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Vista Aérea do Claretiano - Centro Universitário de Batatais

Artigo Científico

No Claretiano – Centro Universitário o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) deverá ser desenvolvido em um dos seguintes formatos:

 

Artigo Científico de Revisão Bibliográfica - é o resultado de uma investigação bibliográfica que procura explicar um problema com base em referências teóricas publicadas em artigos, livros, dissertações e teses. A pesquisa bibliográfica é meio de formação por excelência e constitui o procedimento básico para os estudos, pelos quais se busca o domínio sobre determinado tema.

Artigo Científico de Pesquisa de Campo - é o resultado de uma investigação em que o aluno assume o papel de observador e explorador, coletando os dados diretamente no local (campo) em que se deram ou surgiram os fenômenos. Portanto, o trabalho de campo caracteriza-se pelo contato direto com o fenômeno de estudo.

Relato de Experiência - divulgação de experiências profissionais e/ou acadêmicas desenvolvidas ou em andamento que, por suas propostas, tragam contribuições para a área na qual o aluno se insere.

Estudo de Caso - é a pesquisa sobre determinado indivíduo, família, grupo ou comunidade que seja representativo de seu universo, a fim de se examinarem aspectos variados relacionados à sua vida.

 

ESTRUTURA BÁSICA PARA A CONSTRUÇÃO DO TCC

 

O Claretiano - Centro Universitário normatiza que os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) desenvolvidos pelo seu corpo discente sejam elaborados sob a forma de artigo científico. Ressalta-se que o artigo científico é um documento utilizado para a divulgação de estudos acerca de um tema, com estrutura definida e dimensão reduzida.

É fato que a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) define os elementos que compõem um artigo na NBR 6022. Entretanto, a divulgação do conhecimento produzido ocorre por meio dos periódicos, que costumam apresentar normas específicas (política editorial). Portanto, os trabalhos desenvolvidos na instituição deverão seguir as normatizações propostas na política editorial de suas revistas.

 

ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

 

A primeira página deverá conter a identificação do trabalho.

 

Identificação: 

a. Nome do autor com respectivo RA, grafados em caixa alta na parte superior da página e centralizado; logo abaixo, deve constar o curso ao qual o autor está vinculado (fonte Times New Roman, corpo 14, somente iniciais em maiúsculas).

b. No centro da página (centralizado), deve ficar o título do trabalho, em caixa alta e em negrito (Times New Roman, corpo 16). Tecle enter duas vezes e digite o nome do orientador, precedido de respectiva titulação, com iniciais em maiúsculas, negrito, tamanho 14. Exemplo: Orientador: Prof. Dr. Alvarez de Azevedo.

c. Tecle enter duas vezes e digite o nome da instituição com iniciais em maiúsculas, negrito, tamanho 14. Exemplo: Claretiano - Centro Universitário.

d. No final da página (centralizado), deve ser acrescentado o nome do polo (cidade) em caixa alta e, logo abaixo, o ano de conclusão do trabalho, ambos em negrito, tamanho 14.

 

Na segunda página reapresente o título do trabalho seguido do RESUMO.

 

Resumo - é a apresentação concisa do texto, com destaque para seus aspectos mais relevantes. Ele deverá ser elaborado entre 100 e 300 palavras (Times New Roman, corpo 12, parágrafo simples e justificado), seguido de três (03) a cinco (05) palavras-chave.

 

ELEMENTOS TEXTUAIS

 

São aqueles que compõem o texto do artigo, dividindo-se basicamente em introdução, desenvolvimento e conclusão. Utilize fonte Times New Roman, justificado, corpo 12 e entre linhas 1,5.

 

Introdução - expõe o tema do artigo, relacionando-o à revisão da literatura realizada. É a etapa em que se contextualiza o tema, processa-se um encadeamento de ideias. Portanto, o tema é situado em relação à literatura. Outro aspecto importante dessa etapa é a possibilidade de se justificar o tema escolhido, bem como apresentar os objetivos do trabalho.

 

Metodologia - nessa etapa, apresenta-se uma descrição precisa e detalhada dos métodos, materiais, técnicas e equipamentos utilizados no estudo. É fundamental que fique claro ao leitor a real possibilidade de reprodução dos passos que conduziram o autor aos resultados. A maneira de proporcionar ao leitor um adequado entendimento dos detalhes do trabalho é dar-lhe primeiro uma noção geral do todo. Não se esqueça de que a metodologia pode ser interpretada como um conjunto de métodos e técnicas utilizados para a condução da pesquisa e deve ser apresentada na sequência cronológica em que o trabalho foi construído. É preciso dar atenção às variações de terminologia relacionadas a essa etapa: 

Metodologia - termo empregado pela área humanística e áreas afins.

Materiais e Métodos - termos empregados pela área tecnológica e áreas afins.

Casuística e Métodos - termos empregados pela área biomédica e áreas afins.

 

Resultados - apresentam os dados encontrados durante o desenvolvimento do trabalho. Podem ser descritos e/ou ilustrados com quadros, tabelas, gráficos, entre outros recursos.

 

Discussão (Desenvolvimento) - é a etapa em que se confrontam os dados encontrados no desenvolvimento do trabalho com os apresentados pela literatura relacionada a este. É fundamental lembrar-se de que é na discussão que o autor deve mostrar ao leitor por que ele deve acreditar nos resultados apresentados e por que estes sustentam as conclusões apresentadas.

 

Conclusão - nessa etapa, são destacados os resultados obtidos no estudo ou pesquisa. Deve ser breve, podendo incluir recomendações ou sugestões para outras pesquisas na área. Conclua fundamentado em evidências. Mostre que sua conclusão corrobora conclusões mais amplas.

 

IMPORTANTE: Os elementos textuais deverão compreender de 06 a 10 páginas.

 

ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS

 

Referências - lista das fontes citadas no texto; para tanto, utilize as recomendações da ABNT/NBR 6023.

Manual Básico para Citações.pdf

Manual de Normas Técnicas - Artigo Científico.pdf