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Processo Seletivo - Claretiano - Centro Universitário | Cursos a Distância - Polos Internacionais

            CLARETIANO - CENTRO UNIVERSITÁRIO

EDITAL - 02/2019

PROCESSO SELETIVO - GRADUAÇÃO - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLOS INTERNACIONAIS
1° SEMESTRE - ANO 2019

O Reitor do Claretiano - Centro Universitário, usando de suas atribuições legais, estatutárias e regimentais, torna público o presente Edital, contendo normas, rotinas e procedimentos relativos ao Processo Seletivo 2019 para ingresso nos Cursos Superiores de Graduação - Modalidade de Educação a Distância - Portaria de Recredenciamento n° 684/2017, publicada no DOU em 29/05/2017, a serem oferecidos nos Polos Internacionais do Claretiano Centro Universitário, credenciados pela Resolução Consup n° 26 de 02 de outubro de 2017, a serem oferecidos, cidades de:  

 

 Madri – Espanha, Lisboa – Portugal, Orlando - Estados Unidos da América, Toyohashi-shi - Japão

 

São considerados candidatos ao Processo Seletivo para ingresso nos cursos abaixo descritos os portadores de certificado de conclusão do Ensino Médio realizado no Brasil ou equivalente com revalidação no Brasil ou, para as vagas remanescentes, os portadores de diploma de curso de Graduação realizado no Brasil, ou com revalidação no Brasil.

OFERTA SERÁ SOMENTE PARA O POLO DE TOYIHASHI-SHI – JAPÃO - O ingresso nos Cursos de Formação Pedagógica para Graduados não licenciados e Segunda Licenciatura, de acordo com a Resolução nº 2 de 01 de julho de 2015, será feito mediante análise do Histórico Escolar do curso de Bacharelado, Tecnólogo e Licenciatura. A inscrição para seleção ocorrerá no período de 25/09/2018 a 27/02/2019, com a apresentação obrigatória dos seguintes documentos (fotocópia frente e verso): fotocópia do histórico escolar do Ensino Superior; fotocópia do diploma registrado; pagamento da taxa de inscrição no valor de R$63,00, via boleto, anexo à Ficha de Inscrição pela internet: www.claretiano.edu.br. Outras normas, prazos e procedimentos para a inscrição nos Cursos de Formação Pedagógica para Graduados não licenciados e Segunda Licenciatura, estarão disponíveis no site: www.claretiano.edu.br. Os candidatos a esses cursos não realizarão prova de processo seletivo, apenas deverão verificar o seu resultado no site www.claretiano.edu.br.

 

 I. Vagas para cursos e polos de:   Madri – Espanha, Lisboa – Portugal, Orlando - Estados Unidos da América, Toyohashi-shi – Japão.

 

Serão oferecidos os seguintes cursos:

 

01. Administração – Bacharelado. Renovado o Reconhecimento pela Portaria nº 274 de 03/04/2017, publicada no D.O.U. de 04/04/2017. Duração: 4 anos (8 semestres). Vagas: vide Edital - 01/2019. Disponível em todos os polos – Encontro uma vez por semestre, aos sábados, das 8h às 17h30.            

02. Artes Visuais – Licenciatura. Reconhecido pela Portaria MEC n° 333, de 17/08/2011, publicada no D.O.U. de 18/08/2011. Duração: 3 anos (6 semestres). Vagas: vide Edital - 01/2019. Disponível somente para o polo de Toyohashi-shi – Japão – Encontro uma vez por semestre, aos sábados, das 8h às 17h30.

03. Biblioteconomia – Bacharelado. Autorizado pela Resolução CONSUP/CEUCLAR nº 04 de 15/08/2016. Duração: 3 anos (6 semestres). Vagas: vide Edital - 01/2019. Disponível em todos os polos – Encontro uma vez por semestre, aos sábados, das 8h às 17h30.           

04. Biologia – Licenciatura. Reconhecido pela Portaria nº 394 de 28/05/2015, publicada no D.O.U. de 29/05/2015. Duração: 3 anos (6 semestres). Vagas: 50. Disponível somente para o polo de Toyohashi-shi – Japão – Encontro uma vez por semestre, aos sábados, das 8h às 17h30.

05Ciências Contábeis – BachareladoRenovado o Reconhecimento pela Portaria nº 274 de 03/04/2017, publicada no D.O.U. de 04/04/2017. Duração: 4 anos (8 semestres). Vagas: vide Edital - 01/2019. Disponível em todos os polos – Encontro uma vez por semestre, aos sábados, das 8h às 17h30.           

