 meses; 14 encontros, aos sábados. CONSUP Nº 14/2012. Oferta apenas para o polo de Batatais (SP).

I11. Nutrição: Gestão da Qualidade e Controle de Higiene Sanitária de Alimentos (*). Modalidade semipresencial. Carga horária presencial de 80h; carga horária a distância de 280h; duração de 10 meses; 14 encontros, aos sábados. CONSUP Nº 10/2013. Oferta apenas para o polo de Batatais (SP).

I12. Nutrição nas Diferentes Fases da Vida e Dietoterapia Avançada. Modalidade semipresencial. Carga horária presencial de 80h; carga horária a distância de 280h; duração de 10 meses; 14 encontros, aos sábados. CONSUP Nº 10/2013. Oferta apenas para o polo de Batatais (SP).

I13. Patologia Clínica. Modalidade semipresencial. Carga horária presencial de 180h; carga horária a distância de 180h; duração de 10 meses; 25 encontros, aos sábados. Oferta para os polos de Batatais (SP); Rio Claro (SP); e Boa Vista (RR). CONSUP Nº 25/2018.

I14. Personal Training (*). Modalidade semipresencial. Carga horária presencial de 80h; carga horária a distância de 280h; duração de 10 meses; 14 encontros, aos sábados. Oferta para os polos de Belo Horizonte (MG); Curitiba (PR); Poços de Caldas (MG); Pouso Alegre (MG); Vitória (ES); e Vitória da Conquista (BA). CONSUP Nº 21A/2007.

I15. Saúde da Família. Modalidade semipresencial. Carga horária presencial de 60h; carga horária a distância de 300h; duração de 10 meses; 10 encontros, aos sábados. CONSUP Nº 25/2018. Oferta apenas para o polo de Batatais (SP).

VII – DA COMPOSIÇÃO DE TURMAS

CLARETIANO − CENTRO UNIVERSITÁRIO reserva-se o direito de estabelecer a composição e/ou junção das turmas nos diversos cursos, tanto para os encontros presenciais como para o Ambiente Virtual de Aprendizagem. Assim, os cursos a distância com até 4 (quatro) encontros presencias poderão contar com turmas mistas nos encontros presenciais reservados para as avaliações. Os demais cursos, ou seja, aqueles que apresentam mais de 4 (quatro) encontros presenciais, somente serão abertos se contarem com o número mínimo de 20 (vinte) alunos matriculados em cada polo em que tenham sido oferecidos.

VIII − DA METODOLOGIA A DISTÂNCIA

As disciplinas ministradas a distância contarão com suportes pedagógico e tecnológico disponibilizados por meio da internet, bem como material didático mediacional disponibilizado em formato digital. A interatividade ocorrerá por meio de um ambiente virtual desenvolvido para atender às necessidades da Educação a Distância, denominado Sistema Gerenciador da Aprendizagem (SGA). Assim, todos os alunos contarão com assistência e acompanhamento permanentes por parte dos tutores, preservando a qualidade do processo de ensino-aprendizagem. Para garantir o bom aproveitamento e rendimento nos estudos na modalidade de Educação a Distância, os alunos deverão contar com um computador com internet para acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem.

 

IX – DA PROGRAMAÇÃO

A programação dos encontros presenciais para a apresentação dos cursos, bem como de outras atividades inerentes aos componentes curriculares, será apresentada aos alunos ingressantes no início do período letivo ou por agendamento, quando oportuno, alinhada ao Calendário Acadêmico Geral da Pós-Graduação e às condições explicitadas neste Edital. 

X – DOS POLOS DE APOIO PRESENCIAL

Os polos são unidades do Claretiano onde os alunos terão os encontros presenciais ou que servirão como referência a estes, contando com estrutura para atendê-los, dependendo das localidades, contando com laboratórios, biblioteca, secretaria, sala para estudos e outras instalações com pessoal e tutores qualificados para atendimento aos estudantes, possibilitando-lhes um excelente aprendizado. Segue abaixo a relação dos polos de apoio aos estudantes.

