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Processo Seletivo - Claretiano - Centro Universitário | Cursos a Distância - polos Internacionais

CLARETIANO – CENTRO UNIVERSITÁRIO - BATATAIS

EDITAL – 02/2021

PROCESSO SELETIVO – GRADUAÇÃO – EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COM ENCONTRO PARA AVALIAÇÕES

POLOS INTERNACIONAIS
1° SEMESTRE – ANO 2021

O Reitor do Claretiano - Centro Universitário, usando de suas atribuições legais, estatutárias e regimentais, torna público o presente Edital, contendo normas, rotinas e procedimentos relativos ao Processo Seletivo 2020 para ingresso nos Cursos Superiores de Graduação - Modalidade de Educação A Distância com encontro para avaliações - Portaria de Recredenciamento n° 684/2017, publicada no DOU em 29/05/2017, a serem oferecidos nos Polos Internacionais do Claretiano Centro Universitário, credenciados pela Resolução Consup n° 26 de 02 de outubro de 2017, a serem oferecidos, cidades de:  

Barcelona – Espanha, Madri – Espanha, Lisboa – Portugal, Orlando - Estados Unidos da América, Toyohashi-shi - Japão

 

São considerados candidatos ao Processo Seletivo para ingresso nos cursos abaixo descritos os portadores de certificado de conclusão do Ensino Médio realizado no Brasil ou equivalente com revalidação no Brasil ou, para as vagas remanescentes, os portadores de diploma de curso de Graduação realizado no Brasil, ou com revalidação no Brasil.

OFERTA SERÁ SOMENTE PARA O POLO DE TOYIHASHI-SHI – JAPÃO - O ingresso nos Cursos de Formação Pedagógica para Graduados não licenciados e Segunda Licenciatura, de acordo com a Resolução nº CNE/CP N°2 de 20 de dezembro de 2019, será feito mediante análise do Histórico Escolar do curso de Bacharelado, Tecnólogo e Licenciatura. A inscrição para seleção ocorrerá no período de 10/10/2020 a 27/02/2021, com a apresentação obrigatória dos seguintes documentos (fotocópia frente e verso): fotocópia do histórico escolar do Ensino Superior; fotocópia do diploma registrado; anexo à Ficha de Inscrição pela internet: www.claretiano.edu.br. Outras normas, prazos e procedimentos para a inscrição nos Cursos de Formação Pedagógica para Graduados não licenciados e Segunda Licenciatura, estarão disponíveis no site: www.claretiano.edu.br. Os candidatos a esses cursos não realizarão prova de processo seletivo, apenas deverão verificar o seu resultado no site www.claretiano.edu.br.

 

 I. Vagas para cursos e polos de:   Barcelona – Espanha, - Madri – Espanha, Lisboa – Portugal, Orlando - Estados Unidos da América, Toyohashi-shi – Japão.

 

Serão oferecidos os seguintes cursos:

CURSO

PORTARIA

VAGAS

DURAÇÃO

POLOS

MODALDADE

Administração – Bacharelado

Renovado o Reconhecimento pela Portaria nº 274 de 03/04/2017 - publicada no D.O.U. de 04/04/2017, seção I, pág. 154.

Vide edital 01/2021

4 anos (8 semestres)

Todos os polos

A Distância com encontro para avaliações

Artes Visuais – Licenciatura *

Renovado o Reconhecimento pela Portaria nº 913 de 27/12/2018 - publicada no D.O.U. de 28/12/2018, seção I, pág. 134.

Vide edital 01/2021

3 anos (6 semestres)

Toyohashi-shi - Japão

A Distância com encontro para avaliações

Biblioteconomia – Bacharelado

Reconhecimento pela Portaria nº 96 de 09/04/2020 - publicada no D.O.U. de 13/04/2020, seção I, pág. 70.

Vide edital 01/2021

3 anos (6 semestres)

Todos os polos

A Distância com encontro para avaliações

Biologia – Licenciatura *

Renovado o Reconhecimento pela Portaria nº 913 de 27/12/2018 - publicada no D.O.U. de 28/12/2018, seção I, pág. 134.