06. Computação – Licenciatura. Reconhecido pela Portaria MEC n° 232, de 28/06/2011, publicada no D.O.U. de 29/06/2011. Duração: 3 anos (6 semestres). Vagas: vide Edital - 01/2019. Disponível somente para o polo de Toyohashi-shi – Japão – Encontro uma vez por semestre, aos sábados, das 8h às 17h30.

07. Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio. Renovado o Reconhecimento pela Portaria n°331 de 14/05/2018, publicada no D.O.U. de 15/05/2018. Duração: 3 anos (6 semestres). Vagas: vide Edital - 01/2019. Disponível em todos os polos – Encontro uma vez por semestre, aos sábados, das 8h às 17h30.     

08Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Reconhecido pela Portaria MEC n° 341, de 17/08/2011, publicada no D.O.U. de 18/08/2011. Duração: 2 anos e 6 meses (5 semestres). Vagas: vide Edital - 01/2019. Disponível em todos os polos – Encontro uma vez por semestre, aos sábados, das 8h às 17h30.      

09Curso Superior de Tecnologia em Gerontologia. Autorizado pela RESOLUÇÃO CONSUP Nº 10/2017 de 21 de agosto de 2017. Duração: 2 (4 semestres). Vagas: vide Edital - 01/2019. Disponível em todos os polos – Encontro uma vez por semestre, aos sábados, das 8h às 17h30.     

10. Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental. Renovado o Reconhecimento pela Portaria n°331 de 14/05/2018, publicada no D.O.U. de 15/05/2018. Duração: 2 anos (4 semestres). Vagas: vide Edital - 01/2019. Disponível em todos os polos – Encontro uma vez por semestre, aos sábados, das 8h às 17h30.      

11Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação. Reconhecido pela Portaria MEC n° 344, de 17/08/2011, publicada no D.O.U. de 18/08/2011. Duração: 2 anos e 6 meses (5 semestres). Vagas: vide Edital - 01/2019. Disponível em todos os polos – Encontro uma vez por semestre, aos sábados, das 8h às 17h30.     

12. Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos HumanosRenovado o Reconhecimento pela Portaria nº 274 de 03/04/2017, publicada no D.O.U. de 04/04/2017. Duração: 2 anos (4 semestres). Vagas: 50. Disponível em todos os polos – Encontro uma vez por semestre, aos sábados, das 8h às 17h30.      

13. Curso Superior de Tecnologia em Gestão FinanceiraRenovado o Reconhecimento pela Portaria nº 274 de 03/04/2017, publicada no D.O.U. de 04/04/2017. Duração: 2 anos (4 semestres). Vagas: vide Edital - 01/2019. Disponível em todos os polos – Encontro uma vez por semestre, aos sábados, das 8h às 17h30.      

           14. Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública.  Renovado o Reconhecimento pela Portaria nº 274 de 03/04/2017, publicada no D.O.U. de 04/04/2017. Duração: 2 anos (4 semestres). Vagas: vide Edital - 01/2019. Disponível em todos os polos – Encontro uma vez por semestre, aos sábados, das 8h às 17h30.      

15. Curso Superior de Tecnologia em Logística. Renovado o Reconhecimento pela Portaria nº 274 de 03/04/2017, publicada no D.O.U. de 04/04/2017. Duração: 2 anos (4 semestres). Vagas: vide Edital - 01/2019. Disponível em todos os polos – Encontro uma vez por semestre, aos sábados, das 8h às 17h30.     

16Curso Superior de Tecnologia em Secretariado. Autorizado pela Resolução CONSUP/CEUCLAR nº 17 de 11/8/2009. Duração: 2 (4 semestres). Vagas: vide Edital - 01/2019. Disponível em todos os polos – Encontro uma vez por semestre, aos sábados, das 8h às 17h30.     

17. Curso Superior de Tecnologia em Serviços Jurídicos e Notariais. Autorizado pela Resolução CONSUP/CEUCLAR nº 04 de 15/08/2016. Duração: 2 anos (4 semestres). Vagas vide Edital - 01/2019. Disponível em todos os polos – Encontro uma vez por semestre, aos sábados, das 8h às 17h30.       