POLOS NO BRASIL

Anápolis/GO

 

Local de realização dos encontros: Avenida São Francisco de Assis, 391 - Jundiaí - Anápolis/GO - CEP 75110-810

Local de Atendimento: Avenida São Francisco de Assis, 391 - Jundiaí - Anápolis/GO - CEP 75110-810

Aracaju/SE

 

Local de realização dos encontros: Praça Tobias Barreto, 1042, Bairro São José, Aracaju/SE, CEP 49015-130

Local de Atendimento: Rua Itabaiana, 608, São José, Aracaju/SE, CEP 49015-110

Araçatuba/SP

 

Local de realização dos encontros: Saldanha Marinho, 1590, Novo Paraíso, CEP: 16074-200

Local de Atendimento: Saldanha Marinho, 1590 , Novo Paraíso, CEP: 16074-200

Araguaína/TO

Local de realização dos encontros: Avenida Emanoel, 1260 - Senador - CEP 77813-520

Local de Atendimento:  Avenida Emanoel, 1260 - Senador - CEP 77813-520

Araputanga/MT

 

Local de realização dos encontros: Avenida 23 de maio, 02 - Centro - Araputanga/MT - CEP 78260-000

Local de Atendimento: Avenida 23 de maio, 02 - Centro - Araputanga/MT - CEP 78260-000

Ariquemes/RO

Local de realização dos encontros: Rua Fortaleza, 2237 - Setor 03 - CEP: 76870-504

Local de Atendimento: Rua Fortaleza, 2234 - Sala B - Setor 03 - CEP 76870-394

Assis/SP

Local de realização dos encontros: Rua Dom José Lázaro Neves, 414 – Centro - CEP: 19814-391

Local de Atendimento: Rua Dom José Lázaro Neves, 414 – Centro - CEP: 19814-391

Barreiras/BA

 

Local de realização dos encontros: Rua Ibirapuera, 727, Jardim Imperial, CEP: 47802-080

Local de Atendimento: Rua Ibirapuera, 715, Renato Gonçalves, CEP: 47806-041

Barretos/SP

 

Local de realização dos encontros: Avenida 25 de Agosto, 1100, Distrito Industrial I, CEP: 14783-044

Local de Atendimento: Avenida 25 de Agosto, 1100, Distrito Industrial I, CEP: 14783-044

Batatais/SP

 

Local de realização dos encontros: Rua Dom Bosco, 466, Castelo, CEP: 14300-172

Local de Atendimento: Rua Dom Bosco, 466, Castelo, CEP: 14300-172

Belém/PA

Local de realização dos encontros: Travessa Humaitá, nº 700, Bairro Pedreira, Belém/PA, CEP 66083-340

Local de Atendimento: Travessa Humaitá, 1373 - Pedreira - CEP 66085-220

Belo Horizonte/MG

 

Local de realização dos encontros: Rua Aimorés, 1583, Lourdes, CEP: 30140-071

Local de Atendimento: Rua Aimorés, 1583, Lourdes, CEP: 30140-071

Blumenau/SC

Local de realização dos encontros: Rua Sete de Setembro, 915, Centro, Blumenau/SC, CEP 89010-201

Local de Atendimento: Rua Sete de Setembro, 915, Centro, Blumenau/SC, CEP 89010-201

Boa Vista/RR

 

Local de realização dos encontros: Rua Antônio Augusto Martins, 52, São Francisco, CEP: 69305-270

Local de Atendimento: Rua Antônio Augusto Martins, 52, São Francisco, CEP: 69305-270

Bragança Paulista/SP

 

Local de realização dos encontros: Rua Cel. Afonso Ferreira, 174, Santa Terezinha, CEP 12912-030

Local de Atendimento: Rua Cel. Afonso Ferreira, 174, Santa Terezinha, CEP 12912-030;

Buritis/RO

 

Local de realização dos encontros: Avenida Ayrton Senna, 1751, Setor 1, CEP: 76880-000

Local de Atendimento: Avenida Ayrton Senna, 1751, Setor 1, CEP: 76880-000

Campina Grande/PB

Local de realização dos encontros: Rua Estelita Cruz, 307, Alto Branco, Campina Grande/PB, CEP 58401-470

Local de Atendimento: Rua Estelita Cruz, 307, Alto Branco, Campina Grande/PB, CEP 58401-470

Campinas/SP

 

Local de realização dos encontros: Rua Sales de Oliveira, 2000, Vila Industrial, CEP: 13035-510

Local de Atendimento: Rua Barão de Ibitinga, 204, Vila Industrial, CEP: 13035-510

Campo Grande/MS

 

Local de realização dos encontros: Rua Pernambuco, 1533, Vila Gomes, CEP: 79022-340

