Portal Institucional

Informações Acadêmicas

Acesse os documentos regulatórios e conheça as políticas institucionais do Claretiano – Rede de Educação, incluindo as diretrizes específicas de cada unidade.

Vista Aérea do Claretiano - Centro Universitário de Boa Vista

Núcleo de Acessibilidade

O Claretiano - Faculdade, considerando sua missão, que busca sistematizar sua ação educacional com uma visão de homem como "um ser único, irrepetível, constituído das dimensões biológica, psicológica, social, unificadas pela dimensão espiritual, que é o núcleo do ser-pessoa" (Projeto Educativo Claretiano - PEC, 2012, p.15), vem se reorganizando, nos últimos anos, para responder às especificidades dos alunos com necessidades educacionais especiais (políticas de inclusão) e/ou público-alvo da Educação Especial que nele se matriculam, assim, instituiu  pela Portaria DGER 05 de 03/02/2014 o Núcleo de Acessibilidade, composto por uma equipe de profissionais na sua coordenação e gestão.

 

A instituição vem implementando estratégias que garantam o acesso, a permanência, a aprendizagem e a busca pelo sucesso destes alunos na Educação Superior. 

 

A Educação Especial tem hoje definido um público-alvo específico:

- pessoas com deficiências (Auditiva e Surdez, Física, Intelectual, Visual e Múltiplas);

- pessoas com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD)

- pessoas com Altas Habilidades ou Superdotação.

 

Em atendimento ao planejamento e às políticas institucionais, algumas ações são organizadas pelo Núcleo de Acessibilidade:

- Acessibilidade atitudinal: palestras informativas (alunos, docentes, discentes, familiares e/ou responsáveis); formação continuada para docentes e toda a comunidade institucional; diálogo e orientação à família e/ou responsáveis.

 

- Acessibilidade arquitetônica: escadas adequadas; elevadores nos prédios; instalação de corrimão nas rampas e banheiros; portas de salas e banheiros alargadas; eliminação de degraus nas portas das salas; banheiros adaptados e familiar; referenciais visuais; piso tátil; informações em braille; acesso a qualquer ambiente; aquisição de mobiliário específico (quando houver necessidade).  

 

- Acessibilidade metodológica/pedagógica: adaptações de acesso ao computador (computador com teclado em braille, no Laboratório de Informática 1); adaptações da postura sentada; auxílio técnico no processo de inclusão; parceria com profissionais de diversas áreas; atuação de intérprete de Libras para alunos surdos; atuação de leitor/escriba para alunos com cegueira, deficiência intelectual, transtorno do espectro autista e deficiência física; provas ampliadas para alunos com baixa visão.

 

- Acessibilidade Programática: informar/esclarecer à família, docentes e equipe acadêmica sobre a legislação vigente (direitos de acessibilidade).

 

- Acessibilidade instrumental – Recursos de alta tecnologia: adaptações de acesso no computador, teclados e mouses adaptados, leitor autônomo, vocalizador, ampliador de textos. Recursos de Baixa Tecnologia: materiais pedagógicos adaptados. Lupa eletrônica Alladin, disponível na biblioteca da Instituição.

 

- Acessibilidade nos transportes: orientações quanto aos tipos de transportes existentes oferecidos.

 

- Acessibilidade nas comunicações: atuação de intérprete de Libras para alunos surdos; leitura em voz alta ou via áudio (para alunos com baixa visão e/ou cegueira); comunicação alternativa e ampliada. Telefone para alunos com deficiência auditiva, localizado no andar térreo da Instituição (prédio histórico).

 

- Acessibilidade digital: utilização da tecnologia assistiva; informática acessível na Sala de Aula Virtual – SAV, estando disponíveis softwares específicos (Weblibras – ferramenta para tradução automática para Libras; VLibras – ferramenta para tradução do material didático; NVDA – ferramenta para leitura de telas); utilização dos recursos da SAV; envio de e-mails e mensagem de texto via celular e acessibilidade habilitada pela Biblioteca Pearson aos alunos com deficiência visual, pelo sistema Dosvox.