Vide edital 01/2021

3 anos (6 semestres)

Toyohashi-shi - Japão

A Distância com encontro para avaliações

Ciências Contábeis – Bacharelado

Renovado o Reconhecimento pela Portaria nº 274 de 03/04/2017 - publicada no D.O.U. de 04/04/2017, seção I, pág. 154.

Vide edital 01/2021

4 anos (8 semestres)

 

Todos os polos

A Distância com encontro para avaliações

Computação – Licenciatura

Renovado o Reconhecimento pela Portaria nº 913 de 27/12/2018 - publicada no D.O.U. de 28/12/2018, seção I, pág. 134.

Vide edital 01/2021

3 anos (6 semestres)

Toyohashi-shi - Japão

A Distância com encontro para avaliações

Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio

Renovado o Reconhecimento pela Portaria nº 331 de 14/05/2018 - publicada no D.O.U. de 15/05/2018, seção I, pág 23.

Vide edital 01/2021

3 anos (6 semestres)

Todos os polos

A Distância com encontro para avaliações

Curso Superior de Tecnologia em Análise de Dados

Autorizado pela Resolução CONSUP/CEUCLAR nº 14, de 25/06/2018.

Vide edital 01/2021

2 anos e 6 meses (5 semestres)

Todos os polos

A Distância com encontro para avaliações

Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Renovado o Reconhecimento pela Portaria nº 913 de 27/12/2018 - publicada no D.O.U. de 28/12/2018, seção I, pág. 134.

Vide edital 01/2021

2 anos e 6 meses (5 semestres)

Todos os polos

A Distância com encontro para avaliações

Curso Superior de Tecnologia em Empreendedorismo Digital

Autorizado pela Resolução CONSUP/CEUCLAR nº 24/2020, de 26/08/2020.

Vide edital 01/2021

2 anos (4 semestres)

Todos os polos

A Distância com encontro para avaliações

Curso Superior de Tecnologia em Finanças Blockchain e Criptomoedas

 

Vide edital 01/2021

2 anos (4 semestres)

Todos os polos

A Distância com encontro para avaliações

Curso Superior de Tecnologia em Fotografia

Autorizado pela Resolução CONSUP/CEUCLAR nº 23/2020, de 26/08/2020.

Vide edital 01/2021

2 anos (4 semestres)

Todos os polos

A Distância com encontro para avaliações

Curso Superior de Tecnologia em Gerontologia*

Autorizado pela RESOLUÇÃO CONSUP Nº 10/2017 de 21 de agosto de 2017.

Vide edital 01/2021

2 anos (4 semestres)

Todos os polos

A Distância com encontro para avaliações

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental

Renovado o Reconhecimento pela Portaria nº 331 de 14/05/2018 - publicada no D.O.U. de 15/05/2018, seção I, pág 23.

Vide edital 01/2021

2 anos (4 semestres)

Todos os polos

A Distância com encontro para avaliações

Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação

Renovado o Reconhecimento pela Portaria nº 913 de 27/12/2018 - publicada no D.O.U. de 28/12/2018, seção I, pág. 134.

Vide edital 01/2021

2 anos e 6 meses (5 semestres)

Todos os polos

A Distância com encontro para avaliações

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Investimentos

Autorizado pela Resolução CONSUP/CEUCLAR nº 09/2019 de 05/07/2019.

Vide edital 01/2021

2 anos (4 semestres)

Todos os polos

A Distância com encontro para avaliações

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Renovado o Reconhecimento pela Portaria nº 214 de 25/06/2020 - publicada no D.O.U. de 07/07/2020, seção I, pág. 143.

Vide edital 01/2021

2 anos (4 semestres)

Todos os polos

A Distância com encontro para avaliações

Curso Superior de Tecnologia em Gestão do E-commerce e do E-business

Autorizado pela Resolução CONSUP/CEUCLAR nº 20/2020, de 26/08/2020.

Vide edital 01/2021

2 anos (4 semestres)

Todos os polos

A Distância com encontro para avaliações

Curso Superior de Tecnologia em Gestão do Varejo e Negócios Digitais

Autorizado pela Resolução CONSUP/CEUCLAR nº 21/2020, de 26/08/2020.

Vide edital 01/2021

2 anos (4 semestres)

Todos os polos

A Distância com encontro para avaliações

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira.

Renovado o Reconhecimento pela Portaria nº 274 de 03/04/2017 - publicada no D.O.U. de 04/04/2017, seção I, pág. 154. 