18. Educação Física – Licenciatura. Reconhecido pela Portaria MEC n° 332, de 17/08/2011, publicada no D.O.U. de 18/08/2011. Duração: 3 anos (6 semestres). Vagas: vide Edital - 01/2019. Disponível somente para o polo de Toyohashi-shi – Japão – Encontro uma vez por semestre, aos sábados, das 8h às 17h30.

19. Filosofia – Bacharelado. Autorizado pela Resolução CONSUP/CEUCLAR nº 04 de 15/08/2016. Duração: 3 anos (6 semestres). Vagas: vide Edital - 01/2019. Disponível em todos os polos – Encontro uma vez por semestre, aos sábados, das 8h às 17h30.       

20. Filosofia – Licenciatura. Reconhecido pela Portaria MEC n° 222, de 28/06/2011, publicada no D.O.U. de 29/06/2011. Duração: 3 anos (6 semestres). Vagas: vide Edital - 01/2019. Disponível somente para o polo de Toyohashi-shi – Japão – Encontro uma vez por semestre, aos sábados, das 8h às 17h30.

21. Geografia – Licenciatura. Reconhecido pela Portaria MEC n° 334, de 17/08/2011, publicada no D.O.U. de 18/08/2011. Duração: 3 anos (6 semestres). Vagas: vide Edital - 01/2019. Disponível somente para o polo de Toyohashi-shi – Japão – Encontro uma vez por semestre, aos sábados, das 8h às 17h30.

22. História – Licenciatura. Reconhecido pela Portaria MEC n° 335 de 17/08/2011, publicada no D.O.U. de 18/08/2011. Duração: 3 anos (6 semestres). Vagas: vide Edital - 01/2019. Disponível somente para o polo de Toyohashi-shi – Japão – Encontro uma vez por semestre, aos sábados, das 8h às 17h30. 

23Letras com Habilitação em Língua Portuguesa – Licenciatura. Reconhecido pela Portaria nº 286 de 21/12/2012 - publicada no D.O.U. de 27/12/2012. Duração: 3 anos (6 semestres). Vagas: vide Edital - 01/2019. Disponível apenas para ingressantes como Portador de Título para o polo de Toyohashi-shi – Japão – Encontro uma vez por semestre, aos sábados, das 8h às 17h30. 

24. Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa – Licenciatura. Reconhecido pela Portaria MEC n° 227, de 22/05/2013, publicada no D.O.U. de 23/05/2013. Duração: 4 anos (8 semestres). Vagas: vide Edital - 01/2019. Disponível somente para o polo de Toyohashi-shi – Japão – Encontro uma vez por semestre, aos sábados, das 8h às 17h30.

25. Matemática – Licenciatura. Reconhecido pela Portaria MEC n° 73 de 29/01/2015, publicada no D.O.U. de 30/01/2015. Duração: 3 anos (6 semestres). Vagas: vide Edital - 01/2019. Disponível somente para o polo de Toyohashi-shi – Japão – Encontro uma vez por semestre, aos sábados, das 8h às 17h30.

26. Pedagogia – Licenciatura. Reconhecimento Renovado pela Portaria MEC nº 286, de 21/12/2012, publicada no D.O.U. de 27/12/2012. Duração: 4 anos (8 semestres). Vagas: vide Edital - 01/2019. Disponível somente para o polo de Toyohashi-shi – Japão – Encontro uma vez por semestre, aos sábados, das 8h às 17h30.

27Relações Internacionais – Bacharelado. Autorizado pela RESOLUÇÃO CONSUP Nº 10/2017 de 21 de agosto de 2017. Duração: 3 (6 semestres). Vagas: vide Edital - 01/2019. Disponível em todos os polos – Encontro uma vez por semestre, aos sábados, das 8h às 17h30.       

28. Teologia – BachareladoRenovado o Reconhecimento pela Portaria nº 274 de 03/04/2017, publicada no D.O.U. de 04/04/2017. Duração: 4 anos (8 semestres). Vagas: vide Edital - 01/2019. Disponível em todos os polos – Encontro uma vez por semestre, aos sábados, das 8h às 17h30.       

 

Os calendários e horários são determinados pelo Claretiano - Centro Universitário.  

