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Claretiano - Studium Theologicum | Curitiba | Curso Presencial

FACULDADE CLARETIANA DE TEOLOGIA – STUDIUM THEOLOGICUM

 

EDITAL – 01/2021

PROCESSO SELETIVO – GRADUAÇÃO – PRESENCIAL
1° SEMESTRE – ANO 2021

 

 

O Diretor da Faculdade Claretiana de Teologia, torna público através do presente edital, que estão abertas as inscrições do Processo Seletivo Classificatório 2021 para ingresso no Curso Superior de Graduação em Teologia - Bacharelado.

 

I. CURSO: O curso é oferecido na modalidade presencial na Faculdade Claretiana de Teologia, situada à Av. Pres. Getúlio Vargas, nº 1193, no Bairro Rebouças, em Curitiba, Estado do Paraná, CEP 80250-180, telefone (41)3307-7729. Foi renovado o reconhecimento pelo MEC Portaria nº 267 de 03/04/2017, publicada no Diário Oficial da União de 04/04/2017, com 60 (sessenta) vagas, no turno diurno, em 4 (quatro) anos.

 

II. INSCRIÇÕES:

 

Período de 01/10/2020 a 09/03/2021.

No site: www.claretiano.edu.br.

 

Requisitos para a Inscrição:

a) Concluintes do Ensino Médio ou equivalente.

 

 

          III. INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO: 

 

1ª) Prova ONLINE

 

 

Descrição: Nessa forma de ingresso, a prova é disponibilizada para o candidato de forma ONLINE automaticamente após a conclusão da inscrição no site claretiano.edu.br.

Para iniciar a prova, o candidato deverá ter acesso à rede de internet e poderá realiza-la do local de sua preferência.

Taxa: Não há.

Conteúdo da Prova: Uma Redação de gênero dissertativo valendo de 0,0 a 10,0 pontos.

Tempo para realização da prova: 2h (duas horas).

 

PROGRAMAÇÃO DAS PROVAS – PROVA ONLINE

 

 

Período de Inscrições

Data da prova

Horário da prova

Data Resultado

Data Matrícula

01/10/2020

a

09/03/2021

Todos dos dias entre 01/10/2020 e 09/03/2021

Livre escolha

Dois dias após a realização da prova

Após a liberação do resultado

 

 

 

2ª) Ingresso via ENEM

 

Descrição: Nessa forma de ingresso, o candidato deverá utilizar as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

O Claretiano – Centro Universitário aceitará e validará somente as notas do ENEM referentes aos anos de 2013, 2014, 2015, 2016 ou 2017, 2018, 2019 e 2020.

O candidato poderá ter acesso às notas do ENEM acessando o site inep.gov.br

Taxa: Não há.

 

 

PROGRAMAÇÃO – INGRESSO VIA ENEM

 

 

Período de Inscrições

Data Resultado

Data Matrícula

01/10/2020

a

09/03/2021

Dois dias após a realização da inscrição

Após a validação e deferimento das notas informadas pelo candidato.

 

 

 

 

 

 

 

CRITÉRIOS DE DESCLASSIFICAÇÃO

 

1º Prova ONLINE: Serão desclassificados os candidatos que obtiverem a nota ZERO na prova de redação.

Em caso de desclassificação, o candidato poderá reagendar o processo seletivo para uma nova data e realizar novamente a prova.

O reagendamento e consequentemente a realização de uma nova prova será permitida apenas três vezes. Caso o candidato não consiga a aprovação após as três tentativas ele não estará apto para ingressar na Campanha vigente.

 

2º Ingresso via ENEM: Serão desclassificados os candidatos que se enquadrarem em um dos

critérios abaixo:

- Candidatos que não atingiram 300 pontos ou mais na Prova de Redação;

- Candidatos que obtiveram nota ZERO em qualquer uma das provas de Conhecimentos Específicos;

- Candidatos que não preencheram todos os campos exigidos no ato da inscrição;

- Candidatos cujas notas informadas no ato da inscrição forem distintas das informadas no site do INEP.

 

 

Candidatos com NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS:

 

De acordo com o §1o do art. 1º do Decreto nº 7.611 de 17 de novembro de 2011, o público-alvo da Educação Especial é:

 

“Art. 1º. [...]