Vide edital 01/2021

2 anos (4 semestres)

Todos os polos

A Distância com encontro para avaliações

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública

Renovado o Reconhecimento pela Portaria nº 274 de 03/04/2017 - publicada no D.O.U. de 04/04/2017, seção I, pág. 154. 

Vide edital 01/2021

2 anos (4 semestres)

Todos os polos

A Distância com encontro para avaliações

Curso Superior de Tecnologia em Logística

Renovado o Reconhecimento pela Portaria nº 274 de 03/04/2017 - publicada no D.O.U. de 04/04/2017, seção I, pág. 154.

Vide edital 01/2021

2 anos (4 semestres)

Todos os polos

A Distância com encontro para avaliações

Curso Superior de Tecnologia em Marketing Digital

Autorizado pela Resolução CONSUP/CEUCLAR nº 14, de 25/06/2018.

Vide edital 01/2021

2 anos (4 semestres)

Todos os polos

A Distância com encontro para avaliações

Curso Superior de Tecnologia em Produção de Conteúdos Digitais

Autorizado pela Resolução CONSUP/CEUCLAR nº 19/2020, de 26/08/2020.

Vide edital 01/2021

2 anos (4 semestres)

Todos os polos

A Distância com encontro para avaliações

Curso Superior de Tecnologia em Secretariado

Reconhecido pela Portaria nº 37, de 12 de fevereiro de 2020 - publicada no D.O.U de 14 fevereiro de 2020, seção 1, pág. 37.

Vide edital 01/2021

2 anos (4 semestres)

Todos os polos

A Distância com encontro para avaliações

Curso Superior de Tecnologia em Segurança Alimentar

Autorizado pela Resolução CONSUP/CEUCLAR nº 22/2020, de 26/08/2020.

Vide edital 01/2021

2 anos (4 semestres)

Todos os polos

A Distância com encontro para avaliações

Curso Superior de Tecnologia em Serviços Jurídicos e Notariais

Reconhecido pela Portaria nº 37, de 12 de fevereiro de 2020 - publicada no D.O.U de 14 fevereiro de 2020, seção 1, pág. 37.

Vide edital 01/2021

2 anos (4 semestres)

Todos os polos

A Distância com encontro para avaliações

Educação Física – Bacharelado *

Reconhecido pela Portaria nº405 de 29/05/2015 - publicada no D.O.U. de 01/06/2015, seção I, pág 23.

Vide edital 01/2021

4 anos (8 semestres)

Toyohashi-shi - Japão

A Distância com encontro para aulas práticas e avaliações

Educação Física – Licenciatura *

Renovado o Reconhecimento pela Portaria nº 913 de 27/12/2018 - publicada no D.O.U. de 28/12/2018, seção I, pág. 134.

Vide edital 01/2021

3 anos (6 semestres)

Toyohashi-shi - Japão

A Distância com encontro para aulas práticas e avaliações

Filosofia – Licenciatura

Renovado o Reconhecimento pela Portaria nº 913 de 27/12/2018 - publicada no D.O.U. de 28/12/2018, seção I, pág. 134.

Vide edital 01/2021

3 anos (6 semestres)

Toyohashi-shi - Japão

A Distância com encontro para avaliações

Geografia – Licenciatura

Renovado o Reconhecimento pela Portaria nº 913 de 27/12/2018 - publicada no D.O.U. de 28/12/2018, seção I, pág. 134.

Vide edital 01/2021

3 anos (6 semestres)

Toyohashi-shi - Japão

A Distância com encontro para avaliações

História – Licenciatura

Renovado o Reconhecimento pela Portaria nº 913 de 27/12/2018 - publicada no D.O.U. de 28/12/2018, seção I, pág. 134.

Vide edital 01/2021

3 anos (6 semestres)

Toyohashi-shi - Japão

A Distância com encontro para avaliações

Letras com Habilitação em Língua Portuguesa – Licenciatura

Renovado o Reconhecimento pela Portaria nº 913 de 27/12/2018 - publicada no D.O.U. de 28/12/2018, seção I, pág. 134.

