Infelizmente essa página não possui suporte a impressão.

Metodologias Ativas de Ensino - Pós-graduação

Inscreva-se

saiba mais sobre o curso e faça sua inscrição

Duração do curso

10 meses sem encontro presencial. Nesta opção de estudos, o aluno terá seu encontro inicial realizado por meio de vídeo transmitido pela internet em data e horário específicos. Posteriormente, as disciplinas e avaliações serão realizadas dentro do próprio ambiente virtual de aprendizagem, a SAV (Sala de Aula Virtual), não necessitando de deslocamento a um polo; no entanto, todos os polos do Claretiano espalhados pelo Brasil estarão à disposição.

Carga horária

selecione o local e como estudar

Valor da mensalidade

selecione o local e como estudar

Portarias de Criação e Funcionamento do Curso

Coordenador(a)

Sobre o curso

As novas tecnologias de comunicação e informação (TICs), inseridas no contexto da sociedade da informação, permitiram o surgimento de novos meios e lugares de aprendizagem, em que o acesso, o processamento e a disseminação de informações não são mais privilégios de poucos detentores e criadores de conteúdo. Essas novas formas de interação entre as pessoas e o conhecimento trouxeram para as salas de aula o desafio de superar verdadeiramente o ensino passivo e bancário e promover a aprendizagem ativa e problematizadora, para que o educando possa se tornar autônomo e protagonista do processo de construção de seus saberes.

Frente a essa problemática, tem sido crescente a inserção da temática das metodologias ativas no campo da pesquisa educacional e também da prática pedagógica, o que torna cada vez mais urgente a formação de educadores capacitados para trabalhar em contextos que promovam a autonomia do educando e valorizem seus conhecimentos e suas formas de aprendizagem. Portanto, o curso de especialização em Metodologias Ativas no Ensino pretende cumprir com as demandas de formação de educadores formais e não-formais que irão atuar nos novos contextos de ensino, propiciando a compreensão da fundamentação teórica e prática das principais metodologias utilizadas no Brasil na atualidade, bem como o planejamento das aulas, o acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem e a elaboração de atividades avaliativas.

Após a conclusão da Especialização em Metodologias Ativas de Ensino, os alunos estarão habilitados a aplicar os novos métodos de ensino participativo em suas aulas, adaptando-os ao contexto da disciplina, instituição, modalidade e nível de ensino em que atuam. Também serão capazes de ensinar as metodologias ativas em disciplinas de cursos do Ensino Superior e de formação continuada de professores, bem como desenvolver pesquisas científicas que contemplem esse escopo. 

Público-alvo

O curso é dirigido a todos os educadores já graduados que pretendam adquirir e/ou aprimorar seus conhecimentos sobre as metodologias ativas. Abrange os docentes de todas as disciplinas da Educação Infantil, da Educação Básica, do Ensino Superior e da Pós-graduação, coordenadores de curso e gestores educacionais, bem como demais profissionais não licenciados que atuam em contextos da educação formal ou não formal, como bibliotecários, arte-educadores, catequistas, museólogos, desenvolvedores de recursos didáticos e softwares educativos etc., seja nas modalidades presencial, semipresencial ou a distância.