§1o Para fins deste Decreto, considera-se público-alvo da educação especial as pessoas com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades ou superdotação”.

a) Preencher a ficha de inscrição, sendo necessário que o candidato se autodeclare até, no máximo, 15 dias antes do processo seletivo.

b) Além de se autodeclarar indicando o tipo de deficiência, deverá anexar laudo médico atestando o tipo de deficiência com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença – CID, com data recente de expedição de até 6 meses antes do processo seletivo, a fim de que sejam tomadas as providências para a disponibilidade do recurso necessário.

c) O candidato com necessidades educativas especiais, caso necessite, terá acréscimo de, no máximo, 1h ao tempo destinado à realização da prova e um acompanhante (ledor/transcritor) escolhido a critério do CLARETIANO, não podendo, em hipótese alguma, ser familiar do candidato.

 

Todas as provas serão realizadas conforme o cronograma disposto na Tabela acima, considerando o horário de Brasília.   

 Obs.: as notas individuais obtidas na Redação não serão divulgadas.

 

 

V. DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA - Documentos Obrigatórios:

 

1. Os documentos de matricula deverão ser digitalizados e postados no ato da mesma. São elesuma foto 3x4 recente, documento (frente e verso): Histórico Escolar do Ensino Médio; Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Certificado de Conclusão do Ensino Médio obtido no exterior, juntamente com as provas de equivalência de estudos do CEE; CPF; Título de Eleitor; Certidão de Nascimento ou Casamento; Cédula de Identidade; Certificado de Reservista (com o polegar) e Comprovante de Residência. Para a matrícula de Portadores de Diploma de curso de Graduação, além dos documentos acima citados, o candidato deverá apresentar o Histórico Escolar do curso de Graduação e o respectivo Diploma devidamente registrado. Todos os documentos deverão ser postados pelo site no ato da matricula.

Para os candidatos/alunos com necessidades educacionais especiais, além de se autodeclarar indicando o tipo de deficiência, deverão entregar laudo médico atestando o tipo de deficiência com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença – CID, com data recente de expedição de até 6 meses antes da realização da matrícula.

Para assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais no ato da matrícula: o candidato maior de 18 anos ou emancipado deverá apresentar fotocópia do RG e do CPF/MF. Para o candidato menor de 18 anos, o contrato somente poderá ser assinado pelo pai ou responsável legal, munido com procuração com firma reconhecida e a apresentação do RG e do CPF/MF.

 

As matrículas serão efetivadas após a apresentação completa da documentação obrigatória exigida e o deferimento do Diretor.

 

 

VI. CALENDÁRIO DAS MATRÍCULAS: As matrículas serão efetuadas na Faculdade Claretiana de Teologia (endereço citado), dez dias após a realização da prova com a publicação da lista de aprovados, de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 16h e sábados das 8h às 12h. Pela internet, no endereço www.claretiano.edu.br, clicando no ícone “matricule-se”.

 

VII. DISPOSIÇÕES GERAIS:

 

1. A Faculdade Claretiana de Teologia reserva-se o direito de ofertar ou não o Processo Seletivo para os cursos constantes deste Edital a julgar pelo número de inscritos. Caso o número de inscritos no curso escolhido for insuficiente para a realização do Processo Seletivo, o candidato poderá realizar o próximo Processo Seletivo para o mesmo período (se a Instituição determinar a sua oferta).

2. A Faculdade Claretiana de Teologia reserva-se o direito de determinar ou não a realização das matrículas para os cursos constantes deste Edital a julgar pelo número de aprovados no Processo Seletivo.

3. Caso não haja a quantidade mínima de alunos matriculados para o início das aulas da turma do primeiro período, fica facultada a Faculdade Claretiana de Teologia a rescindir o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, bem como o Termo Aditivo que o acompanha.

3.1. Neste caso, o aluno deverá requerer a devolução integral do valor pago na matrícula, no prazo de 30 (trinta) dias, a contar da data em que for comunicado sobre o não início das aulas.

3.2. O aluno deverá solicitar a devolução através do e-mail devolucao@claretiano.edu.br inserindo os seguintes dados: nome completo, número do CPF, nome do curso e polo escolhido, dados bancários (nome do banco, agência, número da conta - tipo de conta – Corrente ou Poupança, nome do favorecido). Fica consignado que o valor da devolução somente será efetuado ao aluno ou ao responsável financeiro, não sendo aceita conta de terceiro.