Vide edital 01/2021

3 anos (6 semestres)

Toyohashi-shi - Japão

A Distância com encontro para avaliações

Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa – Licenciatura

Renovado o Reconhecimento pela Portaria nº 913 de 27/12/2018 - publicada no D.O.U. de 28/12/2018, seção I, pág. 134.

Vide edital 01/2021

4 anos (8 semestres)

Toyohashi-shi - Japão

A Distância com encontro para avaliações

Matemática – Licenciatura

Renovado o Reconhecimento pela Portaria nº 913 de 27/12/2018 - publicada no D.O.U. de 28/12/2018, seção I, pág. 134.

Vide edital 01/2021

3 anos (6 semestres)

Toyohashi-shi - Japão

A Distância com encontro para avaliações

Museologia – Bacharelado

Autorizado pela Resolução CONSUP/CEUCLAR nº 14, de 25/06/2018.

Vide edital 01/2021

3 anos (6 semestres)

Todos os polos

A Distância com encontro para avaliações

Pedagogia – Licenciatura

Renovado o Reconhecimento pela Portaria nº 913 de 27/12/2018 - publicada no D.O.U. de 28/12/2018, seção I, pág. 134

Vide edital 01/2021

4 anos (8 semestres)

Toyohashi-shi - Japão

A Distância com encontro para avaliações

Teologia – Bacharelado

Renovado o Reconhecimento pela Portaria nº 214 de 25/06/2020 - publicada no D.O.U. de 07/07/2020, seção I, pág. 143.

Vide edital 01/2021

4 anos (8 semestres)

Todos os polos

A Distância com encontro para avaliações

 

vide vagas por Polo anexo I (Edital 01/2021)

*Após aprovação, para o acompanhamento do curso, o aluno deverá possuir Kit pessoal para as aulas (Anexo III)

**Oferta com número mínimo de alunos para abertura de turma 

***Os alunos do curso de Psicopedagogia terão, a partir do 4º semestre, atividades presenciais ou virtuais uma vez ao mês, em datas pré-agendadas, para o desenvolvimento das atividades de supervisão dos casos clínicos, objetos de estudo do curso. Desse modo, para as atividades virtuais, serão necessários computadores com acesso à internet e kit multimídia (som e microfone). Na necessidade de atividades presenciais, estas serão desenvolvidas em ambientes profissionais conveniados ou nos Polos de Apoio Presencial.

 

Observações: O CLARETIANO em virtude do modelo de oferta de cursos A Distância com encontro para avaliações idealizado em regime especial, na forma do artigo 80, § 1º da Lei nº 9.394/96 e de seu PPP – Projeto Político Pedagógico, esclarece que os encontros presenciais mencionados neste edital acontecerão sempre aos sábados, notadamente os encontros para a realização de atividades acadêmicas e práticas (estabelecimentos profissionais contratados) e da seguinte forma:   

Barcelona - Espanha

RUA Carrer de Napols, 346

 

Madri – Espanha

 

Rua Juan Álvarez Mendizábal, 65 , dpdo 1o

Local de Atendimento: Rua Juan Álvarez Mendizábal, 65 , dpdo 1o

Lisboa - Portugal

Avenida das Forças Armadas,

Local de Atendimento: Avenida das Forças Armadas,

Orlando – Estados Unidos da América

Rua Kingspointe Parkway, 7751

Local de Atendimento: Rua Kingspointe Parkway, Ste 124, 7751

Toyohashi - Japão

 

Ekimae Odori, 3-48 , Edifício Kuroyanagi

Local de Atendimento: Rua Ekimae Odori, 3-48 , Edifício Kuroyanagi

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

a)     A Distância com encontro para avaliações - Encontro uma vez por semestre, aos sábados, das 8h às 17h30.

b) A Distância com encontro para aulas práticas e avaliações, conforme calendário do curso, aos sábados, das 8h às 17h30

É de inteira responsabilidade do CLARETIANO o planejamento e a prestação de serviços de ensino em conformidade com a definição do calendário acadêmico na forma definida no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais. 

 

 II. INSCRIÇÕES: Período de 21/09/2020 a 09/03/2021. No site: www.claretiano.edu.br ou nos polos, verificar horário de funcionamento no site www.claretiano.edu.br

Requisitos para a Inscrição:

a) Concluintes do Ensino Médio ou equivalente.

III. INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO: 

 

1ª) Prova ONLINE

Descrição: Nessa forma de ingresso, a prova é disponibilizada para o candidato de forma ONLINE automaticamente após a conclusão da inscrição no site claretiano.edu.br.

Para iniciar a prova, o candidato deverá ter acesso à rede de internet e poderá realiza-la do local de sua preferência.

Taxa: Não há.

Conteúdo da Prova: Uma Redação de gênero dissertativo valendo de 0,0 a 10,0 pontos.

Tempo para realização da prova: 2h (duas horas).

PROGRAMAÇÃO DAS PROVAS – PROVA ONLINE

Período de Inscrições

Data da prova

Horário da prova

Data Resultado

Data Matrícula

21/09/2020

a

09/03/2021

Todos dos dias entre 21/09/2020 e 09/03/2021

Livre escolha

Dois dias após a realização da prova

Após a liberação do resultado

 

2ª) Ingresso via ENEM

Descrição: Nessa forma de ingresso, o candidato deverá utilizar as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

O Claretiano – Centro Universitário aceitará e validará somente as notas do ENEM referentes aos anos de 2013, 2014, 2015, 2016 ou 2017, 2018, 2019 e 2020.

O candidato poderá ter acesso às notas do ENEM acessando o site inep.gov.br

Taxa: Não há.

PROGRAMAÇÃO – INGRESSO VIA ENEM

Período de Inscrições

Data Resultado

Data Matrícula

21/09/2020

a

09/03/2021

Dois dias após a realização da inscrição

Após a validação e deferimento das notas informadas pelo candidato.

 

CRITÉRIOS DE DESCLASSIFICAÇÃO

1º Prova ONLINE: Serão desclassificados os candidatos que obtiverem a nota ZERO na prova de redação.

Em caso de desclassificação, o candidato poderá reagendar o processo seletivo para uma nova data e realizar novamente a prova.

O reagendamento e consequentemente a realização de uma nova prova será permitida apenas três vezes. Caso o candidato não consiga a aprovação após as três tentativas ele não estará apto para ingressar na Campanha vigente.

2º Ingresso via ENEM: Serão desclassificados os candidatos que se enquadrarem em um dos critérios abaixo:

- Candidatos que não atingiram 300 pontos ou menos na Prova de Redação;

- Candidatos que obtiveram nota ZERO em qualquer uma das provas de Conhecimentos Específicos;

- Candidatos que não preencheram todos os campos exigidos no ato da inscrição;

- Candidatos cujas as notas informadas no ato da inscrição forem distintas das informadas no site do INEP.

 

Candidatos com NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS:

 

De acordo com o §1o do art. 1º do Decreto nº 7.611 de 17 de novembro de 2011, o público-alvo da Educação Especial é:

 

“Art. 1º. [...]

§1o Para fins deste Decreto, considera-se público-alvo da educação especial as pessoas com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades ou superdotação”.

a) Preencher a ficha de inscrição, sendo necessário que o candidato se autodeclare até, no máximo, 15 dias antes do processo seletivo.

b) Além de se autodeclarar indicando o tipo de deficiência, deverá anexar laudo médico atestando o tipo de deficiência com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença – CID, com data recente de expedição de até 6 meses antes do processo seletivo, a fim de que sejam tomadas as providências para a disponibilidade do recurso necessário.

c) O candidato com necessidades educativas especiais, caso necessite, terá acréscimo de, no máximo, 1h ao tempo destinado à realização da prova e um acompanhante (ledor/transcritor) escolhido a critério do CLARETIANO, não podendo, em hipótese alguma, ser familiar do candidato.

Obs.: as notas individuais obtidas na Redação não serão divulgadas. 

V. DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA – Documentos Obrigatórios:

1. Os documentos de matricula deverão ser digitalizados e postados no ato da mesma. São eles: uma foto 3x4 recente, documento (frente e verso): Histórico Escolar do Ensino Médio; Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Certificado de Conclusão do Ensino Médio obtido no exterior, juntamente com as provas de equivalência de estudos do CEE; CPF; Título de Eleitor; Certidão de Nascimento ou Casamento; Cédula de Identidade; Certificado de Reservista (com o polegar) e Comprovante de Residência. Para os Cursos de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado), o candidato deverá trazer Atestado Médico, comprovando sua aptidão para a prática de atividade física. Para a matrícula de Portadores de Diploma de curso de Graduação, além dos documentos acima citados, o candidato deverá apresentar o Histórico Escolar do curso de Graduação e o respectivo Diploma devidamente registrado. Todos os documentos deverão ser postados pelo site no ato da matricula.