Local de Atendimento: Rua Rio Grande do Sul, 1688, casa 02, Vila Gomes, CEP: 79020-011

Caraguatatuba/SP

Local de realização dos encontros: Av. Mato Grosso, 900, Indaiá, Caraguatatuba/SP, CEP 11665-251

Local de Atendimento: Av. Mato Grosso, 900, Indaiá, Caraguatatuba/SP, CEP 11665-251

Campos dos Goytacazes/RJ

Local de realização dos encontros: Rua Dos Goytacazes, 318, Centro, Campos dos Goytacazes/RJ, CEP 28010-460

Local de Atendimento: Rua Dos Goytacazes, 318, Centro, Campos dos Goytacazes/RJ, CEP 28010-460

Caxias do Sul/RS

Local de realização dos encontros: Rua Sinimbu, 287, Lourdes, Caxias do Sul/RS, CEP 95020-000

Local de Atendimento: Rua Sinimbu, 287, Lourdes, Caxias do Sul/RS, CEP 95020-000

Chapecó/SC

Local de realização dos encontros: Rua Marechal Floriano Peixoto, 550-L, Centro, Chapecó/SC, CEP 89801-500

Local de Atendimento: Rua Curitiba, 130-D, Sala comercial 02, Edifício Dom Alberti

Cruzeiro do Sul/AC

Local de realização dos encontros:  Avenida Boulevard Thaumaturgo, 1180 - Centro - CEP 69980-000

Local de Atendimento:  Avenida Boulevard Thaumaturgo, 1180 - Centro - CEP 69980-000

Cuiabá/MT

 

Local de realização dos encontros: Avenida Dom Aquino, 449, Dom Aquino, CEP: 78015-200

Local de Atendimento: Avenida Dom Aquino, 449, Dom Aquino, CEP: 78015-200

Curitiba/PR

 

Local de realização dos encontros: Avenida Presidente Getúlio Vargas, 1193, Rebouças, CEP: 80250-180

Local de Atendimento: Avenida Presidente Getúlio Vargas, 1193, Rebouças, CEP: 80250-180

Diamantina/MG

Local de realização dos encontros: Rua Tijuco, nº 473, Centro, Diamantina/MG, CEP 39.100-000

Local de Atendimento: Rua Tijuco, nº 473, Centro, Diamantina/MG,     CEP 39.100-000

Divinópolis/MG

Local de realização dos encontros:  Rua Sergipe, nº 271 - Centro - CEP 35500-012

Local de realização Atendimento:  Rua Sergipe, nº 271 - Centro - CEP 35500-012

Dourados/MS

Local de realização dos encontros: Rua Oliveira Marques, nº 2140 A, Térreo, Sala 01, Centro, Dourados/MS, CEP 79805-021

Local de Atendimento: Rua Oliveira Marques, nº 2140 A, Térreo, Sala 01, Centro, Dourados/MS, CEP 79805-021

Feira de Santana/BA

 

Local de realização dos encontros: Rua Gastão Guimarães, 87, Centro, CEP: 44001-540

Local de Atendimento: Rua Gastão Guimarães, 87, Centro, CEP: 44001-540

Floriano/PI

Local de realização dos encontros: Rua Antonino Freire, 519, Centro, CEP: 64800-000

Local de Atendimento: Rua Antonino Freire, 519, Centro, CEP: 64800-000

Florianópolis/SC

 

Local de realização dos encontros: Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 1524, Pantanal, CEP: 88040-001


Local de Atendimento: Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 1524, Pantanal, CEP: 88040-001

Fortaleza/CE

Local de realização dos encontros:  Avenida Antônio Sales, 116 - Joaquim Távora - CEP 60135-100

Local de Atendimento:  Avenida Antônio Sales, 116 - Joaquim Távora - CEP 60135-100

Goianésia/GO

Local de realização dos encontros: Avenida Goiás, 365, Centro, Goianésia/GO, CEP 76380-106

Local de Atendimento: Avenida Goiás, 365, Centro, Goianésia/GO, CEP 76380-106

Goiânia/GO

 

Local de realização dos encontros: Avenida Paranaíba, 370, Quadra 100, Setor Central, CEP: 74020-010

Local de Atendimento: Avenida Paranaíba, 370, Quadra 100, Setor Central, CEP: 74020-010

