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Construção do conhecimento e gestão de processos educacionais
O curso de Pedagogia do Claretiano prepara profissionais para transformar o ambiente educacional, promovendo o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos. Com um mercado de trabalho vasto e promissor, você encontrará inúmeras oportunidades na área. Então, prepare-se para dar aula na educação infantil e ensino fundamental ou para atuar como gestor de instituições de ensino. Aproveite a estrutura completa de um curso que tem duas décadas de existência, professores experientes e projetos que vão ampliar sua visão sobre a educação.
Me formei em Gestão Financeira no Claretiano no ano de 2015. Embora os caminhos fossem diferentes, eu conhecia toda a estrutura, assim ficou fácil optar pela instituição na minha segunda graduação. Digo para todos que não escolhi a Pedagogia, fui escolhida. Eu estava andando na contramão da Educação, a minha intenção era atuar na área empresarial, pois já tinha um curso superior, uma profissão, e ser professora nunca tinha passado pela minha cabeça, ainda mais porque tinha uma visão estereotipada: uma pessoa na sala com várias crianças ao redor. Porém, surgiu uma oportunidade de emprego em uma escola municipal de Rio Claro. A primeira vez que entrei naquela Unidade Escolar não tinha alunos, era uma reunião com aproximadamente 70 pessoas, entre funcionários e professores. Eu senti que ali era o meu lugar. Quando os portões da escola abriram e as crianças foram entrando, notei que minha ideia sobre ser professora estava equivocada e tive certeza de queria fazer parte do processo de aprendizagem dos alunos. Uma questão que se destacou na ocasião e favoreceu a minha escolha foi a Educação Inclusiva, presente na escola. Todos os momentos vivenciados foram essenciais para minha formação profissional e para o meu desenvolvimento pessoal. Os quatro anos de graduação foram incríveis, pois fiz parte de uma turma em que cada um contribuiu de alguma forma, além dos professores que humanizam ainda mais seu trabalho sendo nossos amigos. Além disso, as disciplinas eram ricas em conhecimento, a metodologia de ensino eram devidamente apropriadas e o espaço físico do Claretiano era adequado para atender as demandas de aprendizagem. Ingressei no curso 2017 e no ano seguinte já começaram os estágios, e com eles, a oportunidade de participar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), pela primeira vez no curso de Pedagogia de Rio Claro. Me inscrevi no processo seletivo e fui aceita, hoje agradeço por minha escolha e pela experiência adquirida. No começo do ano de 2019, os bolsistas foram orientados a escrever um artigo. Essa tarefa ocorreu concomitante com tudo que já se passava na minha vida acadêmica e cursos extracurriculares como o de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), mas apesar da correria deu tudo certo. Ufa! Em parceria com outra estagiária escrevi o documento “Inclusão escolar: didática do professor e o desenvolvimento do aluno”. Finalmente em 2020, o ano tinha tudo para ser calmo, estágios finalizando, tema do trabalho de conclusão definido, mas fomos surpreendidos pela pandemia do COVID-19, e com ela, as aulas remotas, professores e colegas de turmas distantes, até um pouco de desânimo. Contudo, em nenhum momento os professores nos deixaram sós, mesmo distantes mostraram preocupação, mandando mensagens de estímulo e isso foi crucial, de acordo com o momento que vivíamos. Consegui desenvolver as atividades propostas e mesmo com as dificuldades apresentada pela pandemia, conclui novamente em dupla meu segundo artigo: “O uso da tecnologia assistiva como recurso do docente para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos Público Alvo da Educação Especial”. Devido ao caos provocado pela pandemia, nós, formandos de 2020, tínhamos consciência do cenário educacional e das dificuldades que poderíamos enfrentar após nossa formatura, como a falta de trabalho, em virtude da suspensão das aulas presenciais. No entanto, após uma semana que tinha colado grau (a distância), fui surpreendida com uma proposta de emprego para ser professora intérprete de LIBRAS, atuando na mesma escola em que tive minha primeira experiência profissional na área educacional. Confesso que não me sinto totalmente preparada, pois para o exercício dessa profissão considero necessária uma formação contínua, tendo em vista os desafios que a docência propõe. Entretanto, hoje eu sei os caminhos por onde eu devo ou não seguir, isso graças à instituição e aos professores envolvidos na minha formação, que por quatro anos foram presentes, mostrando a importância de uma atuação repleta de responsabilidade e amor.
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