Para os candidatos/aluno com necessidades educacionais especiais, além de se autodeclarar indicando o tipo de deficiência, deverá entregar laudo médico atestando o tipo de deficiência com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença – CID, com data recente de expedição de até 6 meses antes da realização da matrícula.

Para assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais no ato da matrícula: o candidato maior de 18 anos ou emancipado deverá apresentar fotocópia do RG e do CPF/MF. Para o candidato menor de 18 anos, o contrato somente poderá ser assinado pelo pai ou responsável legal, munido com procuração com firma reconhecida e a apresentação do RG e do CPF/MF.

As matrículas serão efetivadas após a apresentação completa da documentação obrigatória exigida e o deferimento do Reitor.

VI. CALENDÁRIO DAS MATRÍCULAS: as matrículas serão efetuadas no mesmo período (datas) para todos os polos citados neste Edital, conforme tabela do item IV.

Para 1ª chamada: dez dias após a realização da prova, juntamente com a publicação da lista de aprovados.

Pela internet, no endereço www.claretiano.edu.br, clicando no ícone "matricule-se".

No polo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 18h, e sábado, das 8h às 12h.

Os candidatos classificados para os Cursos de Formação Pedagógica para Graduados não licenciados e Segunda Licenciatura deverão efetuar suas matrículas a partir do deferimento da análise – de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 18h, e sábado, das 8h às 12h. 

VII. DISPOSIÇÕES COMPLEMENTARES

1. Ao Claretiano – Centro Universitário reserva-se o direito de ofertar ou não o Processo Seletivo para os cursos e polos constantes deste Edital a julgar pelo número de inscritos. Caso o número de inscritos no curso e polo escolhidos for insuficiente para a realização do Processo Seletivo, o candidato poderá realizar o próximo Processo Seletivo para o mesmo período (se a Instituição determinar a sua oferta) ou solicitar a devolução da taxa referente à inscrição.

2. Ao Claretiano – Centro Universitário reserva-se o direito que para a composição das turmas nos polos de EaD, a IES considerará a quantidade de inscritos e aprovados nos Processos Seletivos, ou poderá reorganizar internamente as vagas distribuídas nos polos.

3. Ao Claretiano – Centro Universitário, reserva-se o direito de determinar ou não a realização das matrículas para os cursos e polos constantes deste Edital a julgar pelo número de aprovados no Processo Seletivo.

4. Se o curso e polo pelos quais o candidato optou não atingirem a quantidade suficiente de aprovados para a realização das matrículas, ele poderá optar pela transferência para outro polo onde o curso de sua 1ª opção tenha turma aberta ou optar pela matrícula no curso de 2ª opção no mesmo polo ou em outro polo (caso haja abertura), ou, ainda, pela devolução da taxa referente à inscrição.

 5. Caso não haja a quantidade mínima de alunos matriculados para o início das aulas da turma do primeiro período, fica facultado ao Claretiano – Centro Universitário rescindir o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, bem como o Termo Aditivo que o acompanha.

5.1. Neste caso, o aluno deverá requerer a devolução integral do valor pago na matrícula, no prazo de 30 (trinta) dias, a contar da data em que for comunicado sobre o não início das aulas.

5.2. O aluno deverá solicitar a devolução através do e-mail devolucao@claretiano.edu.br inserindo os seguintes dados: nome completo, número do CPF, nome do curso e polo escolhido, dados bancários (nome do banco, agência, número da conta - tipo de conta – Corrente ou Poupança, nome do favorecido). Fica consignado que o valor da devolução somente será efetuado ao aluno ou ao responsável financeiro, não sendo aceita conta de terceiro.

*Mínimo de 30 alunos para abertura de turma.

6. Fica estabelecido que haverá, em cada polo, um fiscal do Claretiano – Centro Universitário responsável pela aplicação e transporte das provas lacradas.