Governador Valadares/MG

Local de realização dos encontros: Rua Tiradentes, nº 312, Centro, Governador Valadares/MG, CEP 35020-610

Local de Atendimento: Rua Tiradentes, nº 312, Centro, Governador Valadares/MG, CEP 35020-610

Guarapuava/PR

Local de realização dos encontros: Rua Senador Pinheiro Machado, 2.163, Centro, Guarapuava/PR, CEP 85010-100

Local de Atendimento: Rua Senador Pinheiro Machado, 2.163, Centro, Guarapuava/PR, CEP 85010-100

Guaratinguetá/SP

 

Local de realização dos encontros: Rua José Ferreira da Silva, 65, Jardim Coelho Neto, CEP: 12514-020

Local de Atendimento: Rua José Ferreira da Silva, 65, Jardim Coelho Neto, CEP: 12514-020

Guarulhos/SP

 

Local de realização dos encontros: Rua Doutor Ângelo de Vita, 159, Jardim São Paulo, CEP: 07110-120

Local de Atendimento: Rua Santo Antônio, 236 (antigo 105), Jardim São Paulo, - CEP: 07110-150

Ilhéus/BA

Local de realização dos encontros: Rua Madre Thaís, 197, Alto da Piedade, CEP: 45652-350

Local de Atendimento: Rua Madre Thaís, 197, Alto da Piedade, CEP: 45652-350

Imperatriz/MA

Local de realização dos encontros:  Rua São Paulo, 1149 - Nova Imperatriz - CEP 65907-020

Local de Atendimento:  Rua São Paulo, 1149 - Nova Imperatriz - CEP 65907-020

Ipatinga/MG

Local de realização dos encontros: Rua Jerusalém, 205 - Bairro Bethânia - CEP 35164-780

Local de Atendimento: Rua Salermo, 214 - Bairro Bethânia - CEP 35164-779

Itapecerica da Serra/SP

Local de realização dos encontros:  Avenida XV de Novembro, 89 - Centro - CEP 06850-100

Local de Atendimento:  Avenida XV de Novembro, 89 - Centro - CEP 06850-100

Itumbiara/GO

Local de realização dos encontros:  Avenida Oswaldo Cruz, 120 - 2º pavimento - Afonso Pena - CEP 75513-970

Local de Atendimento:  Avenida Oswaldo Cruz, 120 - 2º pavimento - Afonso Pena - CEP 75513-970

Jales/SP

 

Local de realização dos encontros: Rua Vinte Oito, 3371 - Jardim Paulo VI - Jales/SP - CEP 15700-000

Local de Atendimento: Rua Vinte Oito, 3371 - Jardim Paulo VI - Jales/SP - CEP 15700-000

Ji-Paraná/RO

 

Local de realização dos encontros:  Rua Sete de Setembro, 1801 - Bairro Casa Preta - CEP 76907-558

Local de Atendimento:  Rua Sete de Setembro, 1801 - Bairro Casa Preta - CEP 76907-558

João Pessoa/PB

Local de realização dos encontros: Avenida Epitácio Pessoa, 208, Torre, João Pessoa/PB, CEP 58040-000

Local de Atendimento: Avenida Epitácio Pessoa, 208, Torre, João Pessoa/PB, CEP 58040-000

Juiz de Fora/MG

Local de realização dos encontros: Rua Santo Antônio, 382, Centro, CEP 36015-000

Local de Atendimento: Rua Santo Antônio, 286, Centro, CEP 36015-000

Linhares/ES

Local de realização dos encontros: Rua Governador Florentino Ávidos, 80, Nossa Senhora da Conceição, Linhares/ES, CEP 29900-490

Local de Atendimento: Rua Governador Florentino Ávidos, 80,  Nossa Senhora da Conceição, Linhares/ES, CEP 29900-490

Luziânia/GO

Local de realização dos encontros: Rua Leolince, Quadra 160, Lote 12, Parque Estrela Dalva II, CEP: 72820-090

Local de Atendimento: Rua Leolince, Quadra 160, Lote 12, Parque Estrela Dalva II, CEP: 72820-090

Macaé/RJ

Local de realização dos encontros: Rua Benedito Peixoto, 35, Centro, CEP: 27916-040

Local de Atendimento: Rua Benedito Peixoto, 35, Centro, CEP: 27916-040

Macapá/AP

Local de realização dos encontros: Avenida Duque de Caxias, 908, Centro, CEP: 68900-071