II. INSCRIÇÕES: Período de 11/09/2018 a 09/03/2019. No site: www.claretiano.edu.br ou nos polos, das 8h às 12h e das 13h30 às 18h, e sábado, das 8h às 12h. (Horário Local)

Madri – Espanha

 

Local de realização da Prova: Rua Juan Álvarez Mendizábal, 65 , dpdo 1o

Local de Atendimento: Rua Juan Álvarez Mendizábal, 65 , dpdo 1o

Lisboa - Portugal

Local de realização da Prova: Avenida das Forças Armadas,

Local de Atendimento: Avenida das Forças Armadas,

Orlando – Estados Unidos da América

Local de realização da Prova: Rua Kingspointe Parkway, 7751

Local de Atendimento: Rua Kingspointe Parkway, 7751

Toyohashi - Japão

 

Local de realização da Prova: Rua Ekimae Odori, 3-48 , Edifício Kuroyanagi

Local de Atendimento: Rua Ekimae Odori, 3-48 , Edifício Kuroyanagi

 

Requisitos para a Inscrição:

a) Concluintes do Ensino Médio ou equivalente.

III. INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO: 

Para ingresso no Claretiano - Centro Universitário, o candidato poderá optar por uma das duas formas descritas abaixo.

Conteúdo da Prova: Uma Redação de gênero dissertativo valendo de 0,0 a 10,0 pontos.

1ª) Prova ONLINE

Descrição: Nessa forma de ingresso, a prova é disponibilizada para o candidato de forma ONLINE automaticamente após a conclusão da inscrição no site claretiano.edu.br.

Para realizar a prova, o candidato deverá ter acesso à rede de internet e poderá realiza-la do local de sua preferência.

Taxa: Não há.

Conteúdo da Prova: Uma Redação de gênero dissertativo valendo de 0,0 a 10,0 pontos.

Tempo para realização da prova: 2h (duas horas).

PROGRAMAÇÃO DAS PROVAS – PROVA ONLINE

Período de Inscrições

Data da prova

Horário da prova

Data Resultado

Data Matrícula

11/09/2018

a

 25/03/2019

Todos dos dias entre 11/09/2018 e 09/03/2019

Livre escolha

Dois dias após a realização da prova

Após a liberação do resultado

 

2ª) Ingresso via ENEM

Descrição: Nessa forma de ingresso, o candidato deverá utilizar as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

O Claretiano – Centro Universitário aceitará e validará somente as notas do ENEM referentes aos anos de 2013, 2014, 2015, 2016, 2017 ou 2018.

O candidato poderá ter acesso às notas do ENEM acessando o site inep.gov.br

Taxa: Não há.

 

PROGRAMAÇÃO – INGRESSO VIA ENEM

 

Período de Inscrições

Data Resultado

Data Matrícula

11/09/2018

a

 09/03/2019

Dois dias após a realização da inscrição

Após a validação e deferimento das notas informadas pelo candidato.

 

CRITÉRIOS DE DESCLASSIFICAÇÃO

1º Prova ONLINE: Serão desclassificados os candidatos que obtiverem a nota ZERO na prova de redação.

Em caso de desclassificação, o candidato poderá reagendar o processo seletivo para uma nova data e realizar novamente a prova.

O reagendamento e consequentemente a realização de uma nova prova será permitida apenas três vezes. Caso o candidato não consiga a aprovação após as três tentativas ele não estará apto para ingressar na Campanha vigente.

 

2º Ingresso via ENEM: Serão desclassificados os candidatos que se enquadrarem em um dos

critérios abaixo:

- Candidatos que não atingiram 300 pontos ou mais na Prova de Redação;

- Candidatos que obtiveram nota ZERO em qualquer uma das provas de Conhecimentos Específicos;

- Candidatos que não preencheram todos os campos exigidos no ato da inscrição;

- Candidatos cujas as notas informadas no ato da inscrição forem distintas das informadas no site do INEP.

Candidatos com NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS:

 

De acordo com o §1o do art. 1º do Decreto nº 7.611 de 17 de novembro de 2011, o público-alvo da Educação Especial é:

 

“Art. 1º. [...]

§1o Para fins deste Decreto, considera-se público-alvo da educação especial as pessoas com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades ou superdotação”.

a)Preencher a ficha de inscrição, sendo necessário que o candidato se autodeclare até, no máximo, 15 dias antes do processo seletivo.

b) Além de se autodeclarar indicando o tipo de deficiência, deverá anexar laudo médico atestando o tipo de deficiência com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença – CID, com data recente de expedição de até 6 meses antes do processo seletivo, a fim de que sejam tomadas as providências para a disponibilidade do recurso necessário.

c) O candidato com necessidades educativas especiais, caso necessite, terá acréscimo de, no máximo, 1h ao tempo destinado à realização da prova e um acompanhante (ledor/transcritor) escolhido a critério do CLARETIANO, não podendo, em hipótese alguma, ser familiar do candidato.