*Mínimo de 20 alunos para abertura de turma.

4. O candidato aprovado no processo seletivo realizará sua matrícula na Faculdade Claretiana de Teologia e aguardará o deferimento desta pelo Diretor.

5. A Faculdade Claretiana de Teologia realizará Processos Seletivos para o preenchimento de Vagas Remanescentes obedecendo os mesmos critérios estabelecidos anteriormente neste edital.

6. Na eventualidade de as vagas oferecidas não serem preenchidas, também poderá ser utilizado como critério para preenchimento das vagas remanescentes a transferência de alunos regularmente matriculados em outras Instituições de Ensino no ano letivo de 2021, e o ingresso de Portadores de Diploma (registrado) de Curso de Graduação, de acordo com as normas e prazos estabelecidos no site www.claretiano.edu.br. Os candidatos Portadores de Diploma de Graduação poderão ter seus estudos abreviados mediante análise curricular de acordo com os critérios descritos no site www.claretiano.edu.br.

7.  O aluno matriculado terá acesso a um sistema gerenciador de aprendizagem para o uso de ferramentas de comunicação e interação. Para tanto, o aluno deve ter um computador com os seguintes requisitos:

 HARDWARE
  • Processador: mínimo de 1,5GHz, Intel ou AMD;
  • RAM: 2 GB;
  • Kit multimídia: alto-falantes / fone de ouvido;
  • Resolução: melhor visualizado em 1024 x 768 ou superior.
 SOFTWARE

O sistema pode ser acessado em diferentes plataformas (Linux, Mac OS X, Windows), a partir de um navegador de internet. Especificamente em relação a softwares, sugerimos que o usuário tenha em seu computador alguns itens importantes:

  • Arquivos PDF: Adobe Reader 11 ou superior;
  • Textos: Softwares com compatibilidade para abrir e salvar arquivos no formato .doc e .docx;
  • Planilhas: Softwares com compatibilidade para abrir e salvar arquivos no formato .xls e .xlsx;
  • Apresentações: Softwares com compatibilidade para abrir e salvar arquivos no formato .ppt, .pptx, .pps e .ppsx;
  • Navegador de Internet: Google Chrome 60 ou superior, Firefox 60 ou superior, Safari 11 ou superior e Internet Explorer 11 ou superior.
 CONEXÃO COM A INTERNET

·         Banda larga de no mínimo 1 Mbps;


Obs: Para conexões discadas, o acesso a conteúdos em formato multimídia (como por exemplo: animação, áudio, slides e vídeo) pode ser razoavelmente demorado. As ferramentas de interação (Fórum, Correio e Portfólio) poderão ser utilizadas de forma satisfatória.

8. Quanto aos estágios, o aluno deverá assinar um documento no ato da matrícula e no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, para tomar ciência a respeito do desenvolvimento desse componente curricular.

9. Os critérios de correção da Redação estão descritos no site www.claretiano.edu.br, não cabendo recurso.

10. São considerados candidatos às provas do Processo Seletivo para ingresso nos cursos ofertados os portadores de certificado de conclusão de ensino médio ou equivalente; ou, para as vagas remanescentes, os portadores de diploma de curso de graduação.

11. Candidatos público-alvo da Educação Especial e/ou necessidades especiais devem, obrigatoriamente, selecionar a respectiva opção no campo específico e enviar declaração ou atestado médico para a Faculdade Claretiana de Teologia.

12. O presente Edital tem validade para ingresso no 1º semestre de 2021. Os candidatos aprovados para cursos que não contarem com número de alunos suficientes para a abertura da turma poderão aproveitar o resultado deste Processo Seletivo dentro do prazo de até dezoito meses, sendo seus resultados parametrizados com a classificação dos Processos Seletivos futuros.

13. A Instituição oferece vagas para o Sistema PROUNI.

14. Os casos não previstos neste Edital serão resolvidos pela Comissão Permanente de Processo Seletivo.

 

 

 

 

 

 

Curitiba, 29 de setembro de 2020

 

 

 

Pe. Jaime Sanchez Bosch

Diretor