7.  O aluno matriculado terá acesso a um sistema gerenciador de aprendizagem para o uso de ferramentas de comunicação e interação. Para tanto, o aluno deve ter um computador com os seguintes requisitos:

HARDWARE • Processador: mínimo de 1,5GHz, Intel ou AMD; • RAM: 2 GB; • Kit multimídia: alto-falantes / fone de ouvido; • Resolução: melhor visualizado em 1024 x 768 ou superior.

  SOFTWARE O sistema pode ser acessado em diferentes plataformas (Linux, Mac OS X, Windows), a partir de um navegador de internet. Especificamente em relação a softwares, sugerimos que o usuário tenha em seu computador alguns itens importantes: • Arquivos PDF: Adobe Reader 11 ou superior; • Textos: Softwares com compatibilidade para abrir e salvar arquivos no formato .doc e .docx; • Planilhas: Softwares com compatibilidade para abrir e salvar arquivos no formato .xls e .xlsx; • Apresentações: Softwares com compatibilidade para abrir e salvar arquivos no formato .ppt, .pptx, .pps e .ppsx; • Navegador de Internet: Google Chrome 85 ou superior, Firefox 80 ou superior, Safari 13 ou superior e Internet Explorer 11 ou superior.

CONEXÃO COM A INTERNET • Banda larga de no mínimo 1 Mbps;

8. Candidatos público-alvo da Educação Especial e/ou necessidades especiais devem, obrigatoriamente, selecionar a respectiva opção no campo específico e enviar declaração ou atestado médico para o Claretiano – Centro Universitário.

9. O critério de correção da Redação está descrito no endereço eletrônico www.claretiano.edu.br, não cabendo recurso.

10. O Claretiano – Centro Universitário realizará Processos Seletivos para o preenchimento de vagas remanescentes, obedecendo aos mesmos critérios estabelecidos anteriormente neste Edital.

11. Na eventualidade de as vagas oferecidas ainda não serem preenchidas, poderão ser utilizados como critérios para preenchimento das vagas remanescentes a transferência de alunos regularmente matriculados em outras Instituições de Ensino no ano letivo de 2018/2019 e o ingresso de Portadores de Diploma (registrado) de curso de Graduação, de acordo com as normas e prazos estabelecidos no site www.claretiano.edu.br. Os candidatos Portadores de Diploma de Graduação poderão ter seus estudos abreviados (os cursos que tiverem o ciclo de anos completos) mediante análise curricular, de acordo com os critérios descritos no site www.claretiano.edu.br.

12. O presente Edital tem validade para ingresso no 1° semestre de 2021. Os candidatos aprovados que não efetuarem a sua matrícula poderão aproveitar o resultado deste Processo Seletivo dentro do prazo de até dezoito meses, sendo seus resultados parametrizados com a classificação dos Processos Seletivos futuros.

13. Quanto aos estágios, o aluno deverá assinar um documento no ato da matrícula e no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, para tomar ciência a respeito do desenvolvimento desse componente curricular:

- nos demais cursos que contemplam o componente curricular "Estágio", deverão ser cumpridas as horas estabelecidas nos locais e áreas indicadas pelo Projeto Político-Pedagógico de Curso. 

14. O Claretiano possui parceria junto ao Banco Bradesco S/A. para financiamento estudantil, caso haja interesse o candidato deverá solicitar informações através do email financiamento@claretiano.edu.br.

15. O valor integral de cada curso está disposto no “Edital 01/2021 – Políticas Financeiras”, sendo que, pela prestação dos serviços educacionais prevista no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, o candidato pagará os valores previstos no Termo Aditivo.

O valor integral dos cursos poderá sofrer redução em razão da concessão de eventuais descontos.

Desconto promocional: concedido de acordo com a especificidade de cada curso e do tipo de ingresso. O resultado da aplicação do desconto promocional sobre o valor integral do curso é denominado “valor promocional”.

Desconto pontualidade: todos os candidatos terão direito a esse desconto, condicionado ao pagamento até a data de vencimento, aplicado para a primeira e demais parcelas da semestralidade do curso.

Os descontos promocionais e pontualidade são cumulativos apenas entre si.

 Tipos de ingresso, condições de concessão e aplicação dos descontos:

a)    Concluinte de Ensino Médio, Portador de Título e Transferência Externa: terão direito ao desconto promocional e ao desconto pontualidade. O desconto pontualidade será aplicado sobre o valor promocional.

b)    Segunda Licenciatura, Formação Pedagógica para não licenciados, Educação Física – Licenciatura em 1 ano, e Pedagogia para Licenciados em 1 ano: terão somente direito ao desconto pontualidade, que será aplicado sobre o valor integral.

c)    Nos tipos de ingresso com desconto promocional, o candidato que tiver aproveitamento de disciplinas e desejar obter o desconto pelas disciplinas dispensadas não terá direito aos descontos promocional e pontualidade.

d)    O desconto promocional e o desconto pontualidade serão válidos para o curso todo.

e)    No caso de trancamento e/ou retenção, o aluno, no seu retorno, não terá direito ao desconto promocional e ao desconto pontualidade.

f)     Alunos que ingressaram em processos seletivos de semestres anteriores e ex-alunos que estejam retomando o seu vínculo com a Instituição para continuidade do curso não terão direito aos descontos e valores promocionais determinados no presente edital de processo seletivo.

Para pagamento realizado após a data de vencimento, será cobrado o valor da parcela pactuado no Termo Aditivo, acrescido de multa moratória de 2% e juros de 1% ao mês até a data do efetivo pagamento. 

 17. Anexo a este Edital estão as ofertas de vagas cursos X polo, em cumprimento à Portaria Normativa 11 de 20 de junho de 2017, no seu artigo 14.  

 18. Os casos não previstos neste Edital serão resolvidos pela Comissão Permanente de Processo Seletivo.

 

Batatais, 02 de setembro de 2020.

 

Dr. Pe. Sérgio Ibanor Piva

                                                                                                   Reitor

 

 

 

 

 

 


 

  

ANEXO III

Kit pessoal para as aulas

 

LICENCIATURAS

 

Curso: Artes Visuais - Licenciatura.

Detalhamento do Kit: Material específico para algumas disciplinas.

 

Material

Quantidade

Tesoura para papel.

01 - Escolar, pequena.

Cola branca.

01 - Tubo pequeno.

Papel Canson A3.

01 - Bloco.

Lápis de cor.

01 - Caixa de 12 cores.

Lápis 06 B.

01

Tintas Guache ou Acrílico.

01 - (de cada) Tubo de 30ml. Cores: (Primárias) azul ultramar, amarelo ouro e vermelho vivo. Branco e Preto.

Pincéis linha escolar.

01 - chato 06.

01 - chato 12.

01 - redondo 04.

 

Curso: Biologia - Licenciatura

Detalhamento do Kit:

 

Material

Quantidade

Jaleco

1

 

Curso: Educação Física - Licenciatura

Detalhamento do Kit:

 

Material

Quantidade

Roupa para para a prática de exercícios físicos - camiseta manga curta, camiseta regata, shorts, meia e calça)

1

Prática de atividades aquáticas - maiô (mulheres) ou sunga (homens)

(lycra)

1

Touca para atividades aquáticas (silicone, helanca, lycra ou microfibra)

1

Óculos de natação

1

Jaleco de manga longa

1

 

Curso: Música Licenciatura.

Detalhamento do Kit:

 

Material

Quantidade

Flauta Doce Soprano Barroca - Yamaha - modelo yrs-24b (estudante)

1

Caderno de música

1

 

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA

 

Curso: CST em Gastronomia

Detalhamento do Kit:

 

Material

Quantidade

Dolmã branca

01

Calça Xadrez de chef

01

Avental (cintura) branco

01

Sapato antiderrapante

01

touca preta

01

Pasta chef

01

Faca de Chef 10”

01

Faca para Legumes 3”

01

Faca para desossar

01

Faca serrilhada

01

Tesoura de uso geral

01

Descascador de Legumes

01

Fouet

01

Pão Duro com Cabo

01

Jogo de Colheres e Xicaras medidoras

01

Conjunto de talheres linha mesa (1garfo, 1colher e 1faca)

01

chaira

01

Abridor com saca-rolha

01

Abridor de lata

01

Pincel chato resistente ao calor

01

Pegador em inox com trava

01

Balança digital de cozinha 10 kg

01

Espremedor de batata

01

Luva térmica

01

Jogo de Cortadores redondo e quadrado

01