Obs.: as notas individuais obtidas na Redação não serão divulgadas.

 

V. DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA – Documentos Obrigatórios:

1. Originais: uma foto 3x4 recente e o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.
2. Fotocópia em tamanho A4 – 1 (uma) via de cada documento (frente e verso): Histórico Escolar do Ensino Médio; Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Certificado de Conclusão do Ensino Médio obtido no exterior, juntamente com as provas de equivalência de estudos do CEE; CPF; Título de Eleitor; Certidão de Nascimento ou Casamento; Cédula de Identidade; Certificado de Reservista (com o polegar) e Comprovante de Residência. Para os Cursos de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado), o candidato deverá trazer Atestado Médico, comprovando sua aptidão para a prática de atividade física. Para a matrícula de Portadores de Diploma de curso de Graduação, além dos documentos acima citados, o candidato deverá apresentar o Histórico Escolar do curso de Graduação e o respectivo Diploma devidamente registrado.

Para os candidatos/aluno com necessidades educacionais especiais, além de se autodeclarar indicando o tipo de deficiência, deverá entregar laudo médico atestando o tipo de deficiência com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença – CID, com data recente de expedição de até 6 meses antes da realização da matrícula.

Para assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais no ato da matrícula: o candidato maior de 18 anos ou emancipado deverá apresentar fotocópia do RG e do CPF/MF. Para o candidato menor de 18 anos, o contrato somente poderá ser assinado pelo pai ou responsável legal, munido com procuração com firma reconhecida e a apresentação do RG e do CPF/MF.

As matrículas serão efetivadas após a apresentação completa da documentação obrigatória exigida e o deferimento do Reitor.

VI. CALENDÁRIO DAS MATRÍCULAS: as matrículas serão efetuadas no mesmo período (datas) para todos os polos citados neste Edital, conforme tabela do item IV.

Para 1ª chamada: dez dias após a realização da prova, juntamente com a publicação da lista de aprovados.

Pela internet, no endereço www.claretiano.edu.br, clicando no ícone "matricule-se".

No polo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 18h, e sábado, das 8h às 12h.

Os candidatos classificados para os Cursos de Formação Pedagógica para Graduados não licenciados e Segunda Licenciatura deverão efetuar suas matrículas a partir do deferimento da análise – de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 18h, e sábado, das 8h às 12h(horário Local), somente para o polo do Japão.

 

VII. DISPOSIÇÕES COMPLEMENTARES

1. Ao Claretiano – Centro Universitário reserva-se o direito de ofertar ou não o Processo Seletivo para os cursos e polos constantes deste Edital a julgar pelo número de inscritos. Caso o número de inscritos no curso e polo escolhidos for insuficiente para a realização do Processo Seletivo, o candidato poderá realizar o próximo Processo Seletivo para o mesmo período (se a Instituição determinar a sua oferta) ou solicitar a devolução da taxa referente à inscrição.

2. Ao Claretiano – Centro Universitário, reserva-se o direito de determinar ou não a realização das matrículas para os cursos e polos constantes deste Edital a julgar pelo número de aprovados no Processo Seletivo.

*Mínimo de 30 alunos para abertura de turma (cursos de segunda a sexta)

3. Se o curso e polo pelos quais o candidato optou não atingirem a quantidade suficiente de aprovados para a realização das matrículas, ele poderá optar pela transferência para outro polo onde o curso de sua 1ª opção tenha turma aberta ou optar pela matrícula no curso de 2ª opção no mesmo polo ou em outro polo (caso haja abertura), ou, ainda, pela devolução da taxa referente à inscrição.

4. Caso não haja a quantidade mínima de alunos matriculados para o início das aulas da turma do primeiro período, fica facultado ao Claretiano – Centro Universitário rescindir o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, bem como o Termo Aditivo que o acompanha.

4.1. Neste caso, o aluno deverá requerer a devolução integral do valor pago na matrícula, no prazo de 30 (trinta) dias, a contar da data em que for comunicado sobre o não início das aulas.

4.2. O aluno deverá solicitar a devolução através do e-mail devolucao@claretiano.edu.br inserindo os seguintes dados: nome completo, número do CPF, nome do curso e polo escolhido, dados bancários (nome do banco, agência, número da conta - tipo de conta – Corrente ou Poupança, nome do favorecido). Fica consignado que o valor da devolução somente será efetuado ao aluno ou ao responsável financeiro, não sendo aceita conta de terceiro.