Local de Atendimento: Avenida Duque de Caxias, 908, Centro, CEP: 68900-071

Maceió/AL

 

Local de realização dos encontros: Rua José Fragoso, 100, Pajuçara, CEP: 57030-584

Local de Atendimento: Rua José Fragoso, 100, Pajuçara, CEP: 57030-584

Manaus/AM

 

Local de realização dos encontros: Travessa Maromba, 79, Chapada, CEP: 69050-150

Local de Atendimento: Travessa Maromba, 79, Chapada, CEP: 69050-150

Marabá/PA

Local de realização dos encontros: Quadra 05, s/n, FL 31 LT 25 a 30, Nova Marabá, Marabá/PA - CEP 68507-570

Local de Atendimento: Quadra 05, s/n, FL 31 LT 25 a 30, Nova Marabá, Marabá/PA, CEP 68507-570

Maringá/PR

 

Local de realização dos encontros: Avenida Brasil, 5354, Zona 5, CEP: 87014-070

Local de Atendimento: Avenida Brasil, 5078, Zona 04, CEP: 87014-070

Mauá/SP

Local de realização dos encontros: Praça Monsenhor A. V. Arminas, 01 – Matriz - CEP: 09370-111

Local de Atendimento: Praça Monsenhor A. V. Arminas, 01 - Matriz  -CEP: 09370-111

Mogi das Cruzes/SP

 

Local de realização dos encontros: Rua Senador Dantas, 284, Centro, CEP: 08710-690

Local de Atendimento: Rua Senador Dantas, 291 (casa 1), Centro, CEP: 08710-690

Mossoró/RN

Local de realização dos encontros:  Rua Marechal Deodoro, nº 349 - Bairro Paredões - CEP 59618-120

Local de Atendimento:  Rua Marechal Deodoro, nº 349 - Bairro Paredões - CEP 59618-120

Natal/RN

Local de realização dos encontros: Avenida Hermes da Fonseca, 603, Petrópolis, CEP 59014-495

Local de Atendimento: Avenida Hermes da Fonseca, 603, Petrópolis, CEP 59014-495

Normandia/RR

Local de realização dos encontros: Rua Roberto Costa, s/n - Bairro Centro - CEP 69355-000

Local de Atendimento: Rua Pedro Camilo, 01 – Centro - CEP: 69355-000

Óbidos/PA

Local de realização dos encontros: Travessa Aciole Lins, s/n – Centro - CEP: 68250-000

Local de Atendimento: Travessa Aciole Lins, s/n – Centro - CEP: 68250-000

Osasco/SP

 

Local de realização dos encontros: Rua João Batista, 487, Centro, CEP: 06097-105

Local de Atendimento: Rua João Batista, 487, Centro, CEP: 06097-105

Palmas/TO

 

Local de realização dos encontros: Avenida Joaquim Teotônio Segurado, Quadra 602, Sul, Conjunto 01, Lote 17, CEP: 77022-002

Local de Atendimento: Avenida Joaquim Teotônio Segurado, Quadra 602, Sul, Edifício Nogueira, salas 01 e 02, Lote 16, CEP: 77022-002

Paulo Afonso/BA

 

Local de realização dos encontros: Avenida Contorno, 220 - Centro - Paulo Afonso/BA - CEP 48609-999

Local de Atendimento: Avenida Contorno, 220 - Centro - Paulo Afonso/BA - CEP 48609-999

Parintins/AM

Local de realização dos encontros: Rua Governador Leopoldo Neves, 516, Centro, Parintins/AM, CEP 69151-065

Local de Atendimento: Rua Governador Leopoldo Neves, 516, Centro, Parintins/AM, CEP 69151-065

Passo Fundo/RS

Local de realização dos encontros: Rua Antônio Araújo, 666, Centro, CEP: 99010-220

Local de Atendimento: Rua Moron, 433, Centro, CEP: 99010-030

Passos/MG

Local de realização dos encontros: Rua Cristiano Stockler, 271, Centro, Passos/MG, CEP 37900-150

Local de Atendimento: Rua Cristiano Stockler, 271, Centro, Passos/MG, CEP 37900-150

Pelotas/RS

 

Local de realização dos encontros: Praça José Bonifácio, 166, Centro, CEP: 96015-170

Local de Atendimento: Praça José Bonifácio, 166, Centro, CEP: 96015-170

Perus/SP

Local de realização dos encontros: Rua Padre Manuel Campello, 376, casa 01 – CEP: 05206-020

Local de Atendimento: Rua Padre Manuel Campello, 376, casa 01 – CEP: 05206-020

Petrolina/PE

Local de realização dos encontros: Praça das Nações, s/n, Areia Branca, CEP: 56304-360

Local de Atendimento: Praça das Nações, s/n, Areia Branca, CEP: 56304-360

Petrópolis/RJ

Local de realização dos encontros:  Rua Alberto Torres, 23 - Centro - CEP 25610-060

Local de Atendimento:  Rua Alberto Torres, 23 - Centro - CEP 25610-060

Poços de Caldas/MG

 

Local de realização dos encontros: Rua Rio Grande do Sul, 1483, Centro, CEP: 37701-001

Local de Atendimento: Rua Rio Grande do Sul, 1483, Centro, CEP: 37701-001

Porangatu/GO

Local de realização dos encontros:  Rua 22B, s/n - Qd 07 Lt 06 (entre a Rua Dois e Um) - Vila Soares - CEP 76550-000

Local de Atendimento:  Rua 22B, s/n - Qd 07 Lt 06 (entre a Rua Dois e Um) - Vila Soares - CEP 76550-000

Porto Alegre/RS

 

Local de realização dos encontros: Avenida Professor Oscar Pereira, 3052, Glória, CEP: 91710-000

Local de Atendimento: Avenida Professor Oscar Pereira, 3052, Glória, CEP: 91710-000

Porto Velho/RO

 

Local de realização dos encontros: Rua Almirante Barroso, s/n, Nossa Senhora das Graças, CEP: 76804-175

Local de Atendimento: Avenida Nações Unidas, 519 (térreo), sala 03, Nossa Senhora das Graças, CEP: 76804-175

Pouso Alegre/MG

 

Local de realização dos encontros: Rua Monsenhor José Paulino, 371, Centro, CEP: 37550-099

Local de Atendimento: Rua Monsenhor José Paulino, 371, Centro, CEP: 37550-099

Presidente Prudente/SP

 

Local de realização dos encontros: Rua Padre João Goetz, 632, Jardim João Paulo II, CEP: 19061-000

Local de Atendimento: Rua Padre João Goetz, 632, Jardim João Paulo II, CEP: 19061-000

Recife/PE

Local de realização dos encontros: Rua Dom Bosco, 551 – Boa Vista – Cep:50070-110

Local de Atendimento:  Dom Bosco, 551 – Boa Vista – Cep:50070-110

Ribeirão Preto/SP

Local de realização dos encontros: Av. do Café, 1305, Vila Amélia, Ribeirão Preto/SP, CEP 14.050-230

Local de Atendimento: Rua Martinico Prado (ao lado da Igreja Vila Tibério), 555, Vila Tibério, CEP 14050-050

Rio Branco/AC

Local de realização dos encontros:  Avenida Getúlio Vargas, nº 3030 - Bairro Vila Ivonete - CEP 69908-650

Local de Atendimento:  Avenida Getúlio Vargas, nº 3030 - Bairro Vila Ivonete - CEP 69908-650

Rio Claro/SP

 

Local de realização dos encontros: Avenida Santo Antônio Maria Claret, 1724, Cidade Claret, CEP: 13503-257

Local de Atendimento: Avenida Santo Antônio Maria Claret, 1724, Cidade Claret, CEP: 13503-257

Rio de Janeiro/RJ

 

Local de realização dos encontros:  Rua Cândido Mendes, 109 - Glória - CEP 20241-220

Local de Atendimento:  Rua Cândido Mendes, 109 - Glória - CEP 20241-220

Rio Verde/GO

 

Local de realização dos encontros: Rua Nivaldo Ribeiro, 271, Setor Central, Rio Verde/GO, CEP 75901-030

Local de Atendimento: Rua Augusta Bastos, 996, Centro, Rio Verde/GO – CEP 75901-030

Rondonópolis/MT

 

Local de realização dos encontros: Rua Otávio Pitaluga, 839, Centro, CEP: 78700-170

Local de Atendimento: Rua Otávio Pitaluga, 721, Salas 01 e 02, Centro, CEP: 78700-000

Rorainópolis/RR

Local de realização dos encontros: Rua José Apolinário, 617, Pantanal, CEP: 69.373-000

Local de Atendimento: Rua José Apolinário, 617, Pantanal, CEP: 69.373-000

Salvador/BA

Local de realização dos encontros: Rua Abelardo Andrade de Carvalho, 05, Boca do Rio, CEP: 41706-710

Local de Atendimento: Rua Lineu Lapa Barreto, Alto de São Francisco, s/n, Boca do Rio, CEP: 41705-100

Santa Cruz do Sul/RS

Local de realização dos encontros: Rua Marechal Floriano Peixoto, 607, Centro, CEP: 96810-052

Local de Atendimento: Rua Marechal Floriano Peixoto, 607, Sala 417, Centro, CEP: 96810-052

Santarém/PA

Local de realização dos encontros: Av. São Sebastião, 799, Sta Clara, Santarém/PA, CEP 68.005-090

Local de Atendimento: Av. São Sebastião, 799, Sta Clara, Santarém/PA, CEP 68.005-090

Santo André/SP

 

Local de realização dos encontros: Rua Dom Pedro I, 395, Bairro Silveira, CEP: 09110-001

Local de Atendimento: Rua Dom Pedro I, 395, Bairro Silveira, CEP: 09110-001

Santos/SP

Local de realização dos encontros: Avenida Ana Costa, 373, Gonzaga, CEP: 11035-000

Local de Atendimento: Avenida Ana Costa, 373, Gonzaga, CEP: 11035-000

São Carlos/SP

 

Local de realização dos encontros: Rua Padre Teixeira, 1110, Jardim Bethânia, CEP: 13561-050

Local de Atendimento: Rua Padre Teixeira, 1110, Jardim Bethânia, CEP: 13561-050

São Francisco do Guaporé/RO

Local de realização dos encontros:  Avenida Tancredo Neves, 3993 - Lote 007, Quadra 022, Setor 04- Centro - CEP 76935-000

Local de Atendimento:   Avenida Tancredo Neves, 3993 - Lote 007, Quadra 022, Setor 04- Centro - CEP 76935-000

São José do Rio Preto/SP

 

Local de realização dos encontros: Rua Agostinianos, 88, Jardim Santa Catarina, CEP: 15080-180

Local de Atendimento: Rua da Cultura, 252, Jardim Santa Luzia, CEP: 15080-060

São José dos Campos/SP

 

Local de realização dos encontros: Rua Presidente Wenceslau Braz, 75/161, Jardim Esplanada, CEP 12242-780

Local Atendimento: Avenida Barão do Rio Branco, 959, Jardim Esplanada, CEP: 12242-800

São Luís/MA

Local de realização dos encontros: Rua do Rancho, 110, Centro, CEP: 65010-010

Local de Atendimento: Rua do Rancho, 110, Centro, CEP: 65010-010

São Miguel do Guaporé/RO

 

Local de realização dos encontros: Avenida 16 de Junho, 565, Centro, CEP: 76932-000

Local de Atendimento: Avenida 16 de Junho, 565, Centro, CEP: 76932-000

São Miguel Paulista/SP

Local de realização dos encontros: Rua José Dias Miranda, 41 - CEP: 08011-020

Local de Atendimento: Rua José Dias Miranda, 41 - CEP: 08011-020

São Paulo/SP

 

Local de realização dos encontros: Rua Martim Francisco, 604, Santa Cecília, CEP: 01226-002

Local de Atendimento: Rua Martim Francisco, 604, Santa Cecília, CEP: 01226-002

Serra Talhada/PE

 

Local de realização dos encontros: Rua Joca Magalhães, 290 – Nossa Senhora da Penha – Cep: 56903-480

Local de Atendimento: Rua Joca Magalhães, 290 – Nossa Senhora da Penha – Cep: 56903-480

Sinop/MT

Local de realização dos encontros: Rua das Nogueiras, nº 695, Sala 01 (térreo), Ed. Bandeirantes, Setor Comercial - Sinop/MT, CEP 78550-226

Local de Atendimento: Rua das Nogueiras, nº 695, Sala 01 (térreo), Ed. Bandeirantes, Setor Comercial - Sinop/MT, CEP 78550-226;

Sobral/CE

Local de realização dos encontros: Avenida da Universidade, 97, Alto da Brasília, Sobral/CE, CEP 62040-370

Local de Atendimento: Avenida da Universidade, 97, Alto da Brasília, Sobral/CE, CEP 62040-370

Sorocaba/SP

 

Local de realização dos encontros: Rua Padre José Manoel de Oliveira Libório, 77, Centro, CEP: 18010-310

Local de Atendimento: Rua Padre José Manoel de Oliveira Libório, 118, Centro, CEP: 18010-310

Tabatinga/AM

Local de realização dos encontros: Avenida da Amizade, S/n - Bairro: Portobrás - CEP: 69640-000

Local de Atendimento: Avenida da Amizade , S/n - Bairro: Portobrás - CEP: 69640-000

Taguatinga/DF

 

Local de realização dos encontros: Área Especial para Igreja Católica, Setor "C" 7B, CEP: 72010-070

Local de Atendimento: Área Especial para Igreja Católica, Setor "C" 7B, CEP: 72010-070

Teresina/PI

Local de realização dos encontros: Avenida Miguel Rosa, 3336, Centro-Sul, CEP: 64018-560

Local de Atendimento*: Avenida Miguel Rosa, 3207, sala 01, Centro-Sul, CEP: 64001-490

Uberaba/MG

 

Local de realização dos encontros: Rua 7 de Setembro, 240, Estados Unidos, CEP: 38015-140

Local de Atendimento: Rua 7 de Setembro, 240, Estados Unidos, CEP: 38015-140

Uberlândia/MG

 

Local de realização dos encontros: Avenida Alexandre Ribeiro Guimarães, 05 - Santa Maria - CEP 38408-050

Local Atendimento:  Rua dos Carrijos, 321 - Saraiva - CEP 38408-054

Vilhena/RO

 

Local de realização dos encontros: Avenida Capitão Castro, 4807, Centro, CEP: 76980-000

Local de Atendimento: Avenida Capitão Castro, 4668, Centro, CEP: 76980-000

Vitória/ES

 

Local de realização dos encontros: Rua Thiers Velloso, 125, Centro, CEP: 29018-065

Local de Atendimento: Avenida República, 288, Centro, CEP: 29010-700

Vitória da Conquista/BA

 

Local de realização dos encontros: Avenida Pernambuco, 436, Brasil, CEP: 45051-125

Local de Atendimento: Avenida Pernambuco, 436, Brasil, CEP: 45051-125

Volta Redonda/RJ

Local de realização dos encontros: Rua Cento e Cinquenta e Seis, 260, Laranjal, Volta Redonda/RJ, CEP 27255-080

Local de Atendimento: Rua Cento e Cinquenta e Seis, 260, Laranjal, Volta Redonda/RJ, CEP 27255-080

 

POLOS NO EXTERIOR

Estes polos não ofertam os cursos na modalidade semipresencial.

Lisboa/Portugal: Avenida das Forças Armadas – Código postal: 1600-083;

Madrid/Espanha: Rua Juan Álvarez Mendizábal, 65, dpdo 1º – Código postal: 28008;

Orlando/Estados Unidos da América: Logradouro: Rua Kingspointe Parkway, 7751 – Código postal: 32819;

Toyohashi-shi/Japão:  440-0888 Aichi-ken – Toyohashi-shi – Ekimae Oodori 3-48.

 

XI – DAS DISPOSIÇÕES COMPLEMENTARES

Após a inscrição, o candidato deverá aguardar o deferimento de sua matrícula, que estará acondicionado a todas as exigências contidas no item IV deste Edital.

Caso o candidato se inscreva em um polo que não confirmar abertura do curso escolhido, terá a opção de solicitar a transferência para outro polo ou curso até a data de início deste ou solicitar a devolução do valor referente à inscrição, conforme previsão no item III deste Edital.

Considera-se desistente o candidato que não efetuar o pagamento da taxa de inscrição até a data de início do curso/turma pretendidos.

Os certificados de conclusão dos cursos de pós-graduação lato sensu mencionarão a área de conhecimento do curso em atendimento à Resolução do MEC/CNE/CES nº 1, de 06/04/2018, à Resolução CES/CNE/MEC nº 02, de 12/02 /2014, e ao Manual de Classificação da OCDE.

Os casos não previstos neste Edital serão resolvidos pela Câmara Superior de Pós-graduação do CLARETIANO − CENTRO UNIVERSITÁRIO.

 

Batatais, 30 de setembro de 2019.

Dr. Pe. Sérgio Ibanor Piva