*Mínimo de 30 alunos para abertura de turma.

5. O aluno matriculado terá acesso a um sistema gerenciador de aprendizagem para o uso de ferramentas de comunicação e interação. Para tanto, o aluno deve ter conectividade à rede mundial de computadores, sendo recomendada banda larga de, no mínimo, 1 Mbps e dispor dos seguintes recursos: processador mínimo de 1,5GHz, Intel ou AMD, e memória RAM de 2 GB. Deve, ainda, dispor dos seguintes Sistemas Operacionais: Linux, Mac OS X ou Windows, dos navegadores: Google Chrome 60 ou superior, Firefox 60 ou superior, Internet Explorer 11 e Safari 11 ou superior e do programa: Adobe Reader 11 ou superior, para acessar ferramentas como Material de Apoio, Podcast e Videoaula.

6. Candidatos público-alvo da Educação Especial e/ou necessidades especiais devem, obrigatoriamente, selecionar a respectiva opção no campo específico e enviar declaração ou atestado médico para o Claretiano – Centro Universitário.

7. O critério de correção da Redação está descrito no endereço eletrônico www.claretiano.edu.br, não cabendo recurso.

8. O Claretiano – Centro Universitário realizará Processos Seletivos para o preenchimento de vagas remanescentes, obedecendo aos mesmos critérios estabelecidos anteriormente neste Edital.

9. Na eventualidade de as vagas oferecidas ainda não serem preenchidas, poderão ser utilizados como critérios para preenchimento das vagas remanescentes a transferência de alunos regularmente matriculados em outras Instituições de Ensino no ano letivo de 2018/2019 e o ingresso de Portadores de Diploma (registrado) de curso de Graduação, de acordo com as normas e prazos estabelecidos no site www.claretiano.edu.br. Os candidatos Portadores de Diploma de Graduação poderão ter seus estudos abreviados (os cursos que tiverem o ciclo de anos completos) mediante análise curricular, de acordo com os critérios descritos no site www.claretiano.edu.br.

10. O presente Edital tem validade para ingresso no 1° semestre de 2019. Os candidatos aprovados que não efetuarem a sua matrícula poderão aproveitar o resultado deste Processo Seletivo dentro do prazo de até dezoito meses, sendo seus resultados parametrizados com a classificação dos Processos Seletivos futuros.

11. Quanto aos estágios, o aluno deverá assinar um documento no ato da matrícula, para tomar ciência a respeito do desenvolvimento desse componente curricular:
            - Para os cursos que contemplam o componente curricular "Estágio", deverão ser cumpridas as horas estabelecidas nos locais e áreas indicadas pelo Projeto Político-Pedagógico de Curso. 

12. Como pagamento pela prestação dos serviços educacionais prevista no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, o candidato pagará o valor previsto no Termo Aditivo. Para os candidatos que estiverem nas

condições abaixo mencionadas será concedido um desconto pontualidade, não cumulativo, aplicado para a primeira e demais parcelas da semestralidade sobre o valor original do curso (apresentado no Termo Aditivo), condicionado ao pagamento até a data de vencimento. Condições para a concessão do desconto:   a) Todos os ingressantes que não tenham solicitado aproveitamento de estudos terão direito ao desconto pontualidade (valor promocional) divulgado para cada curso.

b) Todos os ingressantes que tenham solicitado aproveitamento de estudos, desde que não tenham obtido nenhuma dispensa de disciplina, terão direito ao desconto pontualidade (valor promocional) divulgado para cada curso.

c) Todos os ingressantes que tenham solicitado aproveitamento de estudos, que tenham obtido ao menos 01 (uma) dispensa de disciplina no curso não terão direito ao desconto de pontualidade (valor promocional), porém terão desconto de dispensa de disciplina conforme o resultado da análise curricular.

O desconto pontualidade será válido para o curso todo.

Em caso de trancamento e/ou retenção, o aluno, no seu retorno, não terá direito ao desconto.

Para pagamento realizado após a data de vencimento, será cobrado o valor integral da parcela pactuado no Termo Aditivo, acrescido de multa moratória de 2% e juros de 1% ao mês até a data do efetivo pagamento.

13. Os casos não previstos neste Edital serão resolvidos pela Comissão Permanente de Processo Seletivo.

 

 

Batatais, 01 de setembro de 2019.

 

Dr. Pe. Sérgio Ibanor Piva